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A espera acabou! Chegou o mais importante conteúdo sobre Marketing Estratégico da internet

23/7/2019

A espera acabou! Chegou o mais importante conteúdo sobre Marketing Estratégico da internet

Uma estratégia de marketing exige alguns passos essenciais, entre eles estão: objetivos claros, personas sólidas, constância, excelentes canais de marketing, ferramentas e uma análise cautelosa de resultados.

Uma coisa é certa, pensando que o marketing já faz parte da vida de quase todas as pessoas nos dias de hoje, uma atenção especial a ele para seu negócio é essencial. 

Basta que você tenha uma conexão com a internet para ser alvo de inúmeras campanhas ou criar a sua própria em busca de aumentar as vendas, garantir o fortalecimento de uma marca, educar o mercado, entre outros aspectos. Para os que optam por investir, um detalhe muito destacado é a importância de ter uma estratégia de marketing consolidada para resultados.

Neste conteúdo vamos abordar justamente como criar uma estratégia de marketing eficiente para seu negócio. 

Vamos lá!

Leia também: O Inbound Marketing é questão de sobrevivência para seu negócio

Como criar uma estratégia de marketing eficiente 

Ter um plano de marketing estratégico dá uma noção de que é preciso se planejar, pensar bem antes de tomar qualquer medida prática.Uma estratégia bem sucedida é mais do que uma preparação antecipada. Envolve sobretudo um acompanhamento durante a execução do projeto. 

Em quais requisitos o marketing estratégico está respaldado? 

Defina objetivos claros

São muitos os objetivos possíveis, além de várias maneiras de alcançar cada um, escolher o que você pretende com o marketing digital é o primeiro passo para uma estratégia de sucesso.

Após definir claramente o que se pretende alcançar, é muito mais fácil se concentrar somente nas ações que irão ajudar a empresa nisso, e ter noção de quanto tempo isso vai demorar.

Diante disso, podemos dizer que uma estratégia de marketing funciona somente quando tem objetivos bem definidos e compartilhados por todos na empresa.

Se comunique de forma constante

marketing estratégico, plano de marketing estratégico

É muito importante compreender que esse requisito é importante em qualquer setor de toda empresa, no que diz respeito a uma estratégia de marketing, é importante reforçar ainda mais esse aspecto.

Muitas pessoas caem no erro de pensar que realizar marketing significa trabalhar somente com a inspiração e a criatividade, mas saiba que não é bem assim. São muitos processos e estruturas que envolvem esse trabalho, e a boa comunicação irá garantir que todos os profissionais façam o seu melhor a cada momento.

Não deixe de ler: Os 7 segredos que ninguém te contou sobre marketing digital 

Siga boas práticas

Seguir boas práticas também possui um papel importante no sucesso da sua estratégia de marketing. E o que significa isso?

Sobretudo quando falamos de marketing digital, tudo muda muito rápido. Nesse sentido, seja qual for o assunto , desde SEO à e-mail marketing , é preciso se manter constantemente atualizado. 

Você pode incluir nesse quesito, ler blogs especializados (como esse), investir em treinamentos e testar novas possibilidades de acordo com o que você observa ao longo da estratégia. Realizar isso vai irá te ajudar a continuar relevante, mesmo que aconteçam mudanças radicais.

Analise resultados

Para saber se uma estratégia está funcionando, é muito importante, quiçá a única forma, acompanhar e analisar os resultados do trabalho que está sendo feito.

No caso do marketing isso acontece por analisar o que chamamos de métricas e KPIs. Essas métricas são dados relevantes sobre pontos específicos do planejamento.

Um exemplo, é possível saber quantos novos clientes a empresa captou, quanto lucro isso trouxe, entre diversas informações. Após isso, basta comparar com os objetivos definidos e ver se o negócio está no caminho certo.

Por que é importante ter uma estratégia?

Toda nossa explicação anterior já é um bom parecer acerca da importância de ter um plano de marketing estratégico, não concorda?

Porém, para que você se convença ainda mais disso, separamos 4 motivos básicos que deixam muito claro a importância da estratégia para a sua empresa. 

Vamos a eles! 

Menos estresse

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Pense só como seria conduzir uma estratégia de marketing digital sem qualquer tipo de planejamento.

É um ponto que levaria à tomada de decisões importantes sem qualquer tipo de informação ou critério, repercutindo no mal uso das ferramentas disponíveis para o trabalho, conflitos internos, falta de resultados e desânimo generalizado.

Em outro sentido, trabalhar sem se planejar e seguir um rumo certo significa muito estresse desnecessário.Esse estresse todo pode ser evitado a partir do momento em que se adota um padrão de trabalho, uma estratégia com começo, meio e fim.

Melhor gasto

Todo empreendedor deve manter em mente uma coisa é certa, decisões ruins custam dinheiro. Por que podemos dizer isso?

Porque sempre que uma péssima decisão é tomada, acaba custando à empresa tempo para consertar o erro e energia dos colaboradores da empresa, que poderia ser usada para outras tarefas. Sem contar os casos em que um investimento mal feito acaba dando prejuízo financeiro de forma direta!

Diante disso, traçar uma estratégia clara ajuda a evitar decisões ruins, e isso significa gastar menos.

Não deixe de ler: SEO para iniciantes: te mostramos por onde começar

Decisões melhores

Quanto mais informações qualificadas você tiver à sua disposição antes de tomar uma decisão, mais fácil será acertar nos pontos mais importantes para que o negócio se mantenha saudável.

A partir do entendimento que se planejar envolve também se manter bem informado, fica claro que isso interfere de modo positivo nas escolhas que terá de fazer ao longo do caminho. Com tantos caminhos que você pode seguir, saber para onde direcionar os esforços é a diferença central entre o lugar-comum e o sucesso.

Equipe mais motivada

Pense uma equipe que não consegue se manter em conexão, não tem metas claras e nem clareza do que realmente quer fazer para resolver o problema. Agora pense em um time que possui objetivos claros em foco, colabora entre si para alcançá-los, e consegue se manter atualizado em um mercado competitivo.

A partir disso, responda uma questão simples: qual equipe você acha que estaria mais motivada?  Aí está uma grande diferença entre ter ou não uma estratégia de marketing bem definida e segui-la!

5 elementos indispensáveis um plano de marketing estratégico de sucesso

Você deve ter em mente que a estratégia de cada empresa deve ser singular, levando em conta o público a ser atingido, os objetivos da empresa, os recursos disponíveis e uma série de fatores. Entretanto, alguns elementos são indispensáveis para qualquer marca que espera fazer do marketing digital uma solução. Sendo eles:

1. Personas sólidas

Quando falamos em personas, estamos dizendo de recursos fundamentais para uma estratégia de marketing dar certo. Elas serão o norte de tudo o que virá depois, então errar na criação das personas seria um grande problema, que também poderia gerar retrocessos.

Por isso, siga os passos de forma correta, sem pular etapas, pense bem nas perguntas que vai fazer aos seus clientes atuais e monte uma persona sólida. Também não se preocupe em criar personas demais. Uma ou duas são mais do que suficientes.

2. Bons canais de marketing

São muitos os canais de marketing que você pode explorar, e o melhor é que não precisa escolher apenas um deles. A única regra é não manter funcionando um canal que você não encara de forma séria ou que não é relevante para o seu negócio.

Os principais canais são: Blog, Redes sociais, Canal de vídeos, E-mail marketing e SEO. Uma coisa é certa: não se engane, o Google pode ser um importante canal de visitas para o seu site.

3. Ferramentas de qualidade

Um bom profissional necessita de boas ferramentas, não é mesmo? Com o marketing não é diferente, e o que não falta são ferramentas para te ajudar no cotidiano.

Desde bancos de imagens gratuitas até ferramentas de análise de métricas, são tantos recursos gratuitos quanto pagos que são fundamentais para que as suas tarefas sejam realizadas sem problemas.

Leia mais: WebPeak: conjunto das melhores ferramentas de SEO

4. Entender o ambiente digital

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Você já teve a infelicidade de chegar num lugar e ver alguém se comportar de maneira completamente inapropriada?

É isso que acontece quando uma empresa resolve investir em marketing digital, entretanto não tira tempo para entender como funciona esse ambiente. O resultado é deixar todos em volta , nesse caso os fãs da marca ,  desconfortáveis, e causar vergonha para si.

5. KPIs apropriados

Já abordamos como os KPIs são importantes no momento de analisar os resultados da estratégia, mas é preciso escolher indicadores apropriados para medir os objetivos que você escolheu.

Existem KPIs para vendas, marketing, atendimento, SEO e tudo que for relevante para as suas metas de negócio. Basta escolher e acompanhar.

Por fim, o que podemos dizer é que uma estratégia de marketing bem desenvolvida e segui-la de perto não é opcional para quem deseja se beneficiar do poder que o marketing digital tem para os negócios. Agora, você já sabe o que fazer e está pronto para começar seu planejamento!

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio. 

Até a próxima! :) 

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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