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5 dicas sobre como elaborar um press release

22/6/2018

5 dicas sobre como elaborar um press release

O press release é uma matéria jornalística escrita pela assessoria de imprensa. Nesse texto, o assessor trata brevemente de um assunto que seja de interesse do cliente, como o lançamento de um produto, um evento especial ou, até mesmo, algo relevante para a sociedade e que essa empresa possa fornecer dados importantes.

Ao receber um press release, o jornalista pode publicá-lo na íntegra, extrair as informações principais ou convidar algum representante da empresa para conceder uma entrevista e, assim, produzir uma reportagem. Vale notar que o release não é um panfleto comercial, desenvolvido para vender uma empresa, marca ou produto. Ele se baseia em conceitos jornalísticos, focados sobretudo na divulgação de informações de interesse público. Listei dicas sobre como elaborar um press release.

Vamos a elas!

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1ª dica como elaborar um press release:  Título

É necessário que o título do press release seja breve e objetivo. Apesar disso, ele já precisa fornecer alguns dados básicos a respeito do texto como um todo. Ao criar um título para a imprensa, é importante responder ao menos uma das seguintes perguntas: o que é o fato, quem participa dele, onde ele ocorreu, quando e em quais circunstâncias.

Por se tratar de uma frase simples, é possível incrementar a informação e torná-la mais esclarecedora com um subtítulo. Vamos supor que a matéria seja sobre um novo produto para a celulite. O título pode ser “Empresa X desenvolve novo creme para a celulite” e no subtítulo caberia destacar “Produto estará disponível para a venda a partir do próximo mês”.

Leia mais: Dicas de como escrever títulos inesquecíveis

2ª dica como elaborar um press release: Conteúdo

A estrutura de um press release é a mesma de uma matéria escrita por um profissional que trabalha na redação jornalística. No primeiro parágrafo, é importante terminar de responder as dúvidas em relação ao tema principal (quem, quando, onde, como), sem repetir o que está no título.

Os demais parágrafos podem ser organizados de acordo com a importância. No topo, ficam as informações mais relevantes, enquanto embaixo os dados complementares. Esse é o modelo chamado de pirâmide invertida, que prioriza a leitura, já que se alguém não puder ou quiser ler até o final, ao menos captou no começo o que havia de mais importante.

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3ª dica como elaborar um press release: Contato

O último parágrafo é destinado às informações do cliente. Afinal, ao receber o texto, o jornalista precisa saber qual é a empresa responsável pelo conteúdo e como contatá-la, se for necessário.

Na parte do contato é aconselhável escrever “sobre a empresa X”, pois essa já é a formalidade no meio jornalístico. Depois desse título, vale a pena descrever brevemente o que a companhia desenvolve e desde quando atua.  O final deve conter ainda o site e o endereço do cliente, além de um telefone e e-mail para contato.

4ª dica como elaborar um press release: Editorial x Publicidade

Para que o press release desperte o interesse do jornalista em produzir uma reportagem ou publicá-lo na íntegra, é fundamental que o texto tenha caráter editorial. Esse tipo de publicação não pode soar como uma publicidade, pois isso prejudicaria a própria imagem do veículo que a publicasse e o interesse do leitor.

O press release bem sucedido é aquele que informa, gera debates e/ou convoca o leitor para alguma ação, como um evento por exemplo. Já a publicidade tem outro espaço exclusivo, dedicado só a ela, sem competir com o jornalismo de fato.

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Por isso, é comum dizer que a assessoria gera a mídia espontânea e não a publicidade - que, aliás, é paga. Aparecer na imprensa é diferente de se expor de maneira publicitária, embora as duas áreas tragam benefícios para divulgar qualquer marca.

Até a próxima!

Autor

Michel Gildin Acherboim

Apaixonado por Empreendedorismo, Marketing e Vendas.

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