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AIDA: saiba como ela pode melhorar a conversão de usuários em seu site

25/6/2019

AIDA: saiba como ela pode melhorar a conversão de usuários em seu site

Não é de hoje que as empresas buscam estudos e formas de analisar o comportamento do consumidor. No universo digital isso não é diferente, o acrônimo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) é uma das teorias mais divulgadas e, defende os pontos principais que todos os usuários passam antes da conversão.

AIDA nada mais é do que um conceito bastante utilizado por profissionais que trabalham com marketing digital, uma vez que o design da página está ligado a essa estratégia e precisa levar em conta cada um dos passos.

Esse conceito representa as quatro fases ou “etapas” em que o cliente precisa passar, de forma progressiva, para tomar a decisão final de compra.

Por isso, neste artigo falaremos sobre cada uma dessas etapas e como você deve utilizar o conceito para aumentar a quantidade de conversões no seu site.

Atenção

AIDA, conversão de usuários

A principal função da primeira etapa do conceito AIDA é, chamar a atenção do visitante de forma criativa e estratégica para que ele perceba a oferta e tenha a curiosidade de saber mais.

Nesse primeiro ponto é preciso ir com cuidado no uso das cores, nos tamanhos das fontes e a distribuição e posição dos elementos dentro da página. Vá com calma nas cores fortes e contrastantes e, deixe a posição de destaque somente para aquilo que for extremamente importante para chamar a atenção do seu visitante. 

Também é fundamental que seu site seja rápido para não desviar o foco do seu visitante, ou fazer com que ele desista. E não se esqueça de utilizar os Calls-to-Action, pois ajudam muito nessa hora.

Interesse

Uma vez que você conseguiu chamar a atenção do visitante é hora de  despertar o seu interesse, e isso as vezes pode ser bem complicado.

Tenha as informações importantes em destaque, como títulos e subtítulos ou os textos de banners, eles precisam mostrar para o visitante que sua empresa tem a solução para o que ele procura, é necessário mostrar que a sua oferta vale a pena.

Um profissional que trabalha com compra de Google AdWords, por exemplo, tem conhecimento de que a taxa de conversão aumenta consideravelmente quando a palavra-chave buscada aparece em destaque na Landing Page.

Essa é uma forma de atrair o visitante e fazer com que ele seja direcionado para o próximo passo. Na maioria das vezes isso não acontece se a keyword estiver no meio de um bloco de texto sem destaque algum.

Desejo

AIDA, conversão de usuários

Esse é o ponto que na maioria das vezes é mais demorado do que os demais, você pode chamar a atenção e despertar o interesse de alguém em questão de segundos, mas quando se trata de despertar o desejo o trabalho pode levar um pouco mais de tempo.

Nessa etapa todas as informações são analisadas mais profundamente e o visitante procura analisar se a oferta e sua empresa de fato são capazes de atender às necessidades dele, essa é a parte da cautela para realmente comprovar se é uma opção válida e confiável.

Os maiores indicadores de confiabilidade são: depoimentos, lista de clientes, formas de garantia, comentários de clientes. Esses são fatores que costumam ser responsáveis por manter significativamente a taxa de conversão em alta.

Um ponto importante a ser destacado é que, em casos de conversões mais simples, como o download de um eBook, não existe a necessidade de inserir depoimentos ou listas de clientes.

Ícones que identificam o número de vezes que o material foi compartilhado nas mídias sociais, muitas vezes pode ser considerado suficiente para mostrar que o conteúdo realmente é relevante.

Ação

Essa é a etapa final que o seu visitante acaba entrando para o número de conversões e aceitando sua proposta, por isso, essa é a parte em que a empresa não deve interferir.

A partir do momento que o usuário tem instruções claras e objetivas sobre o que fazer, basta a empresa manter um fluxo coerente durante a conversão e não exigir informações sensíveis ou formulários longos, tendo isso resolvido a será bem mais fácil na etapa final.

Caso o seu ponto de conversão seja em um artigo, essa é a hora ideal para você aplicar o Call-to-Action.

E aí? Você já conhecia o conceito AIDA? É bem simples e você pode começar a colocar em prática a partir de agora. 

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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