SEO

3 Melhores Ferramentas de SEO Online

08
Feb
2022

Margot, um bot WebPeak

Robôs não são seres de outro mundo, robôs não querem tomar o trabalho de nenhum humano, robôs são amigos da sociedade. Robôs tem sentimento.

O SEO, ou o Search Engine Optimization, e as suas técnicas são primordiais para qualquer texto que deseja se destacar nos buscadores, como o Google. Sendo assim, vamos analisar, a seguir, as 3 melhores ferramentas de SEO Online.

Desse modo, é possível afirmar que o SEO Online está presente nas principais estratégias de marketing digital. Isso porque ele costuma ser empregado no tráfego orgânico e no marketing de conteúdo. E essas duas modalidades estão, com uma certa frequência, no plano de marketing das empresas.

Nesse sentido, o SEO online é utilizado em pesquisas de palavras-chaves, na otimização de links, elaboração de estratégias e nos possíveis ajustes de páginas. Para isso, hoje é possível encontrar diversos serviços que auxiliam você no ranqueamento de buscas.

Saiba, então, que o SEO online possui uma relação com metodologias, soluções e práticas utilizadas pelos desenvolvedores de conteúdo. Isso porque as técnicas fazem com que a sua página tenha uma posição de relevância nos resultados de busca. Conclui-se que esse trabalho deve ser realizado por profissionais bem preparados e com experiência nisso.

Para obter êxito com as técnicas de SEO Online, conheça, então, as 3 melhores ferramentas.

Conceito de SEO Online

Para que você tenha um número alto de exibições na sua página, blog ou site, é interessante que ele esteja logo na primeira página dos resultados de busca. Até porque quando você faz uma pesquisa no Google ou sites, o que costuma ser acessado está logo no topo da página.

Para isso, você deve contar com as técnicas de SEO, que, quando traduzido, tem o significado de Otimização para Mecanismos de Busca. Em resumo, é um conjunto de técnicas cujo intuito é posicionar a página entre os melhores resultados de busca.

Através das técnicas de SEO Online, o seu site, blog ou página será otimizada, o que atrai clientes e fideliza os atuais.

O que diferencia o SEO do SEM?

As técnicas de SEO Online são primordiais, porém, outra técnica que é muito popular é o SEM, ou o Search Engine Marketing. No caso do SEM, as técnicas são voltadas também para a busca, porém, inclui o link patrocinado, a exemplo do Google Ads.

O que diferencia o SEO do SEM, então, é o seu alcance. Isso porque, no primeiro caso, o foco é no alcance orgânico e gratuito, enquanto no segundo a estratégia é baseada em mídia paga.

Como funcionam os mecanismos de busca?

Em suma, é possível definir os mecanismos de busca como ferramentas de automação das pesquisas, que organizam e buscam os assuntos mais relevantes. Assim, o próprio buscador elenca, de acordo com as técnicas de SEO, os textos, páginas e sites.

Assim, os mecanismos de busca usam algoritmos a fim de classificar páginas na internet com base na palavra-chave buscada. Esse algoritmo leva em consideração a relevância das páginas em uma busca.

Inclusive, o algoritmo utilizado pelo google segue o rastreamento, indexação e a busca. O rastreamento identifica as páginas para levar ao buscador, determinando a sua prioridade e frequência de indexação.

Já na etapa de indexação, o Google vai analisar e processar as páginas com base no seu conteúdo, descrição, região, título e outros dados. Por fim, temos a busca, que é a pesquisa em si, conforme a palavra-chave usada.

Ferramentas com melhor eficácia para o SEO Online

O SEO Online envolve algumas técnicas que podem ser sim muito complexas. Porém, por isso existem ferramentas que simplificam, ou procuram auxiliar, esse momento para você.

Google Analytics

O primeiro exemplo que trouxemos é o Google Analytics, que é considerado uma das principais ferramentas quando o tema é SEO no meio online. Além disso, é a principal plataforma para análise web do mundo inteiro.

É interessante destacar que o Google Analytics é uma ferramenta inteiramente gratuita e fácil de ser integrada aos gerenciadores de conteúdo. Assim, essa pode ser a solução ideal no seu blog ou site.

Em termos práticos, vemos que a função geral do Google Analytics é monitorar as métricas que possuem relação com o tráfego no seu site. Com base nesses dados, os seus resultados podem ser mensurados.

Além disso, com essas informações em mãos, será possível estudar como a sua audiência está se comportando e medir o desempenho dos conteúdos. Outras ações possíveis com o Google Analytics são os testes de conversão de tráfego. Por fim, você poderá aprimorar a estratégia de marketing de conteúdo.

Pesquise sobre a ferramenta e confira a praticidade que ela pode agregar para o seu marketing digital e as técnicas de SEO Online.

Google Search Console

Outra ferramenta do Google que pode ser muito benéfica para o seu negócio é o Google Search Console. Muito se questiona sobre a eficácia das ferramentas do Google e porque elas estão em todas as listas.

No entanto, como o seu texto será exibido no próprio Google, nada melhor do que contar com uma ferramenta que mostre as suas impressões. Desse modo, o Search Console se trata de uma solução específica que auxilia os webmasters, bem como os produtos de conteúdo.

Isso porque a plataforma permite que você aprimore os resultados de SEO Online com base nas informações fornecidas. O painel do Search Console traz um layout parecido com uma central de controle.

Assim, o usuário pode verificar como anda o desempenho das páginas de pesquisas e conferir possíveis erros de configuração do site.

WebPeak

A última ferramenta de SEO Online que trouxemos é a WebPeak, que tem como missão a popularização do SEO e o crescimento orgânico na internet. Nesse sentido, é interessante ressaltar que a WebPeak visa a integração e democratização da internet.

Para isso, a empresa conta com um software atualizado, sempre com novidades mensais, acompanhando os buscadores. Portanto, o foco da WebPeak é decolar os negócios de seus clientes.

Quer ver mais conteúdos exclusivos como esse? Assine nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!

Últimas Postagens WebPeak

Blog

O que são mecanismos de pesquisa e sua importancia no SEO

E-Commerce

Dicas infalíveis de planejamento estratégico para e-commerce

Marketing de Conteúdo

8 Estratégias de marketing digital para investir em 2022

SEO

SEO para site novo