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7 Técnicas de SEO para aumentar o Tráfego Orgânico

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Procurando impulsionar seu SEO? 

Experimente esta lista de técnicas de SEO acionáveis ​​e fáceis de entender por tamanho. A maioria das listas de técnicas de SEO são bastante vagas, você certamente já deparou com ‘’incentivos’’ como:

  • Escreva um ótimo conteúdo
  • Construa alguns backlinks
  • Otimizar para Rank Brain

Neste post, acabamos com a ambiguidade e focamos em algumas técnicas de SEO acionáveis ​​que geram resultados, ou seja, podem aumentar o tráfego orgânico.

Boa leitura! 

Conheça 7 Técnicas de SEO para aumentar tráfego orgânico

1. Melhore os títulos e as descrições para aumentar a CTR

SEO não é apenas sobre classificação. 

Digamos que você esteja em primeiro lugar para uma palavra-chave com milhares de pesquisas mensais. Você não obterá tráfego a menos que as pessoas realmente cliquem em sua página nos resultados da pesquisa.

É por isso que é importante otimizar para cliques. Mas como?

Duas coisas principais afetam sua taxa de cliques (CTR):

  • Etiqueta de título
  • Meta Descrição

Estas são as duas tags HTML que aparecem nos resultados da pesquisa… e eles são tudo que você precisa ganhar para clicar.

Portanto, você precisa torná-los o mais atraentes possível:

  • Incluindo palavras de “poder”;
  • Deixando a frase clara;
  • Demonstrando um benefício claro;
  • Alinhando-os com a intenção de pesquisa

Mas é o seguinte: não importa o quanto você tente fazer isso direito, as coisas nem sempre vão dar certo.

Às vezes, as pessoas simplesmente não clicam no seu site nos resultados da pesquisa. E aí está a oportunidade:

  • Encontre as palavras-chave para as quais você classifica na primeira página
  • Procure por aqueles que têm uma CTR baixa
  • Melhore as tags de título e as descrições das páginas associadas
  • Para fazer isso, use o relatório de palavras-chave orgânicas da WebPeak

2. Aumente as páginas de baixo desempenho com links internos

Links internos são backlinks de outras páginas no mesmo site. As palavras azuis  nesta frase formam um link interno para nosso guia de texto âncora.

Por que eles são importantes? Porque eles ajudam o fluxo de “autoridade” em seu site.

Muitos também acreditam que as âncoras de links internos (as palavras clicáveis) influenciam os rankings do Google.

Agora, é importante notar que você deve ter uma boa estrutura de links internos para começar.

Aqui está como fazê-lo:

a) Encontre páginas adequadas com baixo desempenho para impulsionar

Para esse processo, vou supor que você já tenha uma lista de palavras-chave para as quais deseja classificar. Se você não tem isso, bem, eu recomendo conferir nosso guia básico de SEO.

Feito isso. Cole a lista na Ferramenta de Palavra-Chave da WebPeak. Isso informa onde você classifica cada palavra-chave em seu país de destino.

É importante observar que você não precisa colar todas as variações de palavras-chave aqui. Basta colar a palavra-chave de destino principal para cada uma de suas páginas e postagens.

Também vale a pena excluir seus rankings de recursos SERP, apenas para fornecer um conjunto de dados limpo para trabalhar.

Se conseguirmos aumentar a “autoridade” da página por meio de links internos, provavelmente aumentaremos os rankings para algumas dessas outras palavras-chave também… o que significa ainda mais tráfego!

b) Encontre locais relevantes para adicionar links internos à página de destino

Agora que temos uma página adequada para impulsionar, precisamos encontrar locais adequados para adicionar links internos a essa página. Existem uma maneira bem interessante de fazer isso.

Técnica de SEO - Site do Google: pesquisa

Acesse o Google e pesquise site: seudomínio.com “página que você dejesa verificar”

Neste caso, poderíamos procurar site: webpeak.com.br/blog “seo para iniciantes”

Isso encontra todas as páginas do seu site que mencionam a frase em algum lugar da cópia. Em outras palavras, oportunidades de links internos contextuais.

Ao encontrar uma página que menciona a frase “SEO para iniciantes’’, parece que este seria um bom lugar para adicionar um link interno ao nosso conteúdo.

3. Técnicas de SEO: recupere o 'link juice' perdido de páginas mortas com backlinks

Backlinks nem sempre são fáceis de adquirir. Na verdade, raramente são.

Se você gastou tempo, esforço e possivelmente dinheiro duro  construindo links, vale a pena garantir que eles não estejam apontando para páginas mortas. Esses links são efetivamente desperdiçados.

Para fazer isso, use o  relatório para melhorar os links na Ferramenta Link Building WebPeak.

Este relatório mostrará páginas mortas com backlinks.

Por que esses são ruins? Simples. Páginas mortas não existem mais tecnicamente. Eles impedem que qualquer PageRank (autoridade) desses backlinks flua pelo seu site.

Felizmente, esses problemas são bastante simples de corrigir. Você também pode:

  • Restaure a página morta (se excluída por acidente)
  • Redirecionar (301) a página morta para outra página relevante
  • Deixe como um soft 404 (se nenhum dos backlinks for de alta qualidade)

4. Use o “Método Intermediário” para aumentar a autoridade das páginas de “dinheiro”

Construir links não é fácil, mas construir links para “páginas de dinheiro” pode parecer quase impossível.

  • Páginas de produtos/categorias de comércio eletrônico
  • Páginas de destino
  • Páginas de afiliados (revisões, etc.)
  • Páginas de serviços físicos

Eles são um pesadelo quando se trata de link building. Contudo, a solução: use o “Método Intermediário”. Fica mais ou menos assim:

  • Crie um conteúdo informativo relacionado a tópicos (por exemplo, uma postagem no blog)
  • Crie links para isso
  • Adicione links internos desta página à sua página de “dinheiro”
  • Com efeito, a postagem do blog se torna o intermediário.

Na verdade, essa é uma estratégia de SEO que usamos na WebPeak para impulsionar nossas landing pages.

Há muitas maneiras de fazer isso, mas aqui está um ponto de partida simples:

  • Encontre um conteúdo relevante que tenha muitos links
  • Faça algo ainda melhor
  • Convença os links para o conteúdo agora inferior a trocar esse link pelo seu

5. Atualize o conteúdo existente para aumentar tráfego orgânico

Às vezes, o conteúdo que costumava ter um bom desempenho nos mecanismos de pesquisa deixa de fazê-lo.

A questão é: como você encontra postagens e páginas que provavelmente se beneficiarão de uma atualização de conteúdo?

a) Usar tentativa e erro (técnica de SEO para aumentar tráfego orgânico)

Vamos enfrentá-lo, isso é algo que acontece ao longo do tempo.

Portanto, geralmente são postagens e páginas antigas que sofrem com quedas de tráfego.

Tente colocar uma página publicada há mais de seis meses no resultado de buscas e veja a posição da página quanto ao tráfego orgânico.

Se a posição não estiver boa, então está pronto para uma atualização.

b) Usar o Google Analytics

Se você é um usuário do Google Analytics e prefere fazer isso de forma mais metódica, continue lendo. O que se segue é um método para encontrar essas páginas em escala.

Para começar, acesse o Google Analytics e navegue até o relatório de páginas de destino.

Google Analytics > Comportamento > Conteúdo do site > Landing Pages

Em seguida, defina seu período para os 12 meses completos mais recentes  (por exemplo, 1º de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2022), filtre apenas tráfego orgânico e adicione “mês” como uma dimensão secundária. 

Também vale a pena excluir URLs indesejados usando o filtro de exclusão embutido no Google Analytics. Por exemplo, antes de exportar meu relatório, excluí URLs contendo “?”, “/autor/” e “/categoria/”.

  • Em seguida, faça uma cópia deste modelo do Planilhas Google.
  • Importe o CSV para a guia "IMPORTAR AQUI". (Arquivo > Importar… > Carregar CSV)
  • Navegue até a guia "Resultado". 

Sempre investigue os motivos por trás de qualquer queda de tráfego antes de reescrever ou atualizar o conteúdo.

O que isso faz é comparar como o tráfego orgânico do mês passado para cada página se compara ao seu melhor mês. Os resultados são então classificados em ordem decrescente, com as maiores quedas de tráfego primeiro.

6. Converta menções não vinculadas em links

Às vezes, as pessoas mencionam sua empresa on-line sem vincular a você.

Menções desvinculadas podem ocorrer por vários motivos. Mas, na maioria das vezes, eu diria que se trata de esquecimento e não de malícia.

Pode ser frustrante de qualquer maneira. Felizmente, há uma solução simples:

  • Encontre suas menções desvinculadas
  • Entre em contato e tente convertê-los em links

Observe que a maioria dos links criados usando essa tática serão links da página inicial. Contanto que você tenha uma boa estrutura de links internos, isso é uma coisa boa. Parte da “autoridade” desses links fluirá para suas outras páginas.

Volte uma vez por mês e filtre as páginas adicionadas nos últimos 30 dias para um fluxo constante de novas oportunidades.

7. Aproveite as páginas mortas de seus concorrentes para criar links

A maioria dos sites tem algumas páginas mortas, incluindo seus concorrentes.

E se as páginas mortas de seus concorrentes forem relevantes (ou pelo menos semi-relevantes) para o seu negócio e tiverem backlinks, há espaço para ganhar esses backlinks para você.

Explicarei como isso funciona à medida que avançamos, mas primeiro precisamos encontrar uma maneira de encontrar as páginas mortas de nossos concorrentes.

Para isso, podemos usar o relatório de Backlinks da WebPeak.

Veja a lista de URLs e veja se alguma é relevante/semi-relevante para o seu negócio.

A questão é: porque a página está morta, 29 pessoas agora estão linkando para nada além de uma página de erro.

Então vamos ver se temos algo parecido no blog que possa servir como um substituto relevante para esses links mortos.

Para concluir, quando o assunto são as técnicas de SEO para aumentar o tráfego orgânico as expectativas são abundantes. Este post lista apenas algumas das muitas táticas que você pode usar para aumentar o tráfego orgânico.

Ainda assim, minha esperança é que eles sejam acionáveis ​​e simples o suficiente, mesmo para quem é novo em SEO.

Gostou do conteúdo? 

Vale a pena dar uma conferida em nossas propostas! Conheça nossos planos e continue acompanhando o blog para mais dicas. 

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