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5 maneiras de provar o valor de SEO para seus clientes

26/3/2019

5 maneiras de provar o valor de SEO para seus clientes

O algoritmo do Google evoluiu. 

Por meio da inteligência artificial e dos avanços de machine learning, ele está sendo continuamente melhorado. E isso torna cada vez mais difícil chegar ao topo da primeira página do Google.

Com o SEO se tornando mais desafiador e os motores de busca mudando constantemente, provar o valor de SEO para seus clientes existentes e em potencial é imprescindível.

Vamos descobrir?

Provando o Valor de SEO

valor de seo

Entre as melhores maneiras de provar o valor de SEO estão:

  • Usar um modelo de ROI (retorno sobre o investimento) para mensurar as melhorias;
  • Usar dados de pesquisa paga para mostrar o custo de aquisição de tráfego por esse meio;
  • Obter um orçamento teste;
  • Comprovar seus resultados através de relatórios;
  • Mostrar as conquistas dos concorrentes.
Não deixe de ler - Aprenda a calcular ROI e seja assertivo em seus investimentos

Entenda como funciona cada uma delas a seguir.

1. Mensure o Valor de SEO por meio do ROI

valor de seo

Acompanhar o retorno sobre o investimento (ROI) é uma das melhores formas de demonstrar aumento de visibilidade, tráfego e receita.

Usando uma ferramenta de palavras-chave, você encontra as principais informações sobre suas palavras-chave num dashboard intuitivo.

O objetivo deste modelo é coletar palavras-chave usadas num determinado domínio por meio de pesquisa orgânica. E, em seguida, identificar seu valor de SEO: palavras-chave com alto potencial de conversão.

Depois que essas palavras-chave forem identificadas, elas devem ser agrupadas em categorias semelhantes para facilitar a criação de conteúdo no site. Assim, você consegue melhorar a classificação dos domínios para essas palavras-chave e aumentar as conversões.

Idealmente, esses dados devem ser coletados por meio de relatórios de pesquisa paga, já que eles permitem estimar o verdadeiro potencial de conversão das palavras-chave.

Entre as possíveis fontes de dados estão:

  • Palavras-chave: WebPeak, Pesquisa de sites internos, análises de SEO, SEMrush, DataCube, Ahrefs, ferramenta de palavras-chave do Google;
  • Média de pesquisas mensais: WebPeak, SEMrush, DataCube, Ahrefs, Ferramenta de palavras-chave do Google, E / S de palavras-chave.
  • Conversão: Analytics, ferramentas de relatórios de conversão, dados do Google Ads, estimativas de clientes.
  • Rank de busca do domínio: WebPeak, Ahrefs, SEMrush.
  • Compartilhamento de cliques por motores de busca: com base nos melhores dados do setor disponíveis.

Se o cliente em potencial solicitar que você projete um aumento na receita usando esse modelo, basta multiplicar o tráfego. 

Ou seja: cliques projetados x taxa de conversão x taxas de fechamento x venda média.

Por exemplo, um comércio eletrônico de roupas infantis em São Paulo tem uma venda média de R$ 10.000 por mês. Eles geram leads a uma taxa de 30% e têm uma taxa de conversão de 5%.

Em seu modelo de ROI, você projeta 500 cliques para eles por mês. 

Para calcular a receita potencial, você multiplicaria 500 (cliques) x 5% (taxa de conversão) x 30% (taxa de fechamento) x R$ 10.000 (venda média) = R$ 75.000 por mês.

2. Compare o Valor de SEO vs. Pesquisa Paga

Outra maneira de mostrar o valor de SEO é compará-lo com o custo de obter tráfego via pesquisa paga. Em alguns casos, vale a pena ir atrás dessas palavras-chave organicamente porque seria muito caro comprá-las.

Para estimar o custo e justificar o valor de SEO:

  • Analise o número de palavras-chave para pesquisa paga no segmento.
  • Inclua com que frequência essas palavras-chave são pesquisadas para cada ano.
  • Use os CPCs médios para dividir o modelo em participação de mercado diferente para ver quanto custaria (por exemplo, 5%, 15%, 30%).
Conteúdo para você - Links patrocinados x busca orgânica: Qual a diferença?

3. Obtenha um orçamento teste

valor de SEO

Outra maneira de provar o valor de SEO é pedir ao seu cliente um pequeno orçamento teste.

Neste teste, você poderá demonstrar que pode obter algumas pequenas vitórias e melhorar o desempenho orgânico.

Uma maneira de executar o teste seria obter cinco links de alta qualidade para uma página otimizada existente sem links. 

Não deixe de ler - Domain Authority: Saiba a Importância da Autoridade de Domínio para SEO

Certifique-se de medir os resultados antes e depois dos rankings após alguns meses.

Se os links forem a única coisa que você criou na página, poderá mostrar que os links tiveram um impacto positivo na visibilidade e, esperamos, no tráfego.

Você também pode fazer outros testes com técnicas de conteúdo e fora da página para mostrar aumentos nas palavras-chave e outras horas extras das métricas de desempenho.

Realizar um piloto pode mostrar que você obterá resultados, mesmo com um orçamento pequeno.

Você pode mostrar resultados mês a mês em impressões, cliques e consultas.

Digamos que você fez uma análise para o cliente em potencial. Você precisa:

  • Expandir o conteúdo de uma página para ser mais relevante para consultas segmentadas.
  • Criar um conteúdo mais holístico, que atenda às intenções do usuário e responda às perguntas.
  • Torne a página mais útil ou relevante no momento.

Os dados do Google Search Console podem ser seus melhores amigos na hora de provar o valor de SEO. Mas leve em consideração que o SEO não é imediato e leva tempo para mostrar resultados.

4. Comprove seus resultados através de relatórios

Números não mentem.

Provar o valor de SEO para seus clientes mostrando cliques e impressões por meio do Google Search Console é uma maneira de obter dados, mas também há outras maneiras de mostrar melhorias nos relatórios.

Uma boa métrica é quantas palavras-chave você está focando agora, em comparação com 3 ou 6 meses atrás. Lembre-se indicar o posicionamento delas nos motores de busca.

Depois que o seu site começar a melhorar na classificação, você provavelmente começará a receber mais tráfego e, esperamos, conversões.

5. Mostre as conquistas dos concorrentes

A última maneira de provar o valor de SEO é mostrar que os concorrentes estão à frente nos motores de busca. Esses dados podem ser facilmente obtidos a partir de ferramentas de terceiros, como o SimilarWeb. 

Apontar o crescimento dos outros pode desencadear um gatilho no seu cliente.

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Os clientes detestam quando o principal concorrente os supera e implementam estratégias de SEO, como o desenvolvimento de novos conteúdos, que os ajudam a classificar melhor no Google.

Quando você mostra a eles os dados e estima quanto tráfego e conversões os concorrentes estão obtendo, você pode provar o valor de SEO por contraste.

Nós todos sabemos que os resultados dos esforços de SEO não são imediatos. 

Ao provar o valor de SEO para seus clientes, seja em termos de visibilidade ou receita, é importante ter isso em mente.

Precisa de ajuda para provar o valor de SEO para seus clientes? Mande uma mensagem para a WebPeak! :)

Este texto é uma tradução e adaptação do artigo “The Top 5 Ways to Prove the Real Value of SEO”, publicado pelo Search Engine Journal.

Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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