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5 Dicas que você precisa saber sobre Otimização SEO Shopify

29/1/2019

5 Dicas que você precisa saber sobre Otimização SEO Shopify

Shopify é uma plataforma de ecommerce bem flexível e robusta, mas pode ser utilizadas por todos os tamanhos e maturidades de negócio. Como eles mesmo se definem: “Se você vende online, nas redes sociais, na loja física ou no porta-malas do seu carro, a Shopify tem uma solução para você.”

Se você ainda não tem uma loja no Shopify, experimente a plataforma gratuitamente por 14 dias. Sem riscos ou necessidade de cartão de crédito.

Com uma loja do Shopify nova ou até mesmo já consolidada, o marketing e a otimização de mecanismos de busca do seu site (SEO) podem não ser a primeira coisa em sua mente. Mas você sabia que aproximadamente 70% de todos os visitantes de um site vem através do tráfego orgânico?

Se concentrar na comercialização dos produtos é o foco dos lojistas, mas não se pode esquecer que um tráfego qualificado reduz os custos com marketing, e pensando em SEO - que é o menor ROI do mercado -, você não pagará pelo clique ou ficará refém do seu orçamento disponível (para links patrocinados).

A menos que você seja um grande influenciador mas mídias sociais ou tenha uma grande lista de contatos para vender, você precisará confiar no tráfego orgânico para vender on-line (e lucrar mais).

Felizmente, o Shopify faz um bom esforço ao tentar educar seus usuários fornecendo materiais de aprendizagem de SEO, e nós da WebPeak também produzimos diversos conteúdos para te auxiliar a fazer SEO nas principais plataformas!

O pessoal da Casual Ecommce fez um vídeo de como otimizar o SEO dos produtos no Shopify, vale a penas dar uma olhada:

 

Agora, vamos as dicas de Otimização SEO para Shopify!

#1 Dica de Otimização SEO Shopify: Envio de Sitemap

Funciona como um modelo visual textualmente organizado da árvore de páginas de um site. Esse arquivo é estruturado em linguagem XML de forma hierárquica com metadados (última atualização, frequência, prioridade, entre outros fatores).

Otimização SEO Shopify
Nesse exemplo, um bot de pesquisa encontrará todas as oito páginas em um sitemap com uma visita ao arquivo Sitemap XML. No site, ele terá que passar por quatro links internos para encontrar a página 8.

O objetivo dessas informações é facilitar a indexação de sites independente do motor de busca envolvido (Google, Bing ou Yahoo), uma vez que apresenta o caminho completo das páginas que existem no site.

O indicado é que o Sitemap sempre apresente a hierarquia do site que será acessado pelos clientes/usuários (ambiente de produção/ no ar).

Informações que aparecem em um Sitemap:

  • Onde a página está localizada no site (sua URL):  <loc>http://www.meusite.com.br/pagina</loc>
  • Quando foi feita a mudança mais recente na página:  <lastmod>2017-10-15</lastmod>
  • Frequência que a página muda: <changefreq>mensalmente</changefreq>
  • Qual a prioridade da página no site em relação as outras:  <priority>1</priority>
Separamos para você: Reenviar Sitemap para os Principais Buscadores
Otimização SEO Shopify

Uma das vantagens do Shopify é que, depois de criar páginas no seu site, elas são geradas automaticamente em um sitemap XML. Isso economiza o tempo de ter que criar o seu próprio.

Problema: Sem um sitemap enviado ao Google ou a outros mecanismos de pesquisa, você corre o risco de que nem todas as páginas do seu site sejam indexadas, especialmente para novas lojas em que o Google ainda precisa rastrear e indexar totalmente seu website.

Solução: Crie uma conta do Google para webmasters e faça o upload do sitemap. Isso forçará o Google a rastrear novamente seu site por meio do sitemap, o que, por sua vez, pode aumentar a visibilidade de seu mecanismo de pesquisa.

Como usar o Sitemap XML para Impulsionar o SEO

Conforme a internet evolui, os trabalhos de SEO e o Google também evoluem, isso não é diferente quando falamos de Sitemap. Você pode não conhecer as complexidades de como implementar as mudanças de maneira a impulsionar indicadores de desempenho (KPIs) de SEO.

Os Sitemaps XML têm algumas limitações:

  • Um máximo de 50.000 URLs
  • Um limite de tamanho de arquivo não compactado de 50 MB

Sempre que exceder um dos limites, você precisará dividir seus URLs em vários Sitemaps XML. Esses Sitemaps podem ser combinados em um único arquivo que funcionará com um índice de Sitemaps, essencialmente, um sitemap para sitemaps. Isso explica o porque de vermos grandes lojas, blogs e portais de notícias com mais de um Sitemap.

Para que os mecanismos de pesquisa encontrem facilmente todas as páginas do site, você deverá:

  • Enviar seu índice de sitemap para o Google Search Console e as Ferramentas do Bing para webmasters
  • Especificar a URL do índice do sitemap no seu arquivo robots.txt
Para saber mais sobre Bing Webmaster Tools, veja a postagem.

Dados sobre Sitemap WebPeak

A indexação do seu Sitemap, vai além do envio do seu domínio para Google Search Console (GSC), então a ferramenta gera uma TAG que você adicionará ao Robots.txt de sua Plataforma para acelerar a indexação de seu site ao GSC.

Como encontrar essa Tag? É muito Simples, siga nosso passo-a-passo.

Primeiro Selecione o seu projeto, vá em Selecione a Ferramenta > Dados Sobre Sitemap

Otimização SEO Shopify

Você pode fazer a configuração gerando um Sitemap - opção existente via WebPeak - (não recomendado, pois as plataformas geralmente criam esse arquivo automaticamente).

Para criar um Sitemap você pode usar várias ferramentas gratuitas, colocando apenas a URL do seu site e o processo é feito automaticamente.

Veja algumas ferramentas para gerar o Sitemap:

Mais informações? Consulte: Saiba como Criar e Enviar Sitemap Google, sem segredo!

#2 Dica de Otimização SEO Shopify: Títulos de página e Descriptions únicos

Essas tags HTML são apresentadas nos resultados de busca. São apresentados nas páginas de resultados do motor de busca (SERP), exibem trechos de visualização para uma determinada pesquisa e, são importantes tanto para SEO quanto para compartilhamento social.

META TAG TITLE

A Tag Title aparece no bloco de cabeçalho da página, deve conter a palavra-chave escolhida para ser trabalhada e não ultrapassar um limite de 70 caracteres.

A Tag Title é o texto principal que descreve sua página online. Elementos como título tem sido considerados um dos elementos de SEO On-page mais importantes, aparecem em três locais principais: navegadores, as páginas de resultados de pesquisas e sites externos.

META TAG DESCRIPTION

A meta tag Description é útil pois ela simplesmente, explica aos motores e aos próprios usuários que estão pesquisa, sobre o assunto da página. Uma descrição atraente pode motivar pesquisadores a clicar em seu site a partir da SERP, especialmente se a descrição inclui as palavras-chave que eles estavam procurando. Ela facilita o entendimento para o motor de busca.

Sua descrição não deve mais do que 170 caracteres (incluindo espaços).

A Descrição contribui para o aumento da taxa de clique sem seu site: quando se escreve uma boa descrição, isso não só ajuda a manter sua posição no Google, mas também ajuda a obter mais pessoas clicando no seu site e com maior qualidade. Uma descrição bem escrita não só informa aos usuários o que está em sua página, mas também os atrai para visitar o seu site. É como boa fachada. Sites com descrições pobres tem menos cliques e os motores de busca irão reclassificá-lo em favor de outros sites.

Para acessar esses campos, vá em sua loja do Shopify > Preferências para alterar seu Título e Descrição.

Otimização SEO Shopify
Otimização SEO Shopify



Como Criar Títulos e Descrições únicas? Estratégia de Palavras-chave

Não tem como você começar o trabalho de SEO sem compreender a importância das palavras-chave nesse trabalho. Uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave agrega muito valor ao seu negócio, você pode melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave com a ferramenta de pesquisa de palavras-chave da WebPeak.

  • Sugestões de palavras-chave perspicazes mais lucrativas;
  • Sugestões da sua conta Google Search Console (anteriormente Ferramentas do Google para Webmasters) em palavras-chave poderosas;
  • Sugestões de palavras-chave obtidas de sites concorrentes.
Otimização SEO Shopify

#3 Dica de Otimização SEO Shopify: Arquitetura de Informações

A arquitetura de Informações de um site, se refere a melhor estruturação do conteúdo das páginas, de forma que facilite a leitura das pessoas e também dos robôs dos buscadores.

Esses são recursos de programação HTML utilizados para destacar títulos e sub-títulos de uma página/conteúdo. Não é apenas uma questão estética, texto grande ou pequeno, e sim uma hierarquia do que está presente nas páginas do site. A letra 'H' é uma abreviação em inglês para Header, que significa Cabeçalho.

Conceitualmente o H1 é o cabeçalho mais importante, mais forte dentro de um conteúdo e com a fonte maior, além de ser o elemento que o Google utiliza para determinar qual o assunto principal que está sendo abordado.

É recomendado que você utilize apenas um H1 por página, sempre focando na palavra-chave principal que você deseja rankear. As outras Heading Tags, como H2 e H3 (entre as outras), podem ser utilizadas como sub-títulos em uma página, e pensando em SEO, são um excelente recurso para incluir a palavra-chave principal e termos complementares.

Por exemplo: Características do Vestido Florido e Medidas do Vestido Florido (em caso de produtos), Faixas do Albúm OK Computer - Radiohead (em caso de um blog de música).

Meta Tags HTML são marcações de dados em páginas de destino (home, produto, categoria, etc), e devem ser adicionadas entre as Tags de Head no código HTML do site.

Os textos dessas marcações não é exibido na página, mas sim no código dela e diz aos navegadores informações específicas sobre a página. Simplesmente, "explica" a página para um navegador poder compreendê-lo.

Exemplo de um código com meta tags:

<Head> <Title> Título da página/nome do produto</ title> <Meta name = "description" content = "Boa Descrição Aqui"> <Meta http-equiv = "Content-Type" content = "text / html; charset = UTF-8"> </ Head>

#4 Dica de Otimização SEO Shopify: Auditoria Técnica

Essa etapa trata de elementos e técnicas de SEO que não incluem a parte do conteúdo e sim, questões técnicas da loja. É importante monitorar o seu resultado semanalmente para garantir que você está obtendo bons resultados no SERP. Análise de problemas técnicos encontrados em seu site ao longo do tempo, tendo visão geral de seu site, e visão individualizada de cada uma das páginas de seu site.

Aqui você precisa garantir os elementos a seguir com as diretrizes adequadas dos mecanismos de pesquisa:

  • Verificando um arquivo robots.txt para que bots possam rastrear o site;
  • Verifique se o site tem um arquivo sitemap.xml e adicione o sitemap.xml ao Google Search Console;
  • Crie uma conta das Ferramentas do Google para webmasters e confirme sua propriedade;
  • Crie e instale o Google Analytics;
  • Valide HTML e CSS;
  • Corrija qualquer erro de rastreamento e redirecione problemas;
  • Uso adequado de tags de cabeçalho (H1, H2 H3 e assim por diante);
  • Tag canônica e Canonicalização de Domínio;
  • Execute o URL por meio de uma ferramenta como o GTMetrix e o Google PageSpeed ​​Insights para analisar a velocidade do site em todos os dispositivos;

Com nosso conjunto de ferramentas SEO analisar seu site fica muito mais prático, otimizando seu tempo e mensurando dados importantes para seus investimentos futuros.

Analise SEO - On Page, trabalha com módulos que geram os relatórios informando à você sobre a saúde de seu domínio.

Veja os módulos abaixo e os recursos da ferramenta:

  • Problemas On-Site Visão geral;
  • Visão Geral das Landing Pages;
  • SEO da Landing Page;
  • Page Speed Insights;
  • Otimização Mobile;
  • Principais páginas;
  • Análise das principais questões importantes para SEO;
  • Problemas gerais do site e página a página;
  • Geração de Sitemap;
Otimização SEO Shopify

Além de todos os fatores, uma questão CRÍTICA identificada pela ferramenta são os erros de links quebrados da loja e páginas 404 (not found). Esse é um problema bem comum em lojas e sites como um todo, pois é comum que páginas e produtos deixem de fazer parte do catálogo de vendas (seja por coleção ou peças exclusivas, por exemplo).

Para corrigir esse problema que afeta diretamente na experiencia do usuário, é preciso redirecionar a página antiga, para uma nova página que tenha similaridade com a antiga.

Quando usar o redirecionamento 301:

  1. Quando as páginas / produtos do website são removidos / movidos para um novo local e ficam fora de estoque.
  2. Domínios que são movidos permanentemente.
  3. Se houver 404 páginas e conteúdo expirado.

Para acessar: Loja Online > Navegação > Redirecionamentos de URL:

Otimização SEO Shopify



Por exemplo, tenho um Vestido de Algodão Florido que saiu de coleção, eu posso redirecionar para:

  • Categoria de Vestidos;
  • Outro Vestido Florido;
  • Outro Vestido de Algodão;

#5 Dica de Otimização SEO Shopify: Google Analytics e Ferramentas de WebMasters

Se você quiser entender o comportamento dos visitantes do seu website, o Google Analytics é indispensável. Se você trabalha com internet e acompanha nossas postagens, já deve saber da importância dessa ferramenta para o sucesso do seu negócio.

De qualquer forma, é sempre bom reforçar alguns pontos e trazer novas análises essenciais para um bom posicionamento de sites e lojas virtuais.

Dentre as diversas funcionalidades, o Google Analytics permite que você veja métricas como de onde vêm seus visitantes, quanto tempo eles permaneceram no site e onde clicaram entre muitas outras coisas.

Problema: Sem os dados do visitante, é difícil descobrir melhorias de SEO. Um forte entendimento do seu próprio site pode gerar dividendos nas vendas de produtos e na retenção de clientes.

Solução: Inscreva-se no Google Analytics e conecte-o à sua loja do Shopify.

Veja como:

Otimização SEO Shopify

1) Vá para o Página inicial do Google Analytics e clique em "Access Analytics Premium";

2) Clique em "Admin" no menu de navegação superior;

3) No menu suspenso "CONTA", clique em "Criar nova conta";

4) Siga os passos e clique em "ID de acompanhamento";

5) Clique no link "Geral" no menu no backend da sua loja do Shopify;

6) Copie e cole o ID de acompanhamento na seção "Google Analytics";

Pode levar até 24 horas para começar a ver os dados, mas, depois disso, você poderá se familiarizar com a melhoria da integridade e do desempenho de sua loja.

Veja, se você possui um site, independente do segmento, eu sei que você quer que ele tenha um alcance grande e seja resultado de muitas pesquisas no Google.

Quer saber como aparecer na primeira página do Google com a ajuda da WebPeak? Confira nesta postagem: O que é SEO e como fazer SEO.

A Google lista alguns profissionais que podem fazer uso do serviço para além do webmaster. Olha só:

  1. Empresário que delega responsabilidades;
  2. Especialista ou profissional de marketing de SEO;
  3. Administrador do site;
  4. Desenvolvedor da Web;
  5. Desenvolvedor de aplicativos;

Ou seja, você pode ter diversos profissionais da sua empresa utilizando o Google Webmasters para ter um panorama bacana do desempenho do seu site ou blog. Isso se dá porque a ideia é ter realmente um serviço acessível a maior quantidade de pessoas possível.

Todas as vezes que alterar o conteúdo do seu site ou blog, você deverá fazer algumas verificações para que o Google Webmasters continue funcionando e coletando suas informações. A Google lista algumas dessas verificações, selecionamos as mais relevantes para você.

Se adicionar conteúdo novo ao site:

  • Você deverá testar se o Google consegue acessar suas páginas com o Google Bot Fetch.
  • Informe ao Google quais as páginas que serão rastreadas atualizando seu sitemap.
  • Informe ao Google quais páginas não deverão ser rastreadas com robots.txt.
  • Semanas após a postagem, você deverá confirmar se o número de páginas indexadas no seu site está aumentando e se você não tem recursos bloqueados que possam prejudicar o rastreamento do Google das suas páginas.

Você já deve ter percebido os diversos benefícios que a WebPeak tem a oferecer com as melhores ferramentas SEO disponibilizadas para deixar tudo sob controle.

Agora, você deve estar pensando que isso pode estar muito fora da realidade em questões financeiras. Na verdade a WebPeak disponibiliza planos a partir de R$ 398,00/trimestral para que você possa usufruir das ferramentas fazendo uma análise SEO completa.

Otimização SEO Shopify WebPeak

Essa é a sua chance de ter um site totalmente otimizado, com recursos incríveis que irão deixar o gerenciamento do seu negócio muito mais simples e eficaz.

Gostou? Sentiu falta de alguma informação? Conta pra gente nos comentários.

Até a próxima! 🖖




Autor

Mônica De Paula

Alpinista de SERP, profissional em posicionamento digital e estratégias online.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brmonicadepaula@webpeak.com.br

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