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Agências de Viagens: estratégias de marketing para consquistar clientes

3/7/2018

Agências de Viagens: estratégias de marketing para consquistar clientes

A expansão da internet não é motivo para você agências de viagens falirem. Muitos empreendedores não conseguem identificar as vantagens de ter seu negócio também na internet, e isso é um erro. As pessoas estão inseridas na dinâmica online, e atualmente é muito mais fácil encontrar o que busca na internet. Se sua agência de viagens não está na internet, este é o momento de repensar suas ações!

Você sabe como conquistar mais clientes, vender mais viagens e concretizar o sonho de inúmeras pessoas?

Neste conteúdo vamos destacar os principais motivos para você ter estratégias de marketing delimitadas para sua agência de viagens.

Vamos lá! :)

Leia também: Estratégia de Marketing Digital

Qual seu público: entenda sua persona

Uma coisa é certa, você não vai ter todos os clientes do mundo. E é justamente por isso que você deve ter foco em sua persona, conhecer seu público-alvo. Em qual lugar na internet vai encontrá-los?

Podemos definir a persona como um personagem semi-fictício que representa seu comprador ideal. Nesse sentido, compreender suas demandas, necessidades, desejos e dores é central para que você possa oferecer a melhor solução.

É através desse entendimento que você irá guiar todos os seus esforços de atuação. Por exemplo, você não vai conseguir vender pacotes de intercâmbio se sua persona trata-se de um casal que busca uma viagem de lua de mel.

Não deixe de ler: Monte uma estratégia consistente de marketing de conteúdo

10 estratégias de Marketing para Agências de Viagens

estratégias de marketing para agencias de viagem

A partir de sua persona você irá proporcionar a melhor experiência ao seu público, crie ofertas diferentes, monte uma boa estrutura, ofereça facilidades. Mostre que seu negócio é diferente. Construa boas estratégias de marketing. Vamos a elas!

1ª estratégia de marketing para agências de viagens: Construa um bom site

Quando o assunto é marketing, visibilidade e vendas andam juntos. Não se apropriar das estratégias digitais é um erro. Seus clientes estão online, e sua concorrência também. Você não quer perder negócios com bons clientes por que você não está na internet, não é mesmo?

A criação de um bom site é fundamental, e vai ser a identidade online da sua empresa.

Mostre os valores de sua empresa, apresente sua proposta de serviço e não deixe de proporcionar uma boa experiência digital para seu potencial cliente. Fatores essenciais para você construir um bom site:

Design

Quando você acessa um site simples, entretanto, que possui um visual agradável, isso torna a experiência para seu cliente muito melhor.

A navegação fácil e intuitiva, permite que as pessoas encontrem com facilidade aquilo que procuram.  A famosa frase que muitos dizem, que é menos é mais, pode fazer sentido quando aplicada na construção de um site. Cores claras e elementos definidos são fortes aliados nesse momento.

Responsividade

Pesquisam apontam, que em 2017 o tráfego online oriundo de dispositivos móveissuperou o computador, isso significa que as pessoas usam seus smartphones sobretudo para acessar a internet. Diante disso, criar um site navegável nesses dispositivos é essencial.

Damos o nome de responsividade a esta questão, pois além do site ficar bonito nas telinhas dos celulares, promove uma boa navegação, retém o usuário por mais tempo e otimiza a experiência da visita.

Conversão

A conversão é um elemento também fundamental quando o assunto é a criação de um site, qualquer tipo de ação que o usuário possui no seu site, e que leva em direção à compra, é essencial.

Deixe suas propostas visíveis, em botões que incentivem o potencial cliente a finalizar a compra. Para otimizar a conversão, é necessário inserir chamadas para ação (CTAs), que são como botões, e podem ficar na barra superior e ao lado de cada oferta.

Dica: o exagero pode causar poluição visual, seja consciente.

Não deixe de ler: Ferramentas de marketing digital para você alcançar o sucesso  

2ª estratégia de Marketing para Agências de Viagens: Tenha um blog

O blog atua como uma revista digital, ou seja, como um grande catálogo no qual você tem a oportunidade de criar conteúdo exclusivo e relevante, e melhor: é possível driblar a concorrência com essa estratégia.

Se por uma lado seu site deve ter clara proposta de mostrar sua marca, suas ofertas e levar os clientes à compra, o blog tem como função atrair, encantar, educar, orientar e ajudar seu público.

Leia mais: Dicas de como montar um blog

3ª estratégia de Marketing para Agências de Viagens: Crie conteúdo relevante

estratégias de marketing para agencias de viagem

A todo momento as pessoas estão pesquisando informações sobre viagens na internet, como quanto custa uma viagem para New York, onde comer em Recife e como chegar até Cuzco.

Se sua agência de viagem conseguir responder essas perguntas através da criação de conteúdo completo, interessante e otimizado, uma coisa é certa: as pessoas chegarão até suas ofertas.

Além disso, proporciona um relacionamento de confiança com os potenciais consumidores, o que potencializa as vendas. O nome disso é marketing de conteúdo. E você pode saber mais sobre.

Leia mais: Marketing de conteúdo: como garantir que seu conteúdo seja visto e compartilhado

4ª estratégia de Marketing para Agências de Viagens: Crie promoções

Planejamento de viagem + promoção é um ótimo casamento, além disso, as promoções são sempre bons incentivos em todas as áreas. Crie pacotes diferentes, que tal proporcionar diferentes formas de parcelamento e oferecer a oportunidade de desfrutar de serviços VIP em datas estratégicas?

Baixas temporadas e datas comemorativas são sempre boas oportunidades para aplicar campanhas de marketing.

5ª estratégia de Marketing para Agências de Viagens: Seja visual

Com a dinâmica que já mencionamos da internet, o conteúdo visual é cada vez mais fundamental para atrair os usuários.

Atualmente, fotos e vídeos geram mais engajamento do que texto. As pessoas gostam de informações que são adquiridas através de fácil absorção. Entretanto,  o uso desses recursos é fundamental para sua estratégia de marketing

A grande vantagem para agências de viagens está em torno do aspecto visual muito atrativo e relativamente fácil de executar, afinal, as fotos de destinos, experiências e viagens em geral, sempre chamam bastante atenção. Tanto no seu site e blog, quanto nas redes sociais. O interesse e engajamento é muito mais fácil de ser alcançado.

6ª estratégia de Marketing para Agências de Viagens: Use as redes sociais

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Asredes sociais atuam como aliadas essenciais em estratégias de marketing. Entretanto, tome cuidado, pois isso não significa que você precisa criar uma conta para sua agência em todas elas. Faça uma pesquisa em quais redes sociais sua persona se faz mais presente, e a partir disso invista em ações.

Já mencionamos que as agências de viagens, e área de turismo no geral, é sempre muito visual. Diante disso, pode ser interessante investir em redes como Instagram e Pinterest, nas quais as postagens visuais possuem grande destaque. Essas redes geram muito engajamento, por isso esteja preparado.

Saiba mais: Empresas que dão um show de engajamento em redes sociais

7ª estratégia de Marketing para Agências de Viagens: Invista em email marketing

Hoje em dia é muito comum nos depararmos com estratégias do Marketing Digital voltadas apenas para redes sociais e rankeamento do Google. Essas categorias nunca serão ruins, pelo contrário, são ótimas para o seu negócio, porém é preciso ir um pouco mais além para trabalhar todas as áreas. O email marketing está diretamente ligado a ação de enviar uma campanha, ou informações úteis para os seus clientes.

As ofertas são poderosos gatilhos para sua audiência, e quando utilizadas da maneira correta e com planejamento estratégico, podem alavancar as vendas de pacotes de sua agência de viagens.

Saiba mais: 5 tópicos rápidos para você saber o que é email marketing e sua importância

8ª estratégia de Marketing para Agências de Viagens: Invista em retargeting e remarketing

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Você certamente já entrou no Facebook e encontrou um anúncio sobre algo que estava buscando na internet. Chamamos isso de retargeting ou remarketing, existem diferenças entre eles.

Mas o princípio é o mesmo: basicamente, é possível “marcar” os usuários que pesquisaram um termo ou entraram em um site para, em outro momento, mostrar anúncios relacionados para eles.

Para sua agência, esta ação é super valiosa, afinal, possibilita que pessoas já interessadas no que você tem a oferecer vejam seu produto em meio a outras informações, e isso ficará na cabeça delas.

Desenvolva anúncios estratégicos, pense nas redes sociais como um bom lugar para aplicar valores especiais e gerar engajamento.

Não deixe de ler: Facebook Ads: Como fazer da ferramenta sua vitrine virtual

9ª estratégia de Marketing para Agências de Viagens: Envolva seu público

Avaliações e comentários são sempre muito bem vindos para agências de viagens, ou mesmo qualquer negócio na área de turismo. Os comentários de outras pessoas irá consolidar seu negócio na internet. Diante disso, cada detalhe é valioso.

Seus potenciais clientes vão querer saber as experiências que seus clientes tiveram. Afinal, é com base em experiências anteriores que eles vão avaliar a qualidade dos seus serviços e considerar fechar uma compra. Crie espaços para que pessoas que já tiveram experiências com seu negócio possam realizar comentários.

Caso você receba receba comentários negativos, nunca seja grosseiro, isso pode ser muito prejudicial para seu negócio. Lembre-se que as pessoas na internet atuam como advogadas quando tratamos, sobretudo, de negócios.

Leia também: 7 Dicas essenciais para melhorar SEO das agências de viagens

10ª estratégia de Marketing para Agências de Viagens: Considere os chatbots

estratégias de marketing para agencias de viagem

Eles podem não ser prioridades no momento, entretanto, certamente são uma aposta forte para o futuro do marketing digital e do relacionamento e atendimento ao cliente.

Responder dúvidas frequentes, de seus clientes, encaminhar para páginas estratégicas ou mesmo automatizar o envio de conteúdo de seu interesse, são algumas possibilidades deste recurso.

Fique de olho!

Agora que você está por dentro de todas as dicas sobre as estratégias de marketing para agências de viagens, é hora de colocá-las em prática.

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas :)

Até a próxima!

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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