5 minutos

Inbound Marketing: Marketing de Atração para Novos Consumidores

No conteúdo "Inbound Marketing: Marketing de Atração para Novos Consumidores" você tem dicas preciosas para começar a investir na estratégia. Leia na íntegra!
Inbound Marketing: Marketing de Atração para Novos Consumidores
Escrito por
Marcos Custódio
Publicação
8/2/2024

Os consumidores atuais são exigentes e alcançá-los depende de sua ação planejada e eficiente de Inbound Marketing. Sua agência necessita de resultados reais!O Inbound Marketing surge como uma nova proposta de fazer marketing, e na atualidade as estratégias de Inbound são sustentáveis para agências e empresas. Será que seu negócio está desenvolvendo e aplicando as estratégias Inbound de maneira correta?

Desenvolvemos este material para que você tenha sucesso no planejamento de seu negócio. Fundamentamos este conteúdo a partir de análises que dizem respeito aos novos consumidores e o que eles querem.

Marketing de atração para novos consumidores 

Iniciamos a introdução deste material destacando brevemente as diferenças entre Outbound e Inbound, afinal, por mais que a diferença entre ambos possa ser bastante clara para sua agência, este conteúdo visa ressaltar quem são os novos consumidores para que você desenvolva o plano de Inbound Marketing correto.

Os novos consumidores são muito mais exigentes, hoje as pessoas possuem chances de acessar a qualquer momento e lugar informações úteis de modo autônomo. Esse fator fez com que o marketing tradicional, com suas ações invasivas e interruptivas, ficasse para trás. Não que ele não seja importante, muitas vezes aliar Outbound e Inbound para sua agência pode ser uma ótima opção, mas vale o foco preciso no desenvolvimento de Inbound.

Os novos consumidores buscam:

Conteúdos qualificados para resultados reais;Esclarecimentos a partir de conteúdos completos;Facilidade de acesso a conteúdos precisos;Mais conteúdo informativo e menos propagandas enganosas.

Produção de conteúdos qualificados para consumidores exigentes 

Uma das questões centrais que você precisa ter em mente é: o novo consumidor busca conteúdo de qualidade, a finalização de uma compra, por exemplo, se dá de modo autônomo e este consumidor muitas vezes opta por marcas maleáveis, abertas ao diálogo e ao respeito.

Se apropriar do Inbound Marketing, ou seja, fazer marketing com propriedade hoje, é uma estratégia fundamental. Afinal, esta estratégia consegue ser mais cautelosa no processo que envolve a impactação do público com sua mensagem, é o verdadeiro marketing de atração para a nova geração de consumidores, que trará como consequência o aumento de chances de conversões para seu negócio.

O desenvolvimento de conteúdos únicos e esclarecedores, com relevância e responsabilidade, atraem leads, e esses leads podem ser convertidos em vendas. Se o seu planejamento Inbound Marketing envolve a produção de bons conteúdos, certamente, você está no caminho certo.

Os conteúdos devem ser inseridos em locais de fácil acesso e onde o público alvo se encontra. É importante compreender que o Inbound é abrangente e você pode desenvolver as ações constantemente. Onde você pode suas estratégias de Inbound Marketing?

BlogsE-books desenvolvidos por sua agência ou empresa inseridos em locais de alcance de seu público;Redes sociais

Os conteúdos precisam agregar valor ao seu cliente, nesse caso, é importante o investimento em textos informativos de qualidade. A qualidade dos conteúdos envolvem completude e clareza, se essa for a realidade dos conteúdos de seu negócio, seu público não irá atrás de outras informações, como em concorrentes que optaram pelo desenvolvimento de artigos mais esclarecedores que o seu. Além disso, é central o reconhecimento de que existem técnicas que facilitam o processo de produção para o alcance de metas, como as técnicas de SEO.

Conheça seu público alvo! Como disseminar uma informação sem saber para quem?

O processo que envolve a aplicação de Inbound demanda o conhecimento de seu público alvo. O conteúdo que abordará sua marca é importante para geração de tráfego, além disso, o esclarecimento por parte do público se dá através do conteúdo que o mesmo irá absorver. Investir em pesquisa para definição das personas atraídas por sua marca é extremamente importante.

Compreender cada fase do processo em torno do Ciclo de Compra é o que tornará, possivelmente, visitantes em clientes ativos. O funil de conversão perpassa por essa fase, ou seja, vale toda atenção neste princípio. A junção de estratégias do Marketing Digital, e nisso as técnicas de SEO estão envolvidas, e vendas é a fórmula perfeita para potencialização em torno da geração de visitas em sites que podem resultar em conversões de vendas!

3 (três) quesitos fundamentais para o melhor planejamento de Inbound para sua agência: 

Lugar

Tempo

Conteúdo

A produção e entrega de um conteúdo, que envolve o momento e local correto, potencialmente irá desdobrar na melhor absorção das informações pelo seu público, ou seja, ele estará mais propenso à interagir com sua marca, permitindo posteriormente inclusive a disseminação daquilo que sua Agência impulsiona e deseja comunicar.

Podemos afirmar que o Inbound é o caminho certo para que o público encontre marcas com facilidade na rede, os consumidores são direcionados aos sites através da produção de conteúdos relevantes por Agências e Empresas que investem em respostas categóricas para tudo que os mesmos querem saber sobre o que foi inicialmente de seu interesse.

Técnicas de SEO no planejamento de Inbound Marketing para alcançar consumidores 

Podemos afirmar, com muita tranquilidade, que potencializar resultados é a ambição de Agências inseridas no Marketing Digital. As técnicas de SEO, aplicadas de maneira correta, permitem o desenvolvimento de conteúdos originais e que serão direcionados ao público-alvo.

A pergunta que deve estar se passando por você nesse momento deve estar relacionada a aplicabilidade do SEO, afinal, de que forma isso ocorre?

De modo simplório, SEO é a otimização de sites para ferramentas de busca, sabemos que grande parte das estratégias de Marketing Digital está relacionada à indexação e o bom rankeamento de conteúdos dentro de sites de busca, até porque: isso faz dos conteúdos mecanismos muito importantes para disseminação de sua marca.

Desse modo, você leitor(a) deve compreender a importância das palavras-chave corretas em um conteúdo, são os termos certos que vão de encontro com o específico do que é ofertado, que geram vendas para seus clientes e legitimação de seu negócio no mercado.

As técnicas de SEO aliadas ao Inbound maximizam os resultados de sua Agência, e isso é fundamental para alcançar consumidores.

SEO para Inbound envolve o desenvolvimento pragmático de itens como:

Título da página

Url

Descrição (Meta Description)

Palavras-chave

Link Building

Iremos focar em duas técnicas SEO consideradas centrais por caminharem lado-a-lado com o Inbound Marketing, sobretudo no aspecto de produção de conteúdos, que como já foi exposto é um ótimo método para atrair público.

Pesquisa de palavras-chave: instrumento ideal para geração de leads qualificados 

Pesquisa de Palavras-chave é uma das técnicas mais importantes para o processo de otimização de site. A pesquisa de palavras-chave é possível de ser realizada através de plataformas que oferecem este recurso para pesquisas de termos ideais e direcionados objetivamente aos interesses do usuário, como a WebPeak, que agrega um conjunto de ferramentas SEO de alta qualidade, alocadas e baseadas em uma única plataforma.

O recurso proporciona aos usuários o aprofundamento no desenvolvimento do próprio negócio para o alcance dos melhores resultados digitais. Ao realizar a busca dos termos corretos, evidentemente, há a possibilidade de criação de um conteúdo propenso a acesso e lúcido para os leitores interessados no que é ofertado. São os termos certos que irão gerar leads para um site, e muitas Agências buscam gerar leads para seus clientes, mas não conseguem gerar leads para elas mesmas.

O uso desta ferramenta SEO é fundamental, essencialmente sustentável, para as Agências que visam resultados digitais. Se a forma de fazer marketing não se enquadra ao que era fazer marketing no passado, e que o Inbound envolve produção de conteúdos para o alcance de público, se apropriar de ferramentas como essa é mais que necessário.

SEO + Inbound: se aproprie dessas ações de maneira responsável

Todas as vantagens das estratégias de SEO para Inbound fazem sentido se houver o conhecimento do público que será atingido, o conteúdo não é direcionado objetivamente a quem se interessa por informações de qualidade, maximizar resultados pode ser um processo mais longo. Um conteúdo carregado de palavras-chave relacionadas à marca, mas sem profundidade, não vale de nada, a apropriação desse recurso para fins almejados reais é essencial.

Para concluir, com uma boa síntese, os consumidores atuais são exigentes e alcançá-los depende de sua ação planejada e eficiente de Inbound Marketing. Sua Agência necessita desdobrar resultados reais.

Não deixe de nos acompanhar para receber mais informações que vão auxiliar seu negócio!

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager