20 dicas para engajar, converter e vender a partir do Instagram Stories

24/9/2018

20 dicas para engajar, converter e vender a partir do Instagram Stories

O Instagram Stories trata-se de uma importante ferramenta de redes sociais e marketing, e certamente você já conhece, sobretudo se você está inserido na dinâmica potente do Instagram para seu negócio.

Não existem dúvidas: o Instagram é uma das redes sociais mais importantes do mundo e promete superar muitos dos concorrentes nos próximos anos. Atualmente, 1 bilhão de usuários estão na rede social, e isso aponta as perspectivas para o futuro que corresponde a mais usuários e novidades de marketing oriundas do Instagram.

A cada funcionalidade que é lançada, ela é  colocada como rede social do futuro e através disso já é impossível não estar nela e aproveitar as oportunidades oferecidas. Se tratando de novidades e funcionalidades, nada mudou tanto a história do Instagram como a adição do Stories. Sua chegada em 2016 foi responsável pela quase extinção do Snapchat, alguém lembra com vontade dele?

Certamente o Instagram Stories se sobressaiu e criou novas formas de se relacionar e impulsionar o marketing de negócios nas redes sociais.

Nesse sentido, são muitas pessoas utilizando esta funcionalidade, porém, você sabe como engajar esses usuários? Convertê-los em oportunidades de negócio? Melhor, você sabe como vender a partir do Instagram Stories?

Separamos 20 dicas para você ampliar seus resultados a partir do Instagram Stories!

Vamos lá! :)  

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20 dicas para ampliar seus resultados a partir do Instagram Stories    

1. Jamais se esqueça de um CTA

Se você está interessado em entender como converter quem vê seus Stories em visitantes do seu blog, está no lugar certo!

As call to actions ( ações de chamadas) são essenciais para encaminhar quem está vendo suas postagens rápidas nos Stories em clientes, leitores ávidos do seu blog e afins. Não importa se sua conta já está pronta para colocar links nos Stories ou não. Você precisa deixar uma direção clara para os seus seguidores: ofereça uma solução e guie-os para o melhor caminho.

Caso sua postagem seja a de um blogpost que você já fez e está linkado no próprio Stories, ao chegar na borda final escreva algo como ‘“Arraste para cima e acesse nosso blogpost”, ‘’Arraste para cima, temos uma solução para seu negócio’’, entre outras chamadas. Vale utilizar a criatividade e desenvolver as melhores estratégias de marketing.

As chamadas são fundamentais para incentivar o usuário a tomar o próximo passo no seu funil.

2. Faça lives

Caso sua estratégia ainda não englobe vídeo ao vivo, você provavelmente não sabe que eles são uma das principais tendências do ano de 2018, e é importante que já tenha delimitada ações em torno dos vídeos.

É uma ótima oportunidade para mostrar quem são bastidores de sua empresa, assim como tornar sua marca mais humana. Quem nunca ouviu aquela frase ‘’quem sabe faz ao vivo’’? É disso que se trata mais ou menos os stories. Para além disso, as lives do Instagram são super vantajosas, afinal, aparecem destacadas nas contas de seus seguidores e o melhor é que eles ainda recebem notificação que você está ao vivo.

Não deixe de ler: Instagram Ads: Tudo o que você precisa saber para começar a anunciar no Instagram

3. Aproveite das funcionalidades de edição

De uns tempos para cá, o Instagram tem investido muito em fazer com que os usuários façam tudo por lá. Inúmeras funcionalidades permitem a adição de vídeos e imagens. Alinhamento, tipografias diferenciadas, margens, entre outros recursos, são recursos transformadores quando o assunto é engajamento e conversão. Tudo isso é possível de ser editado antes mesmo de sua publicação no Stories. Use isso a seu favor. Pois além de enriquecer sua postagem, é uma oportunidade de diversificar seu conteúdo e encantar seus seguidores.

4. Apresente os bastidores

Você mesmo já deve ter ficado bastante curioso para compreender um pouquinho sobre o cotidiano da empresa que você admira, ou até mesmo saber das novidades antes delas acontecerem. E sabe qual é a boa? Seus seguidores também sentem vontade de saber mais sobre seu negócio.

Os Stories podem dar uma apresentação do que está por vir em sua empresa, ou mesmo mostrar como é seu local de trabalho. Deixe a criatividade aflorar e não deixe de passar a impressão para o seu visitante de que ele está por dentro de tudo o que acontece.

Separamos este conteúdo para você: Marketing de conteúdo para redes sociais que vai revolucionar seu SEO  

5. Utilize enquetes

Certamente você já sabe dessa funcionalidade e provavelmente já viu inúmeros usuários e empresas utilizando este recurso. As enquetes podem ser muito úteis para seu negócio, e no âmbito do engajamento se destaca.

Um das boas formas de utilizar enquetes é dando poder aos seus usuários: deixe que eles se sintam no comando. Peça para que ele escolha entre duas opções de blog post ou qual produto deve ser o próximo a entrar em promoção em sua loja. Envolva seu público ao seu negócio.

Aproveite deles também para conhecer melhor seu público. Pergunte quais temas eles mais gostam de ler sobre, qual a rede social preferida deles e outras questões nesse sentido. Ao estabelecer essa relação, a chance de fidelização é muito alta.

6. Faça vídeos espontâneos

Imagine que tenha surgido uma notícia super relevante, e você não quer perder o timing dela. Por que não fazer um vídeo da maneira que você puder, mas que você possa dar vazão às informações relevantes?

O Stories possui por característica a naturalidades dos conteúdos, deixar de postar algo somente pelo motivo de não estar perfeito pode te fazer perder diversas oportunidades. Se prepare da maneira que conseguir, mas não deixe de fazer, combinado? Você vai perceber as mudanças em seu negócios para melhor aperfeiçoamento após encarar as limitações que te impedem de avançar.

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7. Prenda o usuário no seus Stories

Um vídeo em seu Stories dura cerca de 15 segundos. O que isso significa? Você possui um tempo muito limitado para prender a atenção do seu leitor. Porém, se afirmamos que é possível deixar seu usuário mais envolvido do que esse tempo, você acredita?

O Instagram Stories é apenas uma maneira criativa de conseguir transmitir mais conteúdo para seu usuário. Por isso, crie conteúdos que façam o leitor pausar a tela quando estiver visualizando, pois sim, isso é possível. Aproveite do recurso de pausa criando chamadas que incentivem esta ação de quem está vendo seu conteúdo.

A partir disso, fica mais fácil passar um conteúdo mais extenso em um pequeno Stories, não é mesmo? Mas não abuse: preze sempre pela usabilidade e passe sua mensagem no tempo adequado (lembrando que os Stories em vídeo duram até 15 segundos e os de imagem duram 5 segundos).

8. Mostre seus produtos

O Instagram Stories pode funcionar como uma vitrine virtual para seu negócio e, a partir das novidades, o Instagram se aproxima cada vez mais de um e-commerce. E por isso que é importante que você faça bom uso da criatividade e exponha bem seus produtos.

O formato de imagens maior que o do feed do Instagram, permite que você tenha mais espaço para mostrá-los. Uma outra boa possibilidade é dar um contexto para seus produtos. Contar histórias é uma boa forma de engajar! As premissas do storytelling são muito boas para o alcance de resultados!

9. Invista em parcerias estratégicas

Não são somente as marcas que influenciam no comportamento dos consumidores, pois entendemos muito bem o papel que os influenciadores digitais possuem nesse processo, o aproveitamento disso é fundamental.

O Stories é um local comum onde essas pessoas expõem suas vidas e compartilham seus gostos com seus seguidores. Compreendemos o alcance que os influenciadores possuem no Stories, imagina se o seu produto fosse mostrado casualmente nos vídeos rotineiros dessas personalidades?

As parcerias garante uma visibilidade enorme e que pode ser bastante explorada por sua marca.

Leia mais: Saiba de que forma o Instagram pode ajudar seu negócio

10. Anuncie no Instagram Stories

Isso mesmo. É possível realizar anúncios no Stories. Você mesmo provavelmente já viu alguns vídeos patrocinados no seu perfil. Porém, pode existir a dúvida… será que eles são realmente vantajosos? A resposta é única: Sim!

Os anúncios no Instagram Stories não só trazem visibilidade, mas também otimizam suas chances de converter. Antes de anunciar no Stories, você não pode deixar de pensar nos seus objetivos com esse investimento. Caso sua meta seja alcançar muitas pessoas, invista sem medo!

11. Utilize tags de geolocalização

As tags de geolocalização são excelentes para você otimizar seu perfil e aumentar o engajamento adicionando geotags.

Sempre que você estiver em algum local, sobretudo sua empresa, utilize as tags de localização que são disponibilizadas pelo Instagram. Essas são ótimas para familiarizar seu usuário com os locais que sua marca simpatiza, e também para fortalecer o sentimento de comunidade com o local onde sua empresa é sediada.

Além disso, é mais fácil para qualquer pessoa encontrar sua empresa e qualquer conteúdo compartilhado sobre ela e que também tenha sido localizado no lugar que você trabalha.

12. Responda todas suas menções

Pode até parecer muita coisa, ou que não trará resultados, porém, responder as menções e mensagens diretas de sua conta podem fazer uma diferença enorme no engajamento de seu negócio.

E isso ocorre devido ao algoritmo do Instagram, que vai priorizar os Stories de contas com as quais os usuários mais estão engajando. O que isso significa?

Responder qualquer menção no Stories da sua marca para aparecer mais vezes para seus seguidores é uma excelente ação.

13. Organize seu cronograma

É fundamental que você saiba todas as funcionalidades do Stories que estão a favor de sua empresa, entretanto, tão importante quanto é desenhar uma estratégia convincente.

A natureza espontânea dessa ferramenta é indiscutível, e essa plataforma deve ser levada a sério como as outras redes sociais. O nível de alcance é uma verdade. Saiba exatamente suas publicações de cada dia da semana e entenda quais são os melhores horários de postagens.

Saiba mais: Descubra quais os Melhores horários para Postar nas mídias sociais

14. Utilize o Highlights

Uma nova funcionalidade do Instagram é o Highlights, que serve para ajudar você em uma das maiores limitações dos Stories: que eles só ficam no ar por 24 horas.

Porém, com o Highlights você pode dar destaque para qualquer um de seus Stories antigos. E ele ficará lá destacado em sua conta. Por que isso é importante para sua empresa?

É uma excelente oportunidade de expor ainda mais um conteúdo central de sua estratégia, ajudando a garantir visibilidade para qualquer conteúdo que tenha relevância.

15. Acompanhe outras marcas e influenciadores

O Instagram é recheado de referências e oportunidades para turbinar seus stories. No momento que você decide por acompanhar outras marcas, fique atento a como elas vão expor seus produtos e como vão se posicionar. Entender como o mercado utiliza esta funcionalidade irá te trazer excelentes insights sobre como guiar sua estratégia.

Não deixe de acompanhar os influenciadores, afinal, a qualquer momento pode surgir oportunidade dali. Pense se espontaneamente uma figura  importante do seu mercado comentando sobre sua marca ou produto? Dessa dinâmica podem surgir oportunidades de estreitar laços com ele e entrar em contato.

Quer ganhar seguidores no Instagram? Saiba como

16. Efeitos de vídeo

Você já deve ter visto o poder dos vídeos no Instagram, sobretudo se você utiliza o Stories com frequência, ou seja, você conhece as possibilidades de vídeo disponibilizadas pela rede social.

Não pense que eles só servem para brincadeiras entre os usuários. Elas podem trazer diferenciais importantes em sua estratégia.

Opte pelos melhores momentos e saiba quando um efeito engraçado pode elevar seu Stories a um outro nível, atingindo muito engajamento, ou em que momento um efeito dramático vai criar o sentimento que você quer para lançar um novo produto.

17. Leve seu seguidor para algum lugar

Vamos pensar o seguinte: o Instagram quer que você e seus seguidores fiquem o máximo de tempo possível dentro da plataforma, porém, você pode não querer isso e sim o oposto. Como um canal de aquisição poderoso. E para isso, não perca as oportunidades que o Instagram oferece para que você atinja tráfego e até facilite suas vendas.

Utilize sempre as maneiras que o stories te dá de levar seu usuário para seu site ou blog. Caso para sua conta já seja possível inserir links nos stories, não deixe de oferecer SUA solução ao seus seguidores.

Caso essa não seja sua realidade, não se preocupe: você pode muito bem fazer um Stories que leva o usuário para sua bio que direcione o usuário para seu site, blog ou canal no YouTube. É uma ação indispensável para expor seu negócio!

18. Faça sorteios

O Instagram Stories é uma oportunidade rápida e super fácil de promover engajamento entre seus seguidores e marca.  E o que pode ser melhor para aumentar sua visibilidade do que ter seus consumidores por aí com produtos ou serviços de seu negócio?

Que tal promover concursos divertidos e coerentes com sua persona?

Pense nas estratégias que irão fazer com que ela queira participar e compartilhar sua marca.

Leia mais: Instagram Insights: o que é e como usar

19. Crie oportunidades de negócio

Tudo bem. Por mais que o Stories possa ser descontraído, ele também funciona como uma máquina de oportunidades para sua empresa e você deve aproveitar isso. Listamos abaixo como você pode alcançar esses resultados.

  • Exponha seu produto e não deixe de linkar para a página de seu ecommerce, se for seu caso.
  • Incentive que seus usuários entrem em contato com seus vendedores e crie um caminho fácil para isso acontecer.

20. Analise seus resultados

Após realizar todas as dicas que demos. Agora é o momento de você entender o que está dando certo ou não. Para isso, analise seus resultados. Este fator é essencial.

O Instagram Insights vai ser seu parceiro neste momento.  Analise as visitas ao seus Stories, a taxa de rejeição e principalmente quantas pessoas estão clicando nos links que você disponibiliza. Conheça também o conjunto de ferramentas de SEO da WebPeak para você aparecer no topo dos buscadores sem pagar pelo clique. Além disso, você vai poder mensurar seus resultados com qualidade.

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!

Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio

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