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10 principais KPIs de engajamento do usuário para acompanhar

30/5/2019

10 principais KPIs de engajamento do usuário para acompanhar

Na economia de baixa atenção de hoje, o engajamento do site pode ser considerado um indicador do sucesso do seu website.

As métricas de engajamento de conteúdo são importantes porque mostram como sua estratégia de conteúdo se alinha com o interesse do usuário.

Além disso, o envolvimento do cliente está relacionado à lucratividade geral, pois os usuários engajados são mais propensos a comprar, tornar-se clientes fiéis e compartilhar o produto ou serviço com outras pessoas.

Antes de decidir sobre as métricas específicas de engajamento de usuários que você deseja acompanhar, é necessário determinar quais delas fazem mais sentido para sua empresa.

Aqui estão os 10 principais KPIs de engajamento dos usuários para acompanhar.

KPIs #1. Pageviews

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Pageviews é uma das métricas mais básicas de engajamento de usuários. Também conhecido como visualizações de página, este KPI indica o tráfego em seu website e te ajuda a entender com que frequência as pessoas o acessam.

Um número alto pode ser considerado um indicador de interesse e/ou boas práticas de SEO, uma vez que os mecanismos de busca costumam ser os maiores propulsores de tráfego para sites.

Por outro lado, as visualizações de página também podem indicar que as pessoas estão vasculhando seu website porque não encontram nada.

Mas há um problema… Sem vinculação no contexto de outras métricas relacionadas, elas não ajudam você a entender completamente o significado por trás desses números.

Como medir pageviews

Você pode usar o Google Analytics para acompanhar a maioria das métricas de engajamento do usuário. É, talvez, a ferramenta de software de análise gratuita mais abrangente disponível.

Você pode encontrar pageviews em: Público-alvo > Visão geral > selecionando um período de tempo relevante.

Como otimizar/melhorar as visualizações de página

  • Gere uma boa experiência ao usuário: garanta que seu site carregue rapidamente, já que os usuários tendem a abandonar sites que não carregam em 2 a 3 segundos. Para melhorar a velocidade de carregamento do site, melhore a usabilidade do design, categorize o conteúdo para que ele seja facilmente encontrado e verifique se seu site é otimizado para dispositivos móveis.
  • Crie conteúdo interessante: crie conteúdo viral, mas relevante. Use práticas recomendadas de SEO, como pesquisa de palavras-chave e links internos de conteúdo relacionado.
  • Promova o seu site: Divulgue as mídias sociais, fóruns e outros canais relacionados.

KPIs #2. Tempo na Página

Esse KPI de engajamento mede quanto tempo um usuário passa em determinada página. Existem duas maneiras de analisá-lo: microvisão e macrovisão.

Na microvisão, nós analisamos o tempo gasto na página. Na macrovisão, a duração média da sessão ou o tempo médio gasto no site

  • O que é tempo gasto na página? Digamos que uma pessoa comum lê, em média, cerca de 200-250 palavras por minuto. Se você tem artigos com 2.100 palavras e um visitante gastou apenas 10 segundos nessa página, pode ter certeza de que eles não estavam muito interessados ​​no conteúdo.
  • O que é Duração Média da Sessão? É a duração média de uma sessão ao longo de um período de tempo específico, dividido pelo número total de sessões durante o mesmo período. Sessão refere-se a um grupo de interações do usuário com seu website. A duração média da sessão refere-se ao tempo total gasto no seu site. Isso é diferente do tempo gasto na página, pois rastreia todas as atividades que um visitante concluiu em seu website, em vez de rastrear apenas o tempo gasto em uma determinada página.

KPIs #3. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição está intimamente relacionado ao tempo gasto na página. Geralmente, a taxa de rejeição é inversamente proporcional à duração média da sessão. À medida que a taxa de rejeição aumenta, a duração média da sessão diminui.

  • O que é a taxa de rejeição: É a porcentagem de visitantes de um website que sai depois de visualizar apenas uma página. Ela fornece uma indicação de quão bom é o seu conteúdo - se as pessoas estão saindo sem agir, seu conteúdo não está fazendo seu trabalho.

As pessoas podem abandonar seu site por vários motivos:

  • Seu CTA / oferta não está claro.
  • Seu conteúdo / oferta não é o que eles esperavam.
  • Eles ficaram entediados.
  • Você não está oferecendo algo diferente.

Embora seja importante avaliar o envolvimento de seus visitantes, também é importante avaliar o quanto seus visitantes são descomprometidos.

Você pode ter altos números de tráfego, mas se também tiver altas taxas de rejeição, isso significa que seu conteúdo não é atrativo o bastante para deixar os visitantes do site por perto.

KPIs #4. Principais páginas de saída

As páginas de saída são as últimas páginas acessadas antes de sair de um site. A taxa de saída mede a porcentagem de pessoas que deixam o site a partir da página de saída.

Elas estão relacionadas às taxas de rejeição, pois ambas consideram as últimas páginas que um visitante acessa em um site.

Qual é a principal diferença entre essas métricas de engajamento do usuário?

A taxa de rejeição leva em consideração o número de visitantes que saem do site depois de visitar uma única página.

Calcular a taxa de saída pode ser útil, especialmente quando seu website incentiva os clientes a seguir um determinado caminho: a jornada do comprador. Conhecer suas principais páginas de saída pode ajudá-lo a entender por que sua taxa de saída é do jeito que está.

Algumas páginas foram projetadas para ter altas taxas de saída, como sua página de contato ou uma página de agradecimento. Uma alta taxa de saída em uma página sem saída pode ser causada por:

  • Informações mal organizadas em seu site (questões hierárquicas).
  • CTA ausente (para que a pessoa saia do site).
  • Quantidade esmagadora de informações.
  • Falta de informação.

KPIs #5. Páginas por sessão

Outra maneira de medir o interesse em seu conteúdo é as páginas por sessão ou o número de visitas únicas por sessão.

De uma perspectiva de negócios, quanto maior a métrica de páginas por sessão, melhor. Isso ocorre porque uma contagem alta de páginas por sessão mostra que os visitantes de seu site procuraram e visitaram mais de uma página, interagindo de verdade com seu website.

KPIs #6. Página / Scroll Depth

A profundidade da página (ou rolagem) mede a profundidade com que o público-alvo consome seu conteúdo, rastreando o local da página em que eles param de ler. Isso pode indicar duas coisas:

  • Legibilidade: se o seu conteúdo é fácil de ler, as pessoas vão mais além da primeira página.
  • Interesse: Presume-se que quanto mais pessoas percorrerem sua página, mais elas desejarão consumir seu conteúdo.

KPIs #7. Visitantes Únicos

Visitante único é um termo usado para se referir a uma pessoa que visita um site pelo menos uma vez durante o período do relatório. O Google coloca mais ênfase no acompanhamento de visualizações de páginas (ou visitas), mas a métrica de visitantes únicos mostra quantas pessoas seu website realmente atinge.

Para melhorar esse KPI de engajamento de usuário, você precisa:

  • Conhecer o seu público: Se você tiver uma boa noção de quem é seu público atual, poderá usar essas métricas para tomar medidas para encontrar um novo segmento de público-alvo relacionado.
  • Promover seu website, tomando cuidado para analisar o impacto em diferentes segmentos de público.

KPIs #8. Novos visitantes vs. visitantes

Novos usuários são usuários que acessam seu website pela primeira vez em um dispositivo específico. Conforme mencionado, o Google usa IDs de clientes para rastrear usuários. Se você estiver usando um celular para acessar um website, em seguida, usando seu desktop para visitar o mesmo site novamente (mas pela primeira vez na área de trabalho), o Google conta essa atividade como dois novos visitantes.

Para dar um crédito, o Google está se tornando mais inteligente sobre isso. Quando você está conectado ao Google Chrome usando dois dispositivos diferentes, ele registra apenas o primeiro dispositivo como um novo visitante e o segundo como um visitante recorrente.

Visitantes que retornam são aqueles que já visitaram seu site. O Google define novos usuários em um período de dois anos. Se você revisitar um site dentro do prazo de dois anos, será considerado um visitante recorrente e, se visitar um site novamente após mais de dois anos, será contado como um novo visitante novamente.

KPIs #9. Taxa de Conversão

O envolvimento do cliente está vinculado à lucratividade geral e pode levar a conversões. A taxa de conversão é a porcentagem de visitantes do site que concluem as ações desejadas, como:

  • Comprar qualquer um dos seus produtos ou serviços.
  • Baixar seu aplicativo, ebook, etc.
  • Entrar em contato com sua empresa ou responder um formulário.
  • Envolver-se com seu site de alguma forma.

Uma alta taxa de conversão informa que suas táticas de marketing são eficazes porque resultaram na conclusão dos objetivos do seu site.

KPIs #10. Taxa de Abandono

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Taxa de abandono do é a porcentagem de carrinhos abandonados em relação ao número de transações iniciadas (ou concluídas). Isso é especialmente pertinente para empresas de comércio eletrônico.

Com base na compilação de pesquisa do Baymard Institute, cerca de 69,23% dos carrinhos de compras on-line são abandonados. Isso significa que para cada 10 transações, apenas três foram bem-sucedidas.

Se você é proprietário de uma empresa de comércio eletrônico, o objetivo é manter as taxas de abandono baixas e os clientes converter ou comprar de seus carrinhos abandonados.

É importante acompanhar as métricas de engajamento do usuário, pois o aumento do engajamento está vinculado ao aumento da lucratividade.

A boa notícia é que uma conta gratuita do Google Analytics pode rastrear a maioria dessas métricas, e todas essas métricas estão interrelacionadas. Isso significa que otimizar para uma métrica pode ajudar a melhorar outra.

Para melhores resultados, concentre-se na criação de conteúdo que seu público-alvo deseja ler, com CTAs claras. A partir daí, concentre-se em otimizar sua experiência no site e no site do usuário.

Este texto é uma tradução e adaptação do artigo Top 10 User Engagement KPIs to Measure, publicado no Search Engine Journal.

Autor

Bot WebPeak

Robôs não são seres de outro mundo, robôs não querem tomar o trabalho de nenhum humano, robôs são amigos da sociedade. Robôs tem sentimentos

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