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6 Dicas para Escrever Conteúdo Otimizado para SEO

20/5/2019

6 Dicas para Escrever Conteúdo Otimizado para SEO

Não há dúvidas de que, hoje, se você não investe em um bom marketing de conteúdo, provavelmente está perdendo dinheiro e deixando de alcançar clientes em potencial. E a essência dessa técnica que tem crescido cada vez mais, certamente é o conteúdo otimizado para SEO.

Diante de um cenário em que os anúncios invasivos perderam completamente a eficiência na hora de conquistar novos clientes, investir em um conteúdo atrativo que apareça nas primeiras páginas de pesquisa do Google é fundamental. Mas a grande questão é que muitos empresários, mesmo aqueles que já aplicam o Inbound Marketing, ainda não sabem muito bem como escrever um conteúdo efetivo.

Você quer descobrir dicas para escrever conteúdo otimizado para SEO e começar a transformar o marketing de sua empresa? Nos acompanhe neste artigo e confira alguns dos passos mais importantes na hora de produzir blogposts atrativos!

dicas para escrever conteúdo otimizado para seo

Mas, afinal, como escrever conteúdo otimizado para SEO?

A verdade é que muitos ainda enxergam o SEO (Search Engine Optimization) como um grande bicho de sete cabeças. Mas aplicar técnicas de SEO é relativamente simples, leva muito menos tempo do que você imagina e ainda traz resultados de médio e longo prazo satisfatórios.

Porém, é preciso ter em mente que essas técnicas exigidas pelo Google para rankear o site de sua empresa evoluem o tempo inteiro com o objetivo de levar a melhor experiência possível para o usuário. De fato, se o seu objetivo é agradar os crawlers do buscador e aparecer nas primeiras páginas de pesquisas, o melhor que sua empresa pode fazer é focar esforços em agradar o público-alvo, produzindo conteúdo de alta relevância para ele.

Abaixo, você vai descobrir algumas das dicas para escrever conteúdo otimizado para SEO sem complicações. Confira!

1. Entenda como seu público-alvo pensa

Se o objetivo do Google é entregar uma boa experiência de busca para o usuário com conteúdo de qualidade, não é muito difícil entender porquê pensar no público-alvo deve ser o primeiro passo de sua empresa. Seja para começar a montar a estratégia, seja para escrever conteúdo otimizado para SEO, esse passo é fundamental e dita a eficácia do material produzido.

Nesse momento, é importante que você entenda quem é o seu público, com o quê ele trabalha, seus desejos, dúvidas, e, principalmente, problemas que ele possui que podem ser solucionados pela sua empresa. Assim, você entende melhor a maneira como seu cliente em potencial busca por soluções no Google.

2. Encontre as palavras-chave certas

Que as palavras-chaves são um dos pontos principais para escrever conteúdo otimizado para SEO, você já sabe. Porém, a verdade é que esse processo se torna muito mais eficiente e fácil a partir do momento que você conhece melhor seu cliente em potencial, que foi o passo que ensinamos no tópico anterior.

A partir do momento que você reconhece as características gerais de seu público, ou persona, definir a relevância de um termo de busca para seu cliente é muito mais fácil. Além disso, também é importante que você leve em consideração o volume de buscas que esses termos recebem mensalmente e o potencial de rankeamento que esses termos possuem.

De um modo geral, conteúdos que usam palavras-chave com alta concorrência no Google são mais difíceis de rankear. Por outro lado, os termos com média ou baixa concorrência podem ser uma grande oportunidade para sua empresa, principalmente quando os termos estão relacionados às etapas de meio e fundo de funil.

3. Foque nas tags para conteúdo otimizado SEO

Um dos segredos para produzir conteúdo otimizado, certamente, é usar o melhor da estrutura de Tags a favor de sua empresa. A construção de um texto dividido em Meta Tags, como a Meta Title, Description Tag e Heading Tags é crucial para rankear um texto no Google, além de dar uma experiência de leitura melhor para o leitor.

Meta Title Tag

Também conhecido como Título ou H1, a Meta Title é um dos fatores mais importantes para rankear um blogpost no Google. Pesquisas apontam que incluir uma palavra-chave de cauda longa nessa tag pode aumentar as chances do texto aparecer nas primeiras páginas de pesquisa, além de tornar o tema do blogpost mais claro para o leitor.

Meta Description Tag

Apesar do Google afirmar que não usa oficialmente a Meta Description como fator de rankeamento, a verdade é que adicionar a palavra-chave principal na descrição do post pode dar algumas vantagens. Durante a pesquisa, caso você use palavras-chaves na Meta Description, os termos buscados aparecerão em negrito para o usuário, o que destaca seu texto da concorrência e pode facilitar o clique.   

Heading Tags

Agora, claro, as Heading Tags. Mais conhecidas por todos como os títulos e subtítulos do texto (H1, H2, H3 e assim por diante), inserir palavras-chaves e variações das mesmas em ao menos um H2 é fundamental e pode auxiliar o blogpost a rankear nas primeiras páginas do Google.

4. Trabalhe com links internos

Outra dica para escrever conteúdo otimizado para SEO, colocar links internos no artigo é uma maneira de manter o usuário por mais tempo dentro do seu site consumindo conteúdos que são do interesse dele. Não à toa, tempo de permanência alto é um dos critérios do Bounce Rate e é lido pelo Google como sinônimo de que o site de sua empresa está oferecendo uma boa experiência de usuário.

Além disso, colocar links internos em seus artigos também facilita a vida dos crawlers do Google e torna a navegação pelo seu site muito mais prática, tanto para o buscador como também para o cliente em potencial de sua empresa.

dicas para escrever conteúdo otimizado para seo

5. Adicione imagens com otimizações

Uma técnica de otimização de SEO ainda pouco conhecida, mas que também pode criar oportunidades, é a otimização de imagens do blogpost. Não há dúvidas de como imagens melhoram a experiência de leitura do usuário e tornam textos longos mais amigáveis para o leitor, mas há também outras técnicas envolvidas que podem tornar até a imagem um fator de rankeamento no Google.

Apesar do próprio buscador não deixar claro o papel da imagem no rankeamento, a verdade é que a mesma pode ser otimizada e aparecer em buscas no Google Imagens, por exemplo, dando mais chances para seu texto superar o da concorrência. Dentre as otimizações possíveis, você pode acrescentar a palavra-chave no Texto Alt da imagem, no nome do arquivo e até mesmo na legenda da foto.

6. Escolha o tamanho ideal do texto

Ainda não há provas nem um consenso sobre o tamanho ideal do texto para web, mas é comum apontarmos textos “profundos” e “longos” como uma boa dica para escrever conteúdo otimizado para SEO. Afinal, se o foco do Google é agradar ao máximo o usuário, oferecer conteúdos mais profundos e completos é uma boa alternativa de agradar tanto o leitor como também, consequentemente, o buscador.

Já existem até alguns estudos que indicam que há uma recorrência de textos mais longos nas primeiras páginas de resultados do Google, com conteúdos que até mesmo superam 1800 palavras. Mas o ideal mesmo é que você trabalhe com textos bem escritos e informativos, sem, no entanto, enrolar o leitor com conteúdo sem sentido.

E então, está pronto para aplicar todas essas dicas de como escrever conteúdo otimizado para SEO? Se você gostou do conteúdo, acompanhe nosso blog e tenha acesso a outras informações cruciais para tornar o seu site uma referência nas pesquisas do Google!


Autor

Naiane Ramos

Sou uma redatora apaixonada por marketing de conteúdo, livros e tudo de bom que a internet tem a oferecer.

Linkedincontato@webpeak.com.br

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