NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

10 erros mais comuns no ecommerce

28/1/2019

10 erros mais comuns no ecommerce

E aí, pessoal!

O e-commerce é uma das formas mais básicas de gerar receita para sua empresa, mas também é uma das formas mais de errar FEIO.

Para não passar vexame online e colocar seu negócio em risco, ver o seu site através dos olhos do consumidor pode ajudá-lo a evitar 10 dos erros mais comuns no e-commerce.

Bora lá?

1. Imagens de má qualidade

Quando o assunto é e-commerce, uma imagem REALMENTE vale mais do que mil palavras.

Muitas pessoas podem estar deixando de comprar seus produtos porque as imagens são ruins, de baixa qualidade.

De acordo com um artigo de Jeff Bullas, mais de 65% dos consumidores afirmam que a qualidade das fotos de um produto é muito importante na hora de escolher.

Veja este exemplo do Apple Watch. Além de estar em alta definição, a imagem é simples e elegante. Não há distrações: o foco é o  produto. É isso que você deve almejar para o seu e-commerce.

10 erros mais comuns no ecommerce

Se você não tem orçamento para fazer fotos profissionais, não se preocupe. Você ainda pode deixar seus produtos com boa aparência. Há vários tutoriais de “faça você mesmo” para fotografia still (ou seja, de produtos) no Youtube.

2. Enxergar o atendimento ao cliente como um fardo

10 erros mais comuns no ecommerce

O atendimento ao cliente é um aspecto crucial do e-commerce.

Tratá-los de maneira inadequada pode ter um impacto negativo nas suas vendas e na sua reputação online.

Um grande erro cometido pelos vendedores é deixar o cliente esperando contato por mais de 24 horas.

Demorar mais de um dia para responder pode fazer com que você perca vendas para os concorrentes.

O que os clientes querem é que os problemas sejam resolvidos rapidamente, de preferência com uma chamada telefônica ou alguns cliques. 

Também é preciso reconhecer que, hoje em dia, o atendimento ao cliente  deve ser multicanal e certamente não se limita a uma central de atendimento.

Leia também - Invista em Atendimento Personalizado e Venda Mais

3. Insistir para que os usuários se cadastrem no seu e-commerce

10 erros mais comuns no ecommerce

Não há nada mais chato do que encher seu carrinho com produtos, finalizar a sua compra e dar de cara com aquele pop-up miserável: por favor, faça o login para continuar.


Comercializar produtos ou serviços de qualidade deve ser a prioridade número 1 do seu e-commerce. Forçar a barra para coletar informações irrelevantes, para você e para o cliente, só vai pegar mal para o seu negócio.

Se você realmente precisa ou deseja obter certas informações sobre quem está comprando seus produtos, que tal perguntar se eles desejam se cadastrar depois de concluir a compra?

Você pode incentivar a inscrição descrevendo os benefícios que o usuário poderá obter, como acesso antecipado e experiência de compra personalizada; ofertas e descontos exclusivos; possibilidade de rastrear os pedidos, entre outros.

4. Ser um fantasma nas mídias sociais

10 erros mais comuns no ecommerce

Quando os clientes navegam nas redes sociais do seu e-commerce à procura do produto que eles precisam, o que eles mais querem é uma prévia. 

As lojas físicas têm vitrines, que permitem dar aquela bisolhada nas mercadorias e, potencialmente, otimizar a captação de clientes. Por que deveria ser diferente online?

Deixe o textão de lado e aposte nas mídias sociais como suas aliadas de marketing. E sabe qual é a melhor parte? A maioria das funcionalidades para alavancar seu negócio são gratuitas!

Embora você possa precise gastar algumas horas por semana criando conteúdo para suas mídias sociais, o retorno sobre o investimento (ROI) é inestimável.

As mídias sociais funcionam particularmente bem para produtos de desejo, tais como: roupas, joias, gadgets etc.

Confira - Guia Completo de ROI e Marketing de Conteúdo

5. Design ultrapassado

Todo mundo já acessou um e-commerce com design duvidoso, deu meia volta e foi  comprar em outro site. Então, não é exatamente uma surpresa dizer que o design do seu site influencia sua credibilidade e, consequentemente, seu potencial de aumentar o lucro de seu e-commerce.

Você não precisa ser um profissional no assunto, tampouco contratar alguém  que cobre um rim para montar um site para seu comércio eletrônico.

Existem várias plataformas de e-commerce  confiáveis, funcionais e com aparência moderna. Se a questão visual não for um fator central para a sua marca, vale a pena comprar um modelo pré-montado e contratar um freelancer para deixar os detalhes do jeitinho que você imagina.

6. Produtos com descrições redundantes

10 erros mais comuns no ecommerce

Do ponto de vista do SEO Marketing, o problema mais comum nos sites de e-commerce é a redundância (e até mesmo o absurdo) nas descrições dos produtos.

Algumas coisas são autoexplicativas e qualquer tentativa de descrevê-las pode ser encarada como um menosprezo da inteligência do usuário. Como resolver isso?

Sugira diferentes usos, combinações e/ou dicas para aproveitar ao máximo as potencialidades daquilo que você está vendendo.

7. Check-out complicado

Se um usuário decidir que quer comprar um de seus produtos é melhor que não haja obstáculos no caminho.

Mantenha as etapas simples e intuitivas, eliminando o maior número possível de entraves do  processo de check-out do seu e-commerce.

Isso inclui não só a usabilidade e os elementos visuais do site, mas também transparência em relação aos valores e taxas de entrega, por exemplo.

8. Ausência de feedback sobre a marca

10 erros mais comuns no ecommerce
Esperando pelo feedback do cliente

Por mais que você tenha medo de incluir avaliações de usuários no seu e-commerce, é pior se você não tiver nada para mostrar - a não ser que sejam aqueles comentários bizarros escritos por bots; nesse caso,  melhor deixar para lá.

Se você tem receio de comentários negativos, prefira as classificações por estrelas. Embora uma pontuação média ou alta seja certamente uma coisa boa, os usuários esperam algumas revisões negativas e suspeitam se não virem nenhuma.

9. Falta de consistência

Se você fez sua pesquisa de mercado direitinho, deve ter uma ideia sólida do que seu público está procurando e que tipo de linguagem funciona melhor com eles. Então, é apenas uma questão de ser consistente e criativo em suas mensagens.

Se a sua marca representa alta qualidade, confiabilidade, diversão, acessibilidade, etc., esses valores devem ficar evidentes em todo o seu conteúdo, aplicando técnicas de brand marketing.

Ter uma forte identidade de marca aumenta a lealdade do cliente e aumenta o potencial de conscientização da marca.

10. Ignorar as necessidades do seu público-alvo

10 erros mais comuns no ecommerce
Desviando das opiniões dos clientes

Os clientes precisam de um motivo para fazer compras no seu e-commerce, em vez de optar por grandes players como a Amazon, por exemplo. 

Se você quiser vencer os gigantes do comércio eletrônico (ou pelo menos tentar a sorte), precisa escolher um público específico e conquistar a confiança deles.

Para isso, é essencial ter um perfil de cliente ideal e o contexto que o levará a você. Isso inclui:

  • Coletar dados demográficos básicos, como idade, gênero, profissão, cidade em que vive, faixa salarial;
  • Conhecer os interesse dos indivíduos, incluindo valores defendidos e rechaçados;
  • Entender quais problemas seu produto ou serviço resolve para eles.

Como obter esses dados? Uma combinação refinada de análise de dados e intuição, com uma boa dose de mundo real. Quanto mais focado estiver, melhor será capaz de se conectar com potenciais clientes e impulsionar seu e-commerce.

Curtiu este artigo? Assine nossa newsletter para continuar recebendo conteúdos relevantes :)

Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak