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5 Dicas que você precisa saber para vender mais na Black Friday

Confira 5 cicas que você precisa saber para vender mais na Black Friday. Saiba como o seu negócio pode se preparar para a data mais esperada do ano!
5 Dicas que você precisa saber para vender mais na Black Friday
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
1/3/2024

A Black Friday é uma data tradicionalmente importante no varejo dos Estados Unidos, mas não exclusiva daquela região. Lojistas brasileiros estão cada vez mais inseridos na dinâmica desta data, momento em que são oferecidos diversos descontos e condições especiais para o consumidor.

Este é um período que exige bastante organização dos gestores e líderes, tendo em vista que a tendência é que a demanda cresça. O seu negócio está pronto para isso?

Essa é a oportunidade perfeita para você vender mais, tanto os produtos com alta demanda quanto aqueles que não tiveram tanto sucesso durante o ano. Aproveite para fidelizar clientes no pós Black Friday!

Para isso, confira 5 dicas para vender mais na Black Friday!

Como vender mais na Black Friday? Confira 5 dicas!

Com as nossas dicas de hoje, você poderá se organizar melhor para vender mais na Black Friday, de modo a atender a demanda do público consumidor e aumentar os seus lucros!

Vamos lá!

dicas para vender mais na black friday - webpeak

1ª Dica para vender mais na Black Friday: Organize seu estoque

Organizar o estoque é o primeiro passo para um bom planejamento de vendas, em especial na Black Friday. É necessário saber o que tem disponível no estoque antes de planejar combos de produtos, kits com descontos e afins.

A partir disso, você terá um norte sobre as medidas que serão tomadas para alavancar suas vendas. Em seguida, estabeleça o valor de seus produtos no ritmo Black Friday sem sair no prejuízo. Lembre-se: um bom planejamento garante MAIS vendas e não prejuízo.

Crie uma planilha ou invista em um sistema para organizar seu estoque, deixe sua equipe por dentro de tudo que irá acontecer com os produtos: quais serão destinados a uma boa promoção, quais não serão, quantos produtos, de acordo com as categorias, existem em estoque, entre outras informações necessárias para organização de seu estoque.

Saber a quantidade de produtos em estoque é fundamental. É o momento de vender muito, pois os consumidores levam a sério a Black Friday, juntando dinheiro o ano inteiro para isso.

2ª Dica para vender mais na Black Friday: Não cometa os erros do passado!

O seu E-commerce participou de edições anteriores da Black Friday? Faça uma análise do seu desempenho no passado. Ver o que foi feito é uma ótima forma de melhorar no presente, evitando os mesmos erros cometidos. Estudar o seu negócio em edições anteriores envolve muitos quesitos, alguns deles são:

  • Fazer análises do número de visitas que seu site recebeu comparando todas as fases da Black Friday (pré, durante e pós);
  • Analisar as palavras-chave utilizadas em edições anteriores, ou seja, ver se elas surtiram efeitos sobre suas vendas;
  • Observar o lucro obtido por sua loja na Black Friday

Supere todos os erros do passado e venda muitos mais na Black Friday desse ano!

3ª Dica para vender mais na Black Friday: Prepare o suporte de seu E-commerce

Se você estiver focado neste importante momento para o varejo brasileiro, é muito provável (muito!) que o movimento em seu site seja muito maior que o de rotina. Diante disso, o que você deve fazer? Preparar um bom suporte para não haver problemas durante as vendas!

O aumento de visitas em seu site significa que muitas pessoas voltaram os olhos para sua loja, logo, muitas pessoas que ainda não são clientes podem ter dúvidas pontuais sobre determinados produtos e demais serviços.

O espaço para contato de sua loja provavelmente terá um movimento muito maior que o normal, responder esses contatos rapidamente é extremamente importante, afinal, você almeja vender e para isso o cliente precisa finalizar compras! Um bom suporte é aquele com uma equipe bem preparada para responder em um curto espaço de tempo os consumidores.

A Black Friday ocorre em apenas um dia, e por isso, dependendo da sua estimativa de vendas, é interessante considerar uma equipe de Suporte 24h. Se sua loja não retornar um contato rapidamente, é possível que este consumidor opte pela concorrência.

É importante lembrar o papel das mídias sociais na atualidade, a interação com lojas, e empresas no geral, se dão consideravelmente por redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter. Não deixe de acompanhar esses canais para evitar desconfortos de consumidores.

4ª Dica para vender mais na Black Friday: Crie campanhas criativas de e-mail marketing

Apesar de outros recursos que servem para o alcance de clientes, o e-mail segue sendo um aliado fundamental para vendas. Este recurso é super vantajoso para vender mais na Black Friday!

No entanto, para obter sucesso nessa estratégia é preciso se organizar com antecedência, principalmente na criação de conteúdos completos para clientes que assinam sua newsletter. A partir disso, você pode comunicar essas pessoas acerca das ofertas incríveis e toda preparação que sua loja está tendo para a Black Friday.

Invista em pesquisas para desenvolver e-mails marketing autênticos e originais, que chamam a atenção de seus clientes com o design e assuntos originais dos e-mails.

5ª Dica para vender mais na Black Friday: Supere a ''Black fraude'' e impulsione descontos verdadeiros! 

Para nós, que estamos inseridos no Marketing Digital, hora ou outra nos deparamos, sobretudo em postagens que viralizam nas redes sociais, com consumidores insatisfeitos expondo as atitudes irresponsáveis de lojistas brasileiros. O termo ‘’Black Fraude’’, por exemplo, é bastante repercutido, o que (com razão) redobra a atenção do consumidor.

Diante dessa realidade: não decepcione os consumidores!

Organize sua loja para criar ofertas reais. Não deixe de pensar que se você fizer um bom planejamento para vender mais na Black Friday, a chance dos consumidores dessa data do varejo se tornarem clientes fixos de seu negócio é muito grande.

As pessoas estão cada vez mais informadas, a Internet não é a mesma de décadas atrás, e o marketing digital deve ser responsivo.

Ações voltadas para o engano de consumidores é, na realidade, enganar a si mesmo, além disso, é muito comum a exposição de lojas injustas nas redes, ações erradas viralizam em pouco tempo. Esteja atento às ações infiéis e drible todas elas com responsabilidade. Desenvolva ofertas concretas e seu negócio terá legitimidade no mercado.

Leia também: O que é otimizar as páginas de seu site para SEO?

Dicas bônus para vender mais na Black Friday!

Acreditamos que 5 dicas não são suficientes para te ajudar a vender mais na Black Friday. Por isso, trouxemos algumas dicas bônus para agregar no seu planejamento de vendas nesse período comemorativo. 

  1. Atenção com o pós-venda: Conquiste o seu público! 

A satisfação de seus clientes irá garantir o seu retorno para compras futuras. Toda a dedicação colocada para vender mais na Black Friday, que permitiu a aproximação de novos clientes, pode ir por água abaixo e se transformar num grande prejuízo se o pós-venda não for bom.

A qualidade no seu atendimento pode atrair novos consumidores e consolidar laços com aqueles clientes que rotineiramente consomem os produtos de seu negócio. O bom atendimento é fundamental para que as relações com seus clientes sejam consolidadas e novos clientes passem a fazer parte de seu sucesso.

  1. Crie estratégias de fidelização de clientes

É importante que você mobilize o grupo de atendimento e use todos os artifícios para conquistar ainda mais aquele consumidor que efetuou compras de seus produtos na Black Friday. O seu negócio estará na frente da concorrência, pois segundo a 3º Pesquisa Nacional do Varejo Online, menos da metade dos varejistas online (43%) carregam esse tipo de estratégia.

Separamos este conteúdo para você: Estratégia de Marketing Digital

O seu negócio pode dar um grande passo frente à concorrência a partir desse período, afinal, grandes vendas ocorrem com os eventos de final de ano. Quando tudo ocorre bem nesse período, você está aumentando as chances de retorno do cliente em outras datas.

Para isso, você deve investir em um marketing de conteúdo de qualidade durante todo o ano – e a WebPeak pode te ajudar com isso. Podemos melhorar a sua presença digital, de modo a conquistar novos clientes e fidelizar os atuais. 

Não deixe de nos acompanhar para ter mais dicas para o sucesso de seu negócio! 

Até mais!

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Helder Santos

Marketing Manager