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Acompanhamento de metas: como isso te ajuda a ter mais resultados nas redes sociais?

1/3/2019

Acompanhamento de metas: como isso te ajuda a ter mais resultados nas redes sociais?

As redes sociais chegaram a alguns anos e certamente mudou a vida de todos os usuários e inclusive o contato entre cliente e empresa. Atualmente o marketing digital tem gerado lucros incríveis, além de dar maior visibilidade e aumentar o lucro de empreendedores que apostam nessa fonte de marketing.

A presença online para uma empresa é fundamental para o crescimento da empresa, afinal nas redes sociais seja ela Instagram ou Facebook, são milhões só no Brasil. Mas para garantir que sua estratégia seja eficiente e traga resultados é fundamental acompanhar os resultados das metas determinadas.

Ao usar as redes sociais como estratégia de marketing é preciso antes de qualquer coisa planejá-la tendo sempre em mente o objetivo que você deseja atingir e também analisar muito bem, deixando claro qual as metas e resultados.

Quando se acompanha as metas você consegue determinar se está funcionando a estratégia usada, se é necessário realizar ajustes ou até mesmo mudar a estratégia.

Se você deseja saber como acompanhar de maneira eficiente os resultados de suas ações, confira nesse post.

Leia também: Empresas que dão Show de Engajamento nas Redes Sociais

Acompanhamento de metas = Resultados

acompanhamento de metas

O acompanhamento das metas irão variar de rede social para rede social, já que elas se diferem em alguns aspectos.

É de extrema importância a meta e medir os indicadores importantes, verificando assim se está trazendo resultados ou não. Verificando se está sendo cumprida a meta, você consegue analisar se será necessário alguma mudança para chegar ao resultado final.

Só realizando estes acompanhamento, você consegue mensurar e ter resultados reais das estratégias usadas nas redes sociais. Com o acompanhamento da métrica além de ter a compreensão de como funciona o seu segmento no mercado digital, você melhora estratégias, metas, além de conseguir testar outras estratégias, conseguindo assim alcançar bons resultados.

Para o acompanhamento também tem os KPIs (Key Performance Indicator), que são metas para definir se o objetivo está sendo alcançado. Não estando no padrão é necessário mudanças ou até mesmo mudança de plano.

Para saber se uma estratégia está funcionando é de extrema importância ter uma análise dos números para só assim realizar mudanças

Acompanhamento de Métricas e KPIs

acompanhamento de metas

Ao escolher as métricas para monitorar é preciso focar e não deixar que as métricas da vaidade não se confundam com as métricas principais, por isso estabelecer bem claro as metas e acompanhar sempre os indicadores de desempenho, só assim saber se o empreendimento está dando certo.

O indicador de desempenho se dá com dados mensuráveis que mostram resultados ou não dos objetivos determinados.

Para este acompanhamento é necessário muito foco e planejamento, além de conhecer as métricas e KPIs. Para você acompanhar as redes sociais pelas métricas e KPIs separamos para você uma lista:

  • Engajamento: O engajamento pode ser medido por meio de curtidas, comentários, visualizações e compartilhamentos, dessa forma é possível saber se as pessoas estão “participando” e gostando do que é visto. É muito importante essa análise porque a marca deve ser querida entre os usuários, assim aproxima a marca e seu público.
  • Tráfego: O tráfego nas redes sociais é basicamente o número de usuários que visitam o seu site ou blog através de suas publicações nas redes. Com essa métrica é possível fazer um acompanhamento de metas como visitas e conversão. É possível analisar se os números estão dentro da meta, caso não esteja é preciso realizar modificações.
  • Taxa de conversão: é a ação que é desejada pela sua empresa, por exemplo um produto vendido, ou um cadastro realizado e assim por diante, vai depender de qual é o objetivo de sua empresa. Nas redes sociais essa conversão pode ser considerada seja compartilhamentos, comentários, curtidas e visualizações e a melhor forma é usá-la junto com outras estratégias.
  • Alcance e visibilidade: como o próprio nome já diz esses termos são as pessoas que visualizaram a publicação que a marca fez ou que ela foi marcada. Essa visibilidade é uma estimativa de alcance, não querendo dizer que todos vão ter outras ações desejadas.
  • Crescimento por canal: Para essa métrica é necessário calcular e combinar dados para se chegar no resultado final, para assim descobrir o crescimento, sendo chamada de métrica combinada. Este cálculo é uma análise de seguidores, engajamento e tráfego. E o resultado será um crescimento do negócio por canal. Nesse acompanhamento é fundamental não se deixar levar por likes, seguidores e comentários, pois isso não será de grande valor se não estiver beneficiando a marca, foque na sua meta.
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Por que o acompanhamento de metas é importante?

acompanhamento de metas

O acompanhamento de metas através das redes sociais é de extrema importância para entender e analisar diretamente como as metas de seu negócio será cumprida, dando assim bons resultados ao seu negócio. Estar mais próximo dos usuários é uma das grandes vantagens das redes sociais e com isso você deve acompanhar a concorrência, é uma boa forma de acompanhar metas também.

Com o acompanhamento de metas você consegue compreender o que o seu público almeja e espera de você, podendo melhor vários aspectos ao analisar métricas e ver resultados.

Vale ressaltar que para ter um melhor resultado é preciso ter grande conhecimentos  de seu público alvo.

O investimento em redes sociais tem um retorno altíssimo, gerando grande lucro, mas deve ser gerenciado da maneira correta para que a campanha não seja um fracasso. Por isso acompanhar as metas pode ser uma boa forma de atingir os seus objetivos, sejam eles qual for, por isso defina indicadores importantes, conheça o seu público e esteja sempre acompanhando as metas do seu negócio, só assim o seu negócio pode crescer ainda mais e manter a sua presença online de maneira saudável.

Gostou? Acompanhe nossas postagens e fique por dentro de nossas novidades!

Até a próxima!

Autor

Julia Guimarães Morales

Sou redatora, apaixonada pela família e heavy user de mídias sociais.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

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