5 tópicos rápidos para você saber o que é email marketing e sua importância

20/6/2018

5 tópicos rápidos para você saber o que é email marketing e sua importância

O email marketing ainda está muito vivo!

As razões que levam você a focar neste recurso para suas práticas de marketing estão relacionados a tópicos que vamos destacar no decorrer do texto. Mas queremos nesta introdução destacar que por mais que a história do email marketing seja antiga, que teve seu início no fim da década de 1970, e teve a ideia massificada apenas 1990, a estratégia ainda é super eficiente.

Quero te mostrar os motivos! :)

Vamos lá!

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O que é email marketing

Se tratando de datas para explicar o email marketing, destacamos na introdução quando surgiu a ideia e quando ela foi massificada. Porém, outro ponto importante é que nos anos 2000 ficou muito claro que apenas enviar emails não era suficiente, era preciso mais.

Desde desse momento compreendeu-se com clareza que fazer email marketing efetivo era a solução contra a estagnação de emails na caixa de spam, e dessa forma se tornou uma boa prática para disseminar os negócios online, sobretudo com o surgimento de tecnologias, como smartphones e novas formas de relacionamento, como as redes sociais.

Muitas pessoas pensaram que com o crescimento das mídias sociais o email marketing ficaria para trás, mas isso não aconteceu. Vamos abordar em 5 tópicos o motivo do email marketing ser importante.

1ª importância do email marketing: Alcance

Embora exista o preconceito de que o email marketing não é viável, podemos provar o contrário partindo do princípio de que o email é a atividade mais corriqueira da internet. Se você conseguir explorar esse potencial, será a porta de entrada para grandes transações.

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A partir do momento em que é criado uma base de contatos (e isso exige um bom tempo de atuação), é possível interagir com um número maior de pessoas e com um custo bem mais baixo, e quando se trata de engajamento essa estratégia não pode ser deixada de lado. As estratégias de marketing digital englobam muitas ações, e por isso desenvolver em muitas delas é extremamente importante.

2ª  importância do email marketing: Segmentação

O alcance de mais pessoas é o fator inicial do processo. Da mesma maneira que você pode conseguir um alto alcance com email marketing, também é possível segmentar os leads com base em outras informações, como localidade, produto ou serviço que foi consumido, interesses, ou qualquer outra informação que você considerar importante para o seu negócio. O melhor de tudo é que, ao segmentar sua base de comunicação com o cliente irá melhorar muito, até mesmo para a produção de outros conteúdos.

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Uma sugestão é criar campanhas para clientes que consumiram determinado produto ou serviço, oferecendo coisas que sigam a mesma linha de interesse. 

Também é possível criar ações exclusivas para a audiência de determinada localidade, ou elaborar conteúdos para que esses leads consumam previamente.

3ª importância do email marketing: Personalização

Na hora de pensar em uma boa prática de relacionamento com seus leads o email marketing é ideal, você pode criar uma comunicação completamente personalizada para encantar os usuários de forma bem pessoal. Receber um email onde você é chamado pelo nome, ou pelo jeito que prefere ser chamado, tendo em vista os produtos consumidos e onde ele está localizado pode fazer toda diferença.

A melhor parte do email marketing é a possibilidade de falar com cada grupo ou pessoa de maneira específica, ou seja, dá para fugir do padrão com conteúdos genéricos e títulos desinteressantes, e tornar a leitura atrativa e acolhedora.

Ao elaborar um bom conteúdo de email marketing com toda certeza você terá mais engajamento para sua marca. Tenha muito cuidado na elaboração e programe os envios de forma estratégica para não se tornar spam.

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4ª importância do email marketing: Aumento de vendas

Infelizmente, grande parte das empresas não sabem que já possuem leads e por conta disso acabam mantendo sua base de contatos esquecidas, e isso pode ser um problema bem grande em questões de relacionamento com o cliente. A partir do momento que esse potencial for reconhecido os clientes podem ser surpreendidos com novos emails, fazendo com que eles se lembrem da sua marca.

Quando você envia um email precisa estar preparado para o que pode vir a seguir, pode ser um pedido de orçamento, ou então mais visitas em seu site, então tudo precisa se encaixar.

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Vale lembrar que o aumento de vendas se dá por consequência de muita dedicação, ter uma estratégia de envio de conteúdos e possuir um bom relacionamento com o cliente já é um bom começo, sem contar que é essencial para os negócios.

5ª importância do email marketing: Redução de custos de marketing

Com uma estratégia de nutrição de leads é possível estreitar a relação com os usuários, por isso é de extrema necessidade investir no bom relacionamento tanto com clientes, como potenciais clientes.

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Neste caso o email marketing além de ser muito eficaz, ainda beneficia a empresa quando se trata de custo x benefício, quando os conteúdos são bem aplicados há uma redução nos custos do setor de marketing.

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!

Até a próxima!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

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