5 minutos

Auditoria SEO | Como SEO ajuda você

Preparamos um passo a passo de Auditoria SEO para te ajudar a melhorar a relevância do seu site. Confira!
Auditoria SEO | Como SEO ajuda você
Escrito por
Giulia Oliveira
Publicação
28/2/2024

Vamos falar de SEO?

Antes de tudo, é sempre bom explicar como o SEO (também conhecido como otimização para os buscadores) pode ser rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos do seu site de maneira orgânica, ou seja, naturalmente. O SEO é um conjunto de técnicas e estratégias que possibilitam a evolução das páginas nos buscadores, melhorando assim o posicionamento de suas palavras-chave.

Hoje em dia, fazer uma auditoria de SEO em seu site já não é mais uma escolha, mas sim a única opção para aqueles que não desejam fazer investimento em Google Ads.

Conseguir um bom posicionamento no Google, ter acessos naturais e passar credibilidade para seu cliente final parece ser uma tarefa complicada, não é mesmo? Mas nós temos a solução! Chega de olhar os problemas de forma gradativa (página por página): a Ferramenta de SEO WebPeak vai te auxiliar com a saúde de seu site, e principalmente otimizar seu tempo.

Resumindo, a ferramenta é composta por recursos  e funcionalidades indispensáveis, consolidando os principais insights que você precisa para um posicionamento surpreendente. 

Para seguir um fluxo de trabalho e, consequentemente, conseguir bons resultados com SEO, você precisa seguir um PDCA completo. Confira:

Auditoria de SEO Interna

Auditoria SEO | Como SEO ajuda você

Auditoria SEO | Como SEO ajuda você

A Visão Geral de Auditoria Técnica da ferramenta irá facilitar seu entendimento, dando uma análise gráfica com pontos que são importantes no desempenho de seu site, como páginas não encontradas, links de imagens corrompidas, links quebrados, problemas do servidor, problemas de acesso à página e páginas com baixo tempo de resposta. Tais insights te darão um norte sobre quais pontos precisam ser corrigidos, a fim de garantir que a experiência dos usuários seja sempre positiva ao navegar entre as landing pages.

Além disso, a Auditoria Técnica vai te mostrar todos os links que apresentam o erro 404 (que são suas páginas quebradas, onde a correção consiste em executar o redirecionamento 301). Esse problema afeta diretamente a decisão de compra de um cliente. Por exemplo, imagina que seu potencial cliente vai acessar um produto. Ao carregar a página, ele se depara com o erro 404 (página inexistente), mas ele vai voltar para os resultados de pesquisa do buscador e ver outros resultados para aquele determinado produto (que no caso, é o resultado de seu concorrente). 

Nesse tipo de situação, é interessante deixar uma opção parecida com o que o cliente está  procurando com um redirecionamento, onde a possibilidade do mesmo de realizar a compra é maior do que ele aguardar o produto retornar ao seu estoque.

Entenda O que é SEO e seus fatores mais importantes em nosso Guia Enterprise de SEO!

Análise SEO - On Site

É um conjunto de ferramentas que irão  facilitar a correção dos problemas que existem em seu site. Essas ferramentas são:

Análise SEO - Visão Geral 

Auditoria SEO | Como SEO ajuda você

Esse painel é um dos mais importantes, pois vai te mostrar o desenvolvimento de seu site, exibindo se a velocidade de sua página está tendo boa performance em mobile. Para ter uma visão mais detalhada, basta acessar o widget Otimização Mobile. Todas essas informações são importantes para que você possa avaliar a experiência dos  usuários e para se preparar para vários feedbacks positivos por ter um site responsivo. 

Problemas On Site Visão Geral

Auditoria SEO | Como SEO ajuda você
Auditoria SEO | Como SEO ajuda você

Além de gráficos de desempenho, a ferramenta vai te apresentar quais são as páginas que possuem tendências nos campos de tag title, tag description,  H1 a H4 e outros, tudo para que sua página de destino atenda aos requisitos dos buscadores.

Dedicando-se ao processo de otimização interna com a ajuda da ferramenta, suas chances de ser encontrado serão maiores. Quanto mais relevância tem sua página, maior a possibilidade de seu site ocupar as melhores posições nos resultados de pesquisa.

Visão Geral das Landing Pages

Auditoria SEO | Como SEO ajuda você

Da mesma forma que a ferramenta analisa o site inteiro, é possível também verificar a saúde de uma única página de destino. Essa é a visão que você terá ao adicionar suas páginas no módulo Visão Geral das Landing Pages, onde você pode acompanhar o percentual de otimização das referidas páginas, quais práticas sua página já atende e também, o que você ainda pode melhorar.

Landing Page SEO

Auditoria SEO | Como SEO ajuda você

Sabe aqueles produtos que você mais vende em seu site ou que é de maior importância para seu negócio? Nessa área, você pode averiguar se sua página de destino está devidamente otimizada.

Auditoria SEO Externa 

Para te proteger e manter a saúde do seu site de uma maneira externa do seu site, a WebPeak tem algumas ferramentas que colocam você a par dos assuntos que é de seu respeito e que muitas vezes passam despercebidos. Vamos te mostrar algumas dessas ferramentas:

Backlinks

Auditoria SEO | Como SEO ajuda você

Primeiro, vamos relembrar o que são backlinks: todo link que se encontra em uma página que não está sob o seu domínio, seja no blog, mídia social, entre outros campos, de sites de terceiros e fazem referência ao seu site, estão gerando um backlink. Resumindo, os backlinks são as referências externas do seu site.  

A importância de acompanhar tais referências que estão direcionando as pessoas para a suas páginas é para não correr o risco desse link ser prejudicial para o seu site. Uma das principais funções dessa ferramenta é exatamente essa, identificar e precaver que seu site absorva a qualidade dos domínios nos quais estão te referenciando e garanta que todas as referências sejam benéficas.

Sei que a essa altura uma grande incógnita surgiu na sua cabeça, sobre como são gerados esses backlinks prejudiciais, mas vamos te explicar. Essas referências são geradas quando um terceiro inclui sua url em um conteúdo que não tem relevância para suas páginas (seja fora de contexto), colocado em outro site que não tem nada de semelhante com seu segmento ou produto que oferece. Outro cenário é quando um único domínio faz uma quantidade absurda de referências ao seu site. Isso faz com que os robôs compreendam que tais links não são naturais e, como consequência, seu site pode ser punido e até mesmo levar a exclusão do seu domínio no índice do Google.

Caso isso aconteça, mantenha a calma, pois a ferramenta vai evitar que isso ocorra, analisando onde seus links estão inseridos e podendo desconsiderar a leitura desses backlinks prejudiciais ao seu site através do recurso Disavow

Análise de redes sociais 

Auditoria SEO | Como SEO ajuda você

As Redes Sociais não são o foco do software da WebPeak, porém, é sempre bom estar atento e acompanhar o que dizem a respeito de nossa marca nas mídias sociais. 

Em Análise de Redes Sociais, os seus resultados (e de seus concorrentes)  que pode acompanhar nas análises de sua Marca nos principais diretórios sociais (Facebook, Twitter, Blogs).

Monitore a sua visibilidade online e entenda o quanto seu público está engajado à sua marca, além de conferir as citações de seus competidores.

Ferramentas que são integradas para te ajudar na Auditoria SEO

O software conta com a integração de algumas ferramentas como por exemplo: Search Console, Dados do Alexa, Moz, Majestic, entre outras vamos destacar algumas que vão te ajudar na auditoria SEO.

Google Analytics

Auditoria SEO | Como SEO ajuda você

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google, onde te apresenta inúmeras dashboards para análise de conversões, comportamento e público alvo. Através dos dados apresentados, você poderá segmentar melhor suas estratégias para potenciais clientes. 

Caso você ainda não tenha uma conta no Google Analytics, não deixe de conferir nosso conteúdo: Como Instalar Google Analytics via Google Tag Manager.

A Ferramenta de SEO WebPeak possui integração com o Google Analytics, sendo assim, você poderá conferir os principais relatórios a partir de nossa console.

Métricas de competidores

Auditoria SEO | Como SEO ajuda você

Para obter as melhores posições nos resultados de pesquisa, um dos primeiros passos é fazer um estudo sobre quais técnicas seus concorrentes estão aplicando em suas páginas. Para te ajudar nessas análises, o módulo Métricas do Competidor irá exibir dados sobre a classificação média no Google, total de backlinks e pontuação de tráfego dos concorrentes.

Bônus para te ajudar na sua Auditoria SEO

Antes de elaborar uma estratégia de marketing, é necessário fazer uma pesquisa de palavras-chave para que você compreenda qual a forma na qual seus potenciais clientes pesquisam seu produto/serviço, qual a competitividade do termo e também qual é a tendência de pesquisa. 

Nós temos um módulo exclusivo para a análise de palavras-chave, para que assim você atinja seu prospect da melhor forma possível, atendendo sua necessidade de imediato. 

Confira nossos recursos de Palavras-Chave:

Auditoria SEO | Como SEO ajuda você

Ela é composta por 4 áreas: 

1. Espião de URL 

Focada em entender como seus concorrentes se posiciona, vai te ajudar a obter mais resultados e fazer com que você sai na frente trabalhando com diversas análises dos  fatores internos dos domínios de seus competidores. 

2. Receba sugestão de sua palavras chaves

Vai te auxiliar em descobrir qual o melhor termo que você pode utilizar em seu site, mostrando o volume pesquisado de sua palavra-chave e a competição que ela te trás e fazer descobrir qual o melhor KEI.

3. Palavra-Chave da Search Console

Vão ver seus resultados de análise em relações de seus cliks, impressões, CTR% (taxa de click), posição média. Onde pode ter uma visão geral das palavras-chaves que selecionou e que segundo sua estratégia é importante para seu posicionamento.

4. Minha cesta de palavra-chave

Esse campo mostra os termos que você seleciona e que agrupou como palavras-chaves importantes para seu negócio online onde consegue acompanhar de uma maneira mais detalhada na visão da página dos buscadores. 

Aproveite o seu tempo para trabalhar a Auditoria SEO de seu site. Lembre-se da importância de monitorar seus resultados para garantir as primeiras posições nas páginas de pesquisa. Se ficou com alguma dúvida, esse é o momento de aproveitar e nos chamar no chat vamos ficar felizes em te ajudar.  

Acompanhe o nosso blog e não perca nenhuma novidade.

Até a próxima! (:

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager