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9 dicas para impulsionar o storytelling da sua marca

7/1/2019

9 dicas para impulsionar o storytelling da sua marca

E aí, pessoal!

Storytelling é um dos principais elementos da estratégia de marketing de conteúdo, mas poucas marcas sabem como usá-lo efetivamente.

Bora descobrir o que você pode fazer para ter sucesso ao contar sua história?

O que é storytelling?

dicas para impulsionar o storytelling de sua marca

Assim como uma fábula, o storytelling da sua marca deve ser envolver três elementos: situação, conflito e resolução.

Geralmente, também incluímos um quarto elemento, a chamada à ação (CTA).

O objetivo é estimular uma conexão pessoal entre o consumidor e a marca, fortalecendo os sentimentos associados a sua marca.

Por que storytelling é importante para impulsionar sua marca?

dicas para impulsionar o storytelling da sua marca

Resposta curta? Porque você faz negócios com pessoas.

Desde os tempos mais remotos, as conexões humanas estão no centro de qualquer relação transacional. Um bom storytelling muda o modo como nos sentimos, como pensamos, como agimos e como nos comportamos.

Mas não basta compartilhar uma história. É preciso torná-la atrativa a ponto de elevar  as percepções de valor e urgência. Isso resultará em em leads mais qualificados e um impulso de compra mais rápido.

O objetivo da sua oferta é resolver os problemas dos clientes e, principalmente, fidelizar. Se você conseguir fazer isso, o aumento em sua receita será inevitável.

Contar histórias é a melhor maneira de mostrar esse lado humano do seu negócio e transmitir a personalidade de marca. O desafio, no entanto, é alinhar as prioridades do seu negócio com as necessidades dos usuários.

Dica de Storytelling #1 — Tenha um plano em mãos

dicas para impulsionar o storytelling de sua marca

A maioria das empresas comete o erro de enxergar a comunicação como algo separado do negócio, como um complemento. Mas eis a verdade: o storytelling também é uma ferramenta de venda.

Uma marca de cosméticos naturais e uma marca de smartphones têm abordagens completamente diferentes, certo?

Isso acontece porque a comunicação eficiente é feita sob medida para um determinado grupo de pessoas, com interesses e preferências bem definidos. Para descobrir quais são os seus apóstolos, você precisa traçar um plano.

Leia também —  Já preparou seu planejamento de vendas?

Dica de Storytelling #2 — Escolha o canal adequado

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Quem domina a arte do storytelling é capaz de entender genuinamente os desejos e preocupações do público. Afinal, diferentes conteúdos geram diferentes reações.

Embora qualquer canal possa ser usado para contar uma história, cada um deles têm características particulares.

Textos e vídeos curtos funcionam melhor nas redes sociais; conteúdos mais densos e teóricos combinam melhor com um webinar.

Conforme a sua marca evolui, talvez seja necessário mudar e planejar novas iniciativas de storytelling.

Dica de Storytelling #3 - Pense no formato da história você vai contar

Quando o assunto é incorporar estratégias de storytelling ao seu negócio, não existe uma única maneira de fazê-lo.

Os estudos de caso são, em última instância, história de negócios. Para incorporar o apelo do storytelling a eles, a chave é apostar na criatividade. Os números são importantes, mas ninguém se emociona com eles. Uma escrita leve e com uma boa dose de humor entretém qualquer um.

Você já pensou em mostrar para o seu público-alvo como usar o seu produto ou serviço? Por mais simples ou intuitivo que seja, as pessoas sempre têm algum tipo de dúvida.

Materiais do tipo “como fazer” atraem atenção naturalmente e são uma boa oportunidade para instruir seus clientes potenciais.

O segredo do storytelling é fazer com que o cliente se enxergue como protagonista do conflito que seu produto pode solucionar.

Talvez uma das formas mais conhecidas de storytelling, o blog é uma ferramenta muito útil para impulsionar sua marca.

Afinal, quando pensamos em história a primeira coisa que vem à mente são palavras. Seja contando como sua indústria surgiu ou as novidades do setor, as oportunidades de criação de conteúdo são inúmeras.

Mad Men, Breaking Bad ou Handmaid’s Tale. O que você pensa quando ouve esses nomes? É altamente provável que você relacione essas séries a personagens icônicos da trama: Don Draper, Walter White e June Osborne.

Dentro do storytelling, nós chamamos isso de branding. Ou seja, quando a sua marca é ou está fortemente atrelada a um personagem.

Não se trata exclusivamente do aspecto físico, mas principalmente da personalidade. Sua marca é divertida e jovem? Séria e conservadora? Diferentona e millennial?

Dica de Storytelling #4 - Qual é a sua história?

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Você casaria com alguém completamente desconhecido? Provavelmente não.

Para estabelecer um compromisso e cultivar laços emocionais, nós precisamos saber exatamente o que está sendo oferecido.

O storytelling funciona de maneira similar, já que os consumidores precisam entender quais são os valores da sua marca antes de comprar. Sua história deve ser pessoal e, frequentemente, factual.

Através de uma narrativa criativa e autêntica, você é capaz de refinar sua mensagem e engajar o público-alvo.

Dica de Storytelling #5 — Use testemunhos de clientes

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Esperando o feedback de clientes

Você lê as avaliações de um produto antes de comprá-lo? Aposto que sim.  O testemunho é uma das estratégias mais poderosas de storytelling.

Se usado adequadamente, ele é capaz de maximizar suas vendas e estimular a construção de lealdade à marca.

Mostre quais eram os desafios enfrentados pelo cliente e como o seu produto foi capaz de solucioná-los. Enfatize o resultado positivo e o feedback sincero de quem se beneficiou. Se for em vídeo, melhor ainda!

Leia também: Ferramentas do Google para melhorar sua presença na internet

Dica de Storytelling #6 — Saiba o que as más (e as boas) línguas estão dizendo

Todo mundo tem aquele amigo que começa a contar uma piada e esquece informações importantes ou confunde a ordem dos acontecimentos.

Ele até se esforça para lembrar e remendar a história, mas a falta de consistência já dissipou a nossa atenção. Um completo desastre, né?

A falta de conhecimento sobre o produto ou público-alvo impacta profundamente a recepção do seu storytelling.

Um bom ponto de partida para solucionar esse problema é o monitoramento de sinais sociais de SEO.

Ao escutar o que está sendo dito sobre sua empresa, indústria e concorrentes, você consegue entender como os consumidores se sentem em relação a determinadas coisas.

Dica de Storytelling #7 — Seja conciso

Uma boa história não é necessariamente longa. Se você conseguir entregar sua mensagem num curto período de tempo, melhor ainda!

Assim, você não corre o risco de perder a atenção dos usuários e, de quebra, torna o storytelling facilmente memorizável.

Dica de Storytelling #8 — Mande a real

Lembra do que eu disse sobre o storytelling ser factual? Então… As pessoas querem ouvir alguém com quem possam se relacionar.

Se você só falar sobre seus acertos, você pode ser visto como arrogante e gerar o efeito oposto do esperado. Seja honesto com suas dúvidas, inseguranças e erros. Isso humaniza a sua marca e o torna mais acessível ao público.

Dica de Storytelling #9 — Use os dados a seu favor

Um storytelling bem feito pode gerar tráfego para o seu site por anos.  Mas como fazer isso?

Use os dados a seu favor. Entenda o comportamento do seu usuário, os pontos de dor e produza conteúdo baseado nisso.

Atualizar histórias antigas também é uma ótima maneira para aumentar seu ROI de marketing de conteúdo.
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Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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