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5 Dicas que você precisa saber para vender mais na Black Friday

3/1/2018

5 Dicas que você precisa saber para vender mais na Black Friday

Black Friday é uma data tradicionalmente importante no varejo dos Estados Unidos, mas não exclusiva daquela região. Lojistas brasileiros estão cada vez mais inseridos na dinâmica desta data, tanto é verdade que especialistas estimam a movimentação de mais de 2,2 bilhões na Black Friday brasileira deste ano.

As expectativas desta data para o varejo brasileiro demanda a organização de seu E-commerce com antecedência, afinal, é um ótimo momento para você vender mais e sair ganhando sobre os produtos que não tiveram tanto sucesso em sua loja durante o ano, ou seja, agora você pode não apenas vendê-los e driblar prejuízo, mas também vender muito mais e fidelizar clientes no pós Black Friday.

Acompanhe este conteúdo para aplicar o melhor planejamento de estratégias para alcançar o sucesso nesta data tão importante para o varejo brasileiro!

Vamos lá!

vender mais na black friday

1ª Dica para vender mais na Black Friday: Organize seu estoque

Organizar o estoque é o primeiro passo antes de colocar em prática as ações para um bom planejamento de vendas. É o momento de você colocar no papel os produtos que não saíram tanto durante ano, os produtos que foram bem vendidos, e assim por adiante. A partir disso você terá um norte sobre as medidas que serão tomadas para alavancar suas vendas. Ou seja: o passo posterior a esse é estabelecer o valor de seus produtos no ritmo Black Friday sem sair no prejuízo. Lembre-se: um bom planejamento garante MAIS vendas e não prejuízo.

Crie uma planilha para organizar seu estoque, deixe sua equipe por dentro de tudo que irá acontecer com os produtos: quais serão destinados a uma boa promoção, quais não serão, quantos produtos, de acordo com as categorias, existem em estoque, entre outras informações necessárias para organização de seu estoque.

Saber a quantidade de produtos em estoque é fundamental. É o momento de vender muito, os consumidores levam a sério a Black Friday e buscam por produtos, colocar um produto disponível sem ele estar pode limitar suas vendas no futuro!

Leia também: SEO para E-commerce - Otimização para Lojas Virtuais

2ª Dica para vender mais na Black Friday: Não cometa os erros do passado!

Se seu E-commerce participou de edições anteriores da Black Friday, resgate o desempenho do passado. Explorar esses dados é uma ótima forma de aumentar o desempenho de seu negócio e evitar erros cometidos em outros momentos. Estudar o seu negócio em edições anteriores envolve muitos quesitos, alguns deles são:

  • Fazer análises do número de visitas que seu site recebeu comparando todas as fases da Black Friday (pré, durante e pós);
  • Analisar as palavras-chave utilizadas em edições anteriores, ou seja, ver se elas surtiram efeitos sobre suas vendas;
  • Observar o lucro obtido por sua loja na Black Friday

Supere todos os erros do passado e venda muitos mais na Black Friday 2017!

3ª Dica para vender mais na Black Friday: Prepare o suporte de seu E-commerce

Se você estiver focado neste importante momento para o varejo brasileiro, é muito provável (muito!) que o movimento em seu site seja muito maior que o de rotina. Diante disso, o que você deve fazer? Preparar um bom Suporte para não haver problemas durante as vendas!

O aumento de visitas em seu site significa que muitas pessoas voltaram os olhos para sua loja, logo, muitas pessoas que ainda não são clientes podem ter dúvidas pontuais sobre determinados produtos e demais serviços. O espaço para contato de sua loja provavelmente terá um movimento muito maior que o normal, responder esses contatos rapidamente é extremamente importante, afinal, você almeja vender e para isso o cliente precisa finalizar compras! Um bom Suporte têm uma equipe bem preparada para responder em um curto espaço de tempo os consumidores.

Saiba mais: Afinal: O que é E-commerce?

A Black Friday é de somente um dia, dessa forma, dependendo de sua estimativa de vendas, vale considerar uma equipe de Suporte 24h. Se sua loja não retornar um contato rapidamente, é possível que este consumidor opte pela concorrência.

É importante lembrar o papel das mídias sociais na atualidade, a interação com lojas, e empresas no geral, se dão consideravelmente por redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter. Não deixe de acompanhar esses canais para evitar desconfortos de consumidores.

4ª Dica para vender mais na Black Friday: Crie campanhas criativas de email marketing

Apesar de outros recursos de alcance de clientes existentes, o email segue sendo um aliado fundamental para vendas. Utilizar este recurso com responsabilidade visando o aumento de sua lista para promover seu negócio é super vantajoso no processo de vendas Black Friday!

Este engajamento demanda organização anterior, como a criação de conteúdos completos para clientes que assinam sua newsletter. A partir disso você pode comunicar essas pessoas acerca das ofertas incríveis, e toda preparação que sua loja está tendo, para a Black Friday. Invista em pesquisas para desenvolver emails marketing autênticos e originais, que chamam a atenção de seus clientes a partir do design e assuntos originais dos emails.

vender mais na Black Friday

5ª Dica para vender mais na Black Friday: Supere a ''Black fraude'' e impulsione descontos verdadeiros! 

Para nós, que estamos inseridos no Marketing Digital, hora ou outra nos deparamos, sobretudo em postagens que viralizam nas redes sociais, com consumidores insatisfeitos expondo as atitudes irresponsáveis de lojistas brasileiros. O termo ‘’Black Fraude’’, por exemplo, é bastante repercutido, o que (com razão) redobra a atenção do consumidor.

Diante dessa realidade: não decepcione os consumidores!

Organize sua loja para criar ofertas reais. Não deixe de pensar que se você fizer um bom planejamento para Black Friday, a chance dos consumidores dessa data do varejo se tornarem clientes fixos de seu negócio é muito grande.

As pessoas estão cada vez mais informadas, a Internet não é a mesma de décadas atrás, e o marketing digital deve ser responsivo.

Ações voltadas para o engano de consumidores é, na realidade, enganar a si mesmo, além disso, é muito comum a exposição de lojas injustas nas redes, ações erradas viralizam em pouco tempo. Esteja atento às ações infiéis e drible todas elas com responsabilidade. Desenvolva ofertas concretas e seu negócio terá legitimidade no mercado.

Leia também: O que é otimizar as páginas de seu site para SEO?

Bônus: Atenção com o pós-venda: Conquiste o seu público! 

É essencial que a equipe de seu negócio esteja atenta durante toda Black Friday, entretanto, é trivial a atenção nos dias seguintes às ventas. A satisfação de seus clientes irá garantir que o mesmo retorne para compras futuras. Toda a dedicação colocada na Black Friday, que permitiu a aproximação de novos clientes, pode ir por água abaixo e se transformar num grande prejuízo se o pós-venda não for bom.

 A qualidade no seu atendimento pode atrair novos consumidores e consolidar laços com aqueles clientes que rotineiramente consomem os produtos de seu negócio. O bom atendimento é fundamental para que as relações com seus clientes sejam consolidadas e novos clientes passem a fazer parte de seu sucesso.

Crie também estratégias de fidelização de clientes

É importante que você mobilize o grupo de atendimento e use todos os artifícios para conquistar ainda mais aquele consumidor que efetuou compras de seus produtos na Black Friday. O seu negócio estará na frente da concorrência, pois segundo a 3º Pesquisa Nacional do Varejo Online, menos da metade dos varejistas online (43%) carregam esse tipo de estratégia.

Separamos este conteúdo para você: Estratégia de Marketing Digital

O seu negócio pode dar um grande passo e ser cada vez mais notório a partir desse período, afinal, grandes vendas ocorrem com os eventos de final de ano. Quando tudo ocorre bem é quase certo que o cliente retornará à sua loja virtual em outras datas.

Não deixe de nos acompanhar para ter mais dicas para o sucesso de seu negócio! 

Até mais!

Autor

Mônica De Paula

Alpinista de SERP, profissional em posicionamento digital e estratégias online.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brmonicadepaula@webpeak.com.br

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