Marketing

6 Formas de Aplicar a Inteligência Artificial no Marketing Digital

Margot, um bot WebPeak

Robôs não são seres de outro mundo, robôs não querem tomar o trabalho de nenhum humano, robôs são amigos da sociedade. Robôs tem sentimento.

A Inteligência Artificial tem vindo a impactar cada vez mais todas as áreas: desde as viagens, passando pelos serviços de saúde e de segurança, até ao marketing digital.

É indispensável a utilização de IA para criar estratégias e soluções competitivas e permanecer na frente da corrida. É possível fazer com maior facilidade a ponte entre a análise de dados (em grandes quantidades) e a criação de uma forte estratégia, indo ao encontro dos desejos dos clientes e prevendo as suas ações.

6 formas de aplicar Inteligência Artificial no Marketing Digital:

1 - Criação de Conteúdo com IA

Pode parecer um pouco confuso e talvez intrigante, mas sim, é possível a criação de conteúdo com IA, sem recorrer a um criador de conteúdo para esse efeito.

Como? Através de ferramentas como Wordsmith, softwares que processam e analisam milhares de documentos de forma a conseguirem criar o melhor conteúdo possível, ajustando-se ao estilo de escrita e regras/normas de cada empresa.

Ainda assim não é possível escrever todo o tipo de artigos, mas coisas relativamente mais curtas e simples como a descrição de um hotel, o resumo de um filme, relatórios de negócios ou até mesmo resumos de jogos desportivos.

Esta pode ser uma grande ajuda para marketer pois deste modo consegue poupar tempo e dinheiro no seu trabalho diário.

2 - Criação de Conteúdo em Chatbots

Um chatbot é um programa de IA que consegue simular conversas com os utilizadores, tentando ao máximo que a linguagem seja natural.

Assim, principalmente grandes empresas, podem predefinir respostas para as perguntas mais frequentes ou até guiar os utilizadores ao produto/serviço que pretendem. Captar a atenção nesta primeira fase pode ser crucial, daí a importância de uma conversa mais personalizada e não monótona!

Vantagens da sua utilização são a capacidade de enviarem várias respostas em simultâneo, o temperamento não se altera, a rapidez na resposta e claro a poupança em tempo e dinheiro, sendo que não é necessário o trabalho humano.

Já existem empresas que são especializadas em criar chatbots personalizados para cada empresa e mercado. Aqui na WebPeak desenvolvemos com a tecnologia da Zoho.

formas de aplicar inteligencia artificial no marketing digital - webpeak

3 - Marca

A marca (branding) é um dos fatores mais importantes para o marketing digital. Uma marca forte é meio caminho andado para o sucesso.

A força da IA veio ajudar a melhorar todos os aspetos da marca:

- A parte visual, ou seja, a identidade própria da marca: o logotipo. Nesta parte podemos ter uma grande ajuda de empresas como a Tailor Brands, especialistas na criação de logos

- Melhorar a estratégia: criando uma personalidade mais emergente com os utilizadores e diferenciando-se da concorrência, ajudar a perceber como falar com os utilizadores (se de uma forma mais ou menos formal e mais ou menos regular), qual o melhor conteúdo e onde e como partilhar esse conteúdo.

4 - Campanhas de Marketing por Email

É cada vez mais difícil captar a atenção dos utilizadores quando se envia um email, na grande maioria dos casos nem sequer o abrimos com o pensamento de este ser spam ou mais um que foi enviado de igual forma para outras milhares de pessoas. A chave está em enviar emails personalizados e assim se ganha a atenção.

É nesta fase que a IA faz toda a diferença. Através da análise de quantidades enormes de dados é possível perceber os comportamento e preferências de cada utilizador, que tópicos mais gosta de ler e visualizar, a quantidade de tempo que fica em cada website e em que páginas e criar padrões para os mesmos.

Numa segunda fase, com toda esta informação, a IA consegue criar um email personalizado para cada um dos utilizadores, sejam eles 10, 1000 ou 10.000, captando assim mais facilmente a sua atenção e um elo de ligação maior.

5 - Otimização de Pesquisa por Voz

A pesquisa por voz tem tido um aumento significativo principalmente através do telemóvel, daí a sua relevância. A pesquisa por voz evoluiu para reconhecimento de voz e mais atualmente para compreensão da voz.

Para uma boa otimização é necessário:

- Conhecer o tipo de cliente e que dispositivo usam: informação em tempo real ajudam o marketer a perceber em que ocasiões mais utilizam a pesquisa por voz

- O foco deve ser nas long-tail keywords, ou seja, nas palavras chave mais completas e com mais detalhe, em vez de tentar simplificar

- Criar páginas com respostas às perguntas mais frequentes (que normalmente começam por quem, o quê, onde, quando, porquê ou como)

- Facilidade de utilização através do celular

6 - Compreensão do Cliente com Base em IA

A percepção dos comportamentos e padrões dos clientes foi revolucionada com a IA, pela rapidez e eficácia com que é feito. 

Para construirmos um produto/serviço que vá ao encontro das necessidades, desejos e motivações dos clientes, primeiro deve ser feito o estudo do tipo de cliente que temos: criar uma persona.

Esta persona é criada através dos dados que possam ser analisados e que possam proporcionar uma melhor relação cliente-marca. Dados estes como:

- Interações com a página, em que parte passa mais tempo e para onde olha mais tempo

- Comunicações anteriores

- O que gosta de comprar

- O sexo e a idade

- Passatempos

Conclusão

A aplicação de Inteligência Artificial no marketing digital ainda está numa fase inicial, contudo é seguro dizer que é uma ferramenta com um enorme potencial e que os marketers devem começar a utilizar e adaptar ao seu trabalho, pois com o passar dos anos e com o surgimento de novas funcionalidades, a sua eficiência e eficácia vai ter ainda maior impacto.

Se há um momento exato para começar a trabalhar com IA é este o momento, devido ainda estar no início e portanto é mais fácil de acompanhar a evolução se já tivermos algum conhecimento de como funciona e/ou pode funcionar.

O mais importante é nunca baixar os braços e estarmos sempre dispostos a abraçar novos desafios e novos modos de pensar e trabalhar. A evolução faz parte da vida, e esta é uma nova realidade!

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