5 minutos

Growth Hacking: Como acelerar o crescimento de seu negócio

Entenda o que é Growth Hacking: Como acelerar o crescimento de seu negócio! Acompanhe as novidades do blog e compartilhe as dicas com os amigos :)
Growth Hacking: Como acelerar o crescimento de seu negócio
Escrito por
Gabriel Heitzmann
Publicação
8/2/2024

Olá, pessoal!

Hoje vamos falar de um importante tópico para empreendedores, independente do core de seus negócios.

Quando se começa a empreender, há de se compreender os riscos envolvidos em empregar todo ou parte de seu dinheiro em uma ideia nova, com pouco ou nenhum conhecimento sobre no mercado.

Muitas ideias param pelo caminho poucos meses após terem sido lançadas, ainda que seus gestores tenham se empenhado em divulgação nas mais diversas plataformas, participado de eventos de divulgação e trabalhado pesado em outbound marketing.

O fato de se ter uma ideia nova pode fracassar em tantos casos por falta de insumos para conseguir trabalhá-la por mais tempo. Esses insumos são informações do mercado para ideais semelhantes e até mesmo concorrentes para que seja possível comparar suas práticas.

É claro que não existe fórmula mágica para que um negócio cresça, mas hoje vou te apresentar o growth hacking e como é possível tornar acelerar o crescimento de seu negócio a partir de uma mudança de perspectiva sobre as tomadas de decisões.

Esse conteúdo vai te mostrar como conseguir inspirações diversas para fazer seu negócio online crescer para além da caixa. Com criatividade e empenho, é possível!

Vamos lá, conheça o growth hacking!

O que é Growth Hacking?

Ao contrário do que o nome indica, growth hacking não é uma prática ilegal feita por hackers como uma imensa maioria pode pensar quando lê sobre. 

O “hacking” é na verdade o processo de procura por “brechas” e “atalhos” para que aconteça o growth - ou seja, o crescimento - em seu negócio.

Para que a prática funcione, é preciso ter humildade de reconhecer que nem todas as escolhas tomadas ao fazer o canva e o planejamento do negócio foram as mais adequadas para proporcionar o crescimento rápido.

O que preciso para fazer Growth Hacking?

É preciso também ter vontade de ler dados e estudos de caso, porque, também ao contrário do que o nome e o significado indicam, nem todos os pequenos passos (aqueles mais espontâneos) tomados vão trazer um boom de crescimento. 

Além disso, em alguns casos, é preciso mais do que força de vontade e boa capacidade analítica. 

Num negócio online, por exemplo, muitas vezes será preciso ter conhecimentos em programação para conseguir ter mais autonomia e ampliar as possibilidades nas alterações a serem feitas para conseguir maior crescimento.

Esse tipo de problema pode ser contornado com a ajuda de uma equipe ou até mesmo de um freelancer, mas é fundamental que você tenha a capacidade de compreender a oportunidade, saber explicá-la e principalmente, saber onde é possível chegar a partir deste hack. 

Como fazer Growth Hacking?

Agora que você já sabe o que é, vou te mostrar alguns passos que compõem o processo de growth hacking

A ideia é que você possa aplicá-lo em seu próprio negócio e mude um pouco a maneira de pensar, passando a enxergar um horizonte maior de possibilidades para seu negócio.

Vamos lá!

Dica de Growth Hacking #1 -Brainstorm 

Uma das partes mais importantes de quem quer fazer growth hacking é saber olhar para a concorrência. 

A análise concorrencial é fundamental para conseguir ideais e tirar as teias de aranha dos estoques ou conseguir mais acessos a seu site de serviços. 

Para tal, siga o passo-a-passo: 

  • Selecione 5 concorrentes diretos e pelo menos 1 concorrente indireto;
  • No caso de negócios online, procure pela sua principal palavra-chave no Google e considere como concorrente indireto quem aparecer nas melhores posições e não tenha o mesmo core business que você; 
  • Acesse o site desses concorrentes e faça a Análise SWOT - é claro que nós estamos procurando por práticas para “copiar” mas é sempre bom levar em conta o que estão fazendo de errado, pois isso também te amplia o horizonte de possibilidades;
  • Em quais canais seus concorrentes divulgam seus produtos e serviços?
  • Seus concorrentes fazem divulgação em redes sociais?
  • Seus concorrentes fazem anúncios pagos?

Esses são passos básicos para começar os trabalhos de fato. Colhidas essas informações, é preciso sentar com sua equipe e comparar os resultados obtidos.

Cada um tem uma percepção sobre os concorrentes e os pontos fortes e fracos analisados, então é preciso ouvir a todos e considerar tudo o que for discutido.

Reúna todas essas informações e parta para a ação, como mostraremos no próximo passo.

Vamos lá!

Dica de Growth Hacking #2 - Teste suas ideias!

Agora que você já tem insumos para implantar novidades em seu negócio, é hora de testar. Nesse momento, o seu lado cientista tem que estar a postos: a estatística entra em ação.

Se você identificou banners, quantidade de campos num formulário de captação de leads, disposição de botões, imagens com CTAs e os mais diversos fatores no site de seus concorrentes, é preciso implantá-los em seu site e testar na prática os resultados obtidos com os novos formatos.

Testar em ambiente de produção pode ser perigoso, nós já sabemos, mas neste caso, para algumas ações pontuais, ele se faz mais do que necessário.

Cruze informações importantes para o seu negócio como quantidade de leads gerados e vendas de determinados produtos a partir dessa ação, por exemplo. 

Tente comparar os resultados obtidos nos mesmos dias da semana, por exemplo, fora de períodos onde a sazonalidade tem muito efeito, como Natal, Black Friday ou Páscoa.

Passado algum tempo e algumas tentativas, deve-se comparar ação e efeito em cada um dos formatos testados.

  • Quantos leads foram gerados com este formato de formulário?
  • Quantas pessoas passaram para a segunda página de navegação enquanto um banner X estava no ar?
  • Qual foi o tempo de navegação em uma página com conteúdo com formato interativo?

Trabalhe com percentuais! Sempre! Elas mostrarão o quão efetiva foi cada uma das ações tomadas, te possibilitando definir o que manter considerando números reais com seu público de verdade.

Essa técnica de testes de formato X versus formato Y recebe o nome de teste A/B e você já deve conhecer. Ele é peça-chave no sucesso do growth hacking!

Só não caia na besteira de analisar períodos diferentes para calcular seus resultados. É fundamental ter uma amostra de dados que se relacione. Se computou 5 dias da ação X, garanta a comparação com 5 dias da ação Y. 

Vamos ao próximo passo!

Dica de Growth Hacking #3 - Implante rápido e avalie constantemente!

Se você chegou até esse passo, significa que identificou práticas com oportunidade e as implantou rapidamente, afinal, esse é o objetivo de todo growth hacker.

Bem, agora é avaliar se os bons resultados persistiram ou se a hipótese não se confirmou. Para tal, também não há fórmula mágica. É preciso acompanhar os números com frequência e verificar se a tendência positiva se manteve ou não. 

Caso não tenha se comprovado eficazes para seus objetivos de crescimento, basta retornar ao formato anterior.

Sem mistério!

Growth Hacking: Seu usuário está atento a mudanças

Uma coisa é certa: quem acessa seu site está atento a mudanças positivas e negativas nele. Por isso, não se esqueça que essas otimizações feitas rapidamente devem viabilizar uma experiência excelente para quem já sabe que seu negócio existe.

Clientes têm potencial de trazer muitos, mas muitos outros clientes para você.

Então não perca tempo e tire o que há de bom de seus concorrentes! 

Fazer growth hacking é muito mais fácil com a Ferramenta de SEO da WebPeak, sabe por quê?

A Ferramenta de SEO da WebPeak permite que você espie palavras-chave e backlinks de concorrentes, compare o posicionamento para termos estratégicos, performance nas redes sociais e muito mais.

Sem dúvida é a Ferramenta de Growth Hacking perfeita para o seu negócio!

Conheça nossos planos e assine já!

Espero que tenha gostado deste conteúdo. Continue acompanhando nossas postagens e até a próxima!

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager