Marketing

A gente te conta as principais hacks de e-mail marketing! Saiba mais aqui!

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

hacks de e-mail marketing

Não é novidade para ninguém que o email marketing é um dos canais de comunicação de melhor custo benefício.

De acordo com pesquisa realizada pela The Radicati Group, empresa norte americana que faz pesquisas qualitativas e quantitativas sobre email, segurança, mensagens instantâneas e outros assuntos, até o ano de 2020, é estimado que 3 bilhões de pessoas no mundo utilizarão email. Sabe o que isso representa? Quase metade da população mundial atual.

Diante disso, por que não otimizar a utilização desse canal e explorar o máximo de potencial que ele tem a oferecer? 

Pensando nisso, resolvemos escrever as principais hacks de email marketing, consideradas importantes por trazerem resultados exponenciais.

Leia também: Os 7 segredos que ninguém te contou sobre marketing digital 

Principais hacks de email-marketing 

Segmente seu público

Isso aqui pode parecer óbvio, mas para muitas pessoas ainda não é. Realizar a segmentação da sua base de leads por interesse é fundamental para alavancar seus resultados, afinal, você terá uma comunicação mais assertiva com sua persona.

Você deve pensar qual email têm a maior possibilidade de ser aberto e clicado. Como ele seria escrito. A segmentação é um fator essencial e determinante para aumentar os resultados dos seus disparos de email.

Aí vem uma pergunta: Como saber o interesse de seu lead

Construa um formulário personalizado em que a pergunta tenda a confirmação desse tipo de informação e adicione em seu site num momento oportuno para a conversão, pode ser na assinatura de newsletter, por exemplo, ou no momento que ele estiver baixando um material importante de informações.

Desse modo, você consegue criar conteúdos que sejam altamente relevantes para cada público, e assim irá gerar valor para essas pessoas, diminuindo os riscos de seu email cair na caixa de spam e seu domínio ser prejudicado por isso.

Para além disso, você terá um aumento significativo nas taxas de abertura, cliques e dependendo de sua copy ou objetivo, terá também um aumento na efetivação de novos negócios.

Aproveite as diferentes formas de conteúdo

Hoje em dia é possível adicionar imagens, gifs, vídeos e muito mais recursos no conteúdo do email. Desse modo, você pode fazer a junção dessas formas de comunicação e aumentar ainda mais as suas chances de fazer com que o leitor realize uma ação.

Uma das mais simples, mas que nem sempre é aproveitada como de fato merece é adicionar um Call To Action (CTA), também conhecida por, geralmente, links de uma página que levam os usuários a realizar ações ou mesmo palavras utilizadas para orientar o usuário

Leia também: O que você pode aprender com os concorrentes? Nós te contamos! 

Obs: Aí em cima está um exemplo de CTA. Estão expressados nos conhecidos Saiba Mais, Leia mais… etc. 

Mas preste atenção! Não esqueça de adicionar o link na imagem, pois se não você está perdendo um tiro dos mais assertivos.

Por outro lado, outra forma de persuadir seu cliente a depender do seu segmento, está em adicionar uma produção audiovisual para ilustrar o que você está querendo transmitir.

Você bem sabe, por ter ouvido muito, que uma imagem vale mais que mil palavras. Nesse sentido, aproveite esse recurso. O vídeo não precisa ser estritamente produzido por você, mas você pode pedir autorização de outros para adicionar ao seu email.

Que tal explorar qual forma de conteúdo será melhor para seu público consumidor através de testes? 

Inbound marketing e o Email

hacks de e-mail marketing

O inbound marketing é muito interessante e sem dúvidas é responsável por trazer excelentes resultados com custo relativamente baixo, entretanto, seus resultados são de médio a longo prazo. Nesse sentido, se você não tem tempo suficiente para explorar essa estratégia, o interessante é somá-lo à outras.

Faça a união do inbound marketing com o email, você verá um ótimo resultado.

Ao invés de você mandar um email falando dos descontos, promoções e ofertas oferecidas pelo seu negócio, que tal falar sobre os benefícios e as experiências que seu produto/serviço proporciona?

Leia mais: O inbound marketing é questão de sobrevivência para seu negócio

Use os dados a seu favor

No universo digital é muito fácil mensurar e tirar conclusões a partir dos dados. Diante disso, pra que ficar gerando hipóteses que saem somente da sua cabeça sem qualquer fundamento?

Já dissemos isso, você pode usar os dados em todos os processos que vão desde o planejamento do email marketing até à análise dos resultados.

Deixe para traz os achismos. 

Realize testes sempre

hacks de e-mail marketing

Isso mesmo, para hackear qualquer estratégia e conseguir o melhor que ela pode oferecer, você nunca pode se dar por satisfeito com os resultados que já possui. Atente-se, teste um elemento de cada vez e com um objetivo em mente.

De nada adianta querer melhorar a taxa de abertura sendo que você está mudando a cor do CTA, uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra.

Nos casos em que o objetivo é aumentar a taxa de abertura, realize um teste A/B de assuntos e analise os resultados. Porém, observe que o conteúdo, CTA e se todo o resto se mantém o mesmo nas duas mensagens, altere somente o assunto.

Já se você quiser aumentar a taxa de cliques, realize um teste com os CTAs (cor, forma, tamanho, posição), sempre mudando um elemento de cada vez. Desse modo você irá explorar o universo criando hipóteses, validando e escalando as que tiverem melhor resultado.

Gostou de nosso conteúdo sobre hacks de e-mail marketing

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! 

Até a próxima :) 

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