Te contamos como fazer uma Loja Online do Zero

21/11/2018

Te contamos como fazer uma Loja Online do Zero

Hoje em dia empreendedores de uma loja online, tem movimentado boa parte da economia do país, além de crescer o faturamento no mercado da logística, criar uma loja online pode dar a você o sucesso que você tanto espera. Mas para que isso aconteça, você precisa estar atento a algumas questões e principalmente planejar cada ação para abrir uma loja online.

Você sabia que cerca de 70% de empreendedores que abrem um negócio, fecham em alguns meses por não sobreviver à competição de um ano? Talvez se esses empreendedores tivessem se planejado mais antes de começar ou mudassem poucas coisas em seus negócios eles poderiam sim não fechar as “portas”.

Pensando em não deixar que isso aconteça, criamos esse post exclusivamente para você que deseja saber como fazer uma loja virtual, se você possui um espaço físico e deseja criar uma loja online para alavancar as vendas ou se você deseja abrir o seu negócio online não deixe de conferir esse super post.

Como fazer uma Loja Online

Antes de saber como fazer uma loja online, tenha em mente que para que tudo dê certo, é necessário ter um plano de negócio pautado com as necessidades específicas da sua loja.

como fazer uma loja online

1º Passo de como fazer uma loja online: Foco

É muito importante ter foco no seu plano de negócio, conseguindo assim se desviar de distrações não tão importantes para a montagem na loja, fazendo assim o que é importante na hora certa, conseguindo o máximo de resultados em menor tempo.

Não se congestione com o excesso de informação, siga o que foi pautado para abrir a sua loja online.

Seguindo esse plano e nossas dicas a risca as chances de ter sucesso é muito maior.

Para focar em seu negócio é importante ter três coisas principais:

  1. uma boa plataforma
  2. um produto estrela
  3. focar no público-alvo do seu negócio
Você já sabe O que vender para Ganhar Dinheiro?

2º Passo de como fazer uma loja online: Escolher a plataforma

Para escolher a plataforma é bom já ter definido o seu público e o nicho de sua loja online, se venderá roupas, sapatos, objetos e assim por diante. A escolha da plataforma para quem está iniciando no mercado de lojas online, deve ser intuitiva, ágil e facilitadora para você e para seu cliente.

Antes de escolher a plataforma de ecommerce você deve pautar algumas questões como:

  • O suporte que a plataforma vai oferecer a você, se você conta com a ajuda de um técnico, se os canais disponíveis serão suficientes e se o chamado ou correção técnica são prestativos e ágeis.
  • Analisar a flexibilidade em relação às camadas que podem ser alteradas, se as estruturas de CSS e HTML pode ser mudada ou apenas alterada.
  • A funcionalidade disponível é de ponta para seu negócio? é um ponto a se analisar.
  • Integrações para ERP ou se já possui
  • As formas de pagamento, se possui um próprio gateway ou se integra bem com outro.
  • Analisar se as lojas online feitas pela plataforma funcionam bem.
  • Entrega rápida da sua lojinha.
  • A possibilidade de fazer customizações ou se integram outras agências caso não faça.
  • Mensalidade, qual valor minimo para baixas vendas e como são cobrada taxas.


Você precisa conhecer as Melhores Plataformas para E-commerce para você iniciar um negócio. Essas são algumas coisas simples que você deve analisar em uma plataforma para comprovar sua eficiência.


3º Passo de como fazer uma loja online: Logística

Você deve definir o seu produto e estar sempre atento com a quantidade ou tamanho, se for o caso, estar a disposição no estoque. A logística de uma loja online faz toda a diferença, contribuindo muito para o sucesso ou fracasso de uma loja, uma experiência ruim pode não trazer o cliente de volta a sua loja.

Além de deixar disponível apenas produtos que tenha em estoque é essencial dedicar tempo para planejar a forma de entrega de sua loja, se será feita pelos correios, podendo ser afetado por greves ou se será feito por transportadoras que é ideal para produtos mais pesados  e maiores, mas para quem está começando é recomendado enviar através dos correios.

Conheça 9 Dicas Indispensáveis para melhorar a Gestão de Estoque em sua Loja Virtual

4º Passo de como fazer uma loja online: Fique por dentro da lei

Se você ainda não sabe, foi promulgada a Nova lei do e-commerce, por isso você deve ficar atento às regras e evitar problemas jurídicos no futuro. Por isso preste bem atenção nelas:

  • Informar sempre os dados da empresa nos rodapés das páginas como CNPJ ou CPF, endereço, nome da empresa ou do lojista.
  • Relatar sempre despesas adicionais a compra como seguros e fretes.
  • Ter um canal de atendimento ao cliente.
  • Troca em até 7 dias sem restrições. Além da troca de produtos com defeitos, com o prazo de 30 dias para bens não duráveis e 90 para bem duráveis.

As leis não são tão complexas, mas se não cumpridas podem acarretar muitos problemas. Fique atento!

como fazer uma loja online

5º Passo de como fazer uma loja online: Marketing

Após ter a escolhido a sua plataforma, seu produto e ter criado um site seguro e bem preparado para receber cliente é essencial ganhar clientes e visitantes. Por isso invista tempo e se preciso até mesmo dinheiro para captar novos cliente para a sua loja virtual.

Algumas formas baratas e eficientes para ter novos clientes são:

#1 Usar técnicas de SEO: essa é uma forma saudável de atrair visitantes com interesse para comprar em sua loja, usar essas técnicas traz bastantes resultados a longo prazo. A criação de conteúdo é uma excelente forma para manter uma relação com o consumidor.

#2 Tenha página para sua loja online:  Através das redes sociais podem ser criadas páginas para construir a marca da sua loja, adicionando conteúdo e interagindo com seus clientes, tirando dúvidas e postando novidades é uma forma ótima para captar novos clientes.

#3 Aumente conversões: Após ter visitantes no seu site é preciso torná-los clientes. Tendo o objetivo de aumentar essas conversão de visitantes a clientes, é chamado taxa de conversão, há várias ferramentas que podem te auxiliar nessa jornada, vale a pena dar uma pesquisada nelas.

Preparamos um infográfico com 5 dicas valiosas para você melhorar e aumentar a conversão no ecommerce:

como fazer uma loja online - conversões


Aumentar a conversão em e-commerce é sempre o foco, coloque as dicas na prática e nos conte como funcionou!

Aumente sua conversão com a WebPeak!

‘’SEO completo em um único lugar’’ é a frase que define a WebPeak perfeitamente! Diante de tudo o que conhecemos no Marketing Digital, a WebPeak possui diferenciais importantes, quando falamos de SEO. Somos uma ferramenta de SEO completa e com recursos profissionais para você realmente resolver os problemas do site, e conseguir chegar no topo dos buscadores. Veja as funcionalidades disponíveis em nosso projeto Demonstrativo, clique aqui!

Agora que você já sabe como fazer uma loja online e tudo que ela deve conter é essencial estar sempre de olho na qualidade e realizar testes para conferir a navegabilidade que você está proporcionando ao seu cliente para que ele volte sempre a visitar e comprar na sua loja!

Não deixe de compartilhar e continue nos acompanhando! 😃

Autor

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família e heavy user de mídias sociais.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak