5 passos de como montar uma loja virtual

2/8/2018

5 passos de como montar uma loja virtual

O comércio digital tem se desenvolvido cada vez mais depressa, e as lojas online têm se tornado a melhor opção de negócios nos últimos anos. Porém, ainda existem muitas pessoas com dúvidas na hora de montar uma loja virtual de sucesso, por isso este artigo tem como missão ajudar a montar sua loja virtual passo a passo.

Antes de começar, é necessário ter em mente todos os prós e contras que podem ser encontrados pelo caminho, cada nicho tem suas especificidades e é preciso conhecer seu campo de atuação para que assim dê início a sua loja virtual.

Outro ponto importante a ser lembrado é que, optar por uma loja virtual achando que é a opção mais fácil pode trazer dores de cabeça no futuro. O e-commerce exige a mesma dedicação que uma loja física, são os mesmos procedimentos de publicidade e marketing, gestão, relacionamento com o cliente, mudando apenas os meios para os fins, ou seja, ao invés de vender como loja física, venderá pela internet.

A partir daí já pode ser iniciado o processo para montar uma loja virtual, no momento que decidir fazer do e-commerce seu negócio real e não apenas algo esporádico, a chances de ter sucesso na investida aumenta consideravelmente, podendo te colocar como um concorrente à altura.

Agora passaremos para o passo a passo para você montar uma loja virtual de sucesso!

Vamos lá!

Leia também: Passo-a-passo simplificado de como criar uma loja virtual do zero

Passo a passo de como montar uma loja virtual

O mercado digital, assim como qualquer outro, exige planejamento, dessa forma, é bom partir deste princípio! Para qualquer negócio de sucesso é preciso ter uma estrutura muito bem alicerçada e isso exige tempo.

Para montar uma loja virtual de sucesso é fundamental investir horas para elaborar estratégias, assim como se dedicar as configurações da plataforma escolhida. Caso essa prévia não seja realizada da forma correta, o resultado será uma loja desorganizada, sem garantir a praticidade necessária.

1º passo como montar uma loja virtual: determine o público-alvo

Antes de montar uma loja virtual é muito importante definir o público-alvo. O sucesso do seu e-commerce vai se dar com a determinação correta do seu público. Se quer saber o que precisa para montar uma loja virtual, primeiro é preciso saber para quem vai vender.  

Qual será o perfil do seu cliente? Busque os possíveis interesses, faixa etária, onde seu público está centralizado, a renda dessas pessoas, e hábitos na internet.

Pode até parecer dados difíceis de serem adquiridos, mas com as ferramentas adequadas é possível sim saber todas as informações necessárias para o seu negócio. O Google Trends e Google Display Planner, são exemplos de ferramentas que podem traçar o perfil que você precisa para seu e-commerce.

Leia mais: Google Webmaster Tools: Conheça mais sobre

2º passo como montar uma loja virtual: desenho do mix de produtos

Após ter definido seu público-alvo, chegou a hora de definir o seu mix de produtos. O mercado digital é imenso e extremamente competitivo, e é por conta disto que o recomendado para quem vai montar uma loja virtual é evitar brigas com os grandes players. No entanto, o que torna possível a ascensão das lojas virtuais é optar por nichos de mercado, ou seja, produtos que possuem uma procura considerável, porém que não constam no alvo das lojas virtuais mais poderosas do ramo.

Um exemplo clássico de tudo isso é que, muitas lojas virtuais estão optando por serviços personalizados, além de serem os produtos mais desejados e procurados pela internet, ainda é possível conseguir um lucro considerável com estes itens. Você encontra canecas, agendas, camisetas e acessórios em qualquer lugar, mas ter um destes itens com exclusividade sempre é mais interessante.

3º passo como montar uma loja virtual: escolha a plataforma

Este com certeza é um dos pontos mais discutidos e procurados por quem quer montar uma loja virtual de sucesso. Definir qual plataforma utilizar no e-commerce nem sempre é uma tarefa fácil, é necessário muita pesquisa de campo para tomada de decisão.

Existem várias opções de plataforma no mercado, com ferramentas e preços muitas vezes bem distintos, neste caso é preciso saber qual o objetivo principal e optar pela plataforma que melhor atende suas necessidades.

Temos um post completo sobre plataformas que pode te ajudar nessa escolha tão delicada.

Não deixe de ler: As melhores plataformas de ecommerce para PME

4º passo como montar uma loja virtual: estratégias de marketing digital para e-commerce

Um dos fatores atuais mais considerados em questões fundamentais para o sucesso de uma loja virtual. Após ter feito todos os processos de definir público-alvo, produto e plataforma, chega a parte que vai ser a chave para alcançar os seus objetivos.

É necessário criar uma estratégia de marketing digital poderosa para o seu e-commerce, e começar a trabalhar nela desde o início, afinal, existem algumas questões como o SEO, por exemplo, que estão anexadas à urgência da sua posição no Google. Caso isso seja ignorado os riscos em termos de gastos são muito maiores, uma vez que será necessário refazer partes do projeto, ou pior, refazer toda loja.

Outros meios do marketing como canais de divulgação, são muito importantes, pois são responsáveis tanto pelas buscas orgânicas, quanto em links patrocinados. Mídias sociais e e-mail marketing, são uma outra variante que precisam de estratégias bem claras, até mesmo para ser possível definir os recursos que devem ser exigidos da plataforma.

Saiba mais: 10 estratégias de marketing para vender mais

5º passo como montar uma loja virtual: logística da sua loja virtual

Uma dúvida muito comum está em torno de como será a logística do e-commerce. Ao montar uma loja virtual é preciso pensar em como estes produtos serão entregues aos clientes, o que as vezes torna a decisão bem difícil.

Um dos meios mais utilizados até então são os Correios, mas infelizmente quando se trata de qualidade do serviço, muitas vezes pode deixar a desejar, uma vez que já sabemos que não existe muito comprometimento com datas de entrega por ser uma categoria instável, propensa à greve, entre outros fatores que podem impedir as entregas nos tempos corretos, e integridade dos produtos entregues.

A recomendação é que se possível, invista na contratação de um fornecedor de serviços logísticos voltado para lojas virtuais. Ter uma empresa encarregada das questões de entrega, ou até mesmo uma logística reserva pode ser ideal para o seu negócio.

Separamos mais um conteúdo para você: 9 Dicas para melhorar a gestão de estoque em sua loja virtual

Dica extra: invista em SEO para montar uma loja virtual

O SEO com certeza está nos principais meios de resultado no comércio online. Mesmo depois de especulações de que o famoso SEO (Search Engine Optimization) não seria mais tão importante, ele ressurgiu como uma estratégia forte para o mercado digital.

No SEO para e-commerce as estratégias não são diferentes, na verdade é essencial ter a otimização para que a loja virtual possa sobreviver no meio das disputas acirradas da concorrência.

Conheça as ferramentas de SEO da WebPeak:

Leia também: SEO para E-commerce: Otimização para lojas virtuais  

Aproveite essas dicas e monte sua loja virtual de sucesso!

Até a próxima! :) 

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

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