Análise de Mercado: Que tal aprender os segredos dos concorrentes?
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Para fazer uma empresa crescer e se consolidar no mercado é necessário ter boas ideias e dedicação às ações envolvidas no processo. Ter um bom planejamento é fundamental para auxiliar e guiar negócios - novos e já consolidados - pelos caminhos mais favoráveis. Tendo isso como premissa, é necessária constante avaliação da situação da empresa para redefinir os rumos, objetivos e posicionamento do negócio no mercado.
Além de análises para construir um planejamento ou acompanhamento da situação da empresa, ficar de olho na concorrência é fundamental. Essa é uma etapa preciosa que permitirá traçar o cenário comercial no qual você está inserido. Mais do que descobrir quem são os concorrentes, essa análise permite entender como estão posicionados, melhorias a serem implementadas e novas ações que irão fortalecer sua empresa.
Com o Planejamento estratégico acompanhado da Análise de Mercado, será possível mirar nos mercados certos e atrair clientes qualificados para seus produtos e serviços.
Leia mais: Como o Quadrante Mágico de Gartner vai orientar sua atuação no mercado atual

Em 4 passos é possível fazer uma Análise de Mercado mais direta!
1º Passo para Análise de Mercado:
Entenda quem são seus concorrentes diretos e indiretos;
2º Passo para Análise de Mercado:
Uso de ferramentas para análise de mercado com monitoramento da concorrência;
3º Passo para Análise de Mercado:
Descobrir palavras-chave que acionam as páginas dos concorrentes;
4º Passo para Análise de Mercado:
Criar estratégias práticas com base nas análises realizadas;
Uma ótima notícia: você consegue fazer todos os passos com a WebPeak!
Dentro da ferramenta de SEO WebPeak você terá todos os relatórios para entender como seus competidores trabalham os projetos de marketing em seus respectivos domínios. Nossas ferramentas analisam o progresso da média de ranking do seu site comparado aos competidores, os backlinks, comparação de tráfego entre seu domínio e de seus competidores.
Essas métricas te ajudarão a entender o segmento de seu negócio, a fim de atingir um maior nicho no mercado, engajar mais pessoas à seus produtos ou serviços.
#1: Análise de Mercado: descubra quem são seus concorrentes
Adicionando seu projeto na ferramenta de SEO, você irá ver um relatório com a lista de sites que competem pelos mesmos termos que você deseja rankear.
Com certeza, você irá se deparar com sites que são portais de notícias, como Terra e G1, por exemplo, e isso é muito comum. Nesse caso, eles não comercializam o mesmo produto ou serviço que você, mas em questão de SERP vocês concorrem pelo mesmo espaço. Esses são seus Concorrentes Indiretos.
Seus concorrentes diretos, são aqueles que também disputam o posicionamento para os termos que você deseja, e que comercializam produtos e serviços similares as suas ofertas.

Fique sempre atento:
- Quais os pontos de destaque da concorrência: qualidade, preço, serviço de entrega, etc;
- Qual é o público alvo que eles estão a atingir;
- Quais são as épocas que eles utilizam para realizarem mais promoções.
Avalie com atenção a concorrência do mercado, assim você entenderá qual a dificuldade de melhorar (ou criar um bom) posicionamento online, de acordo com as métricas dos sites avaliados.
Leia também: Marketing Digital e o Mercado financeiro
#2: Análise de Mercado: acompanhe a concorrência de perto
Um fator de EXTREMA importância, é ter um bom posicionamento nos buscadores. Isso faz com que potenciais e atuais clientes, encontrem as páginas de seu site antes das páginas do concorrente, além de demonstrar maior autoridade perante o mercado.
Faça uma comparação entre seu posicionamento (rank) para os termos mais importantes do negócio e seus concorrentes. Esse acompanhamento é altamente relevante para entender oportunidades e ameaças.

Fique de olho em seus concorrentes!
#3: Análise de Mercado: palavras-chave importantes da concorrência
Além dos termos que você deseja aparecer, é importante conhecer mais sobre os termos que já acionam as páginas do concorrente. Analisar o mercado inclui um ‘Q de espionagem’ e as ferramentas online podem nos ajudar com isso.
Você pode utilizar o módulo ‘Espião de URL’ da WebPeak para identificar termos em que os concorrentes aparecem, o volume mensal de buscas e a competitividade de cada uma delas.
Basta escolher um site e analisá-lo!

Monte uma lista inteligente, composta por termos com alto volume de buscas e baixa competitividade (se possível).
A escolha das palavras-chave irá determinar o sucesso ou fracasso da sua estratégia online, por tanto, disponibilize um tempo para essa análise e sempre a atualize!
#4: Análise de Mercado: montando sua estratégia online
Após analisar todas as informações e traçar um caminho, chegou a hora de organizar seu plano de forma visual e então, tirá-lo do papel.
Seu plano deve conter:
- lista de produtos ou serviços oferecidos;
- lista de palavras-chave;
- canais que serão trabalhados (Google, Mídias Sociais, Blog, entre outros);
- padrão de comunicação para criar e fidelizar a marca (cores, imagens, logo, tipografia, entre outros);
- formas de contato com o cliente (SAC, chat, telefone, email, social, entre outros);
- controles gerais (estoque, pedidos, reclamações, entre outros);
*adicione o que mais você achar relevante para seu planejamento.
E-commerce, fique atento: Valorize seu produto
O preço é algo essencial na venda. Qualquer flutuação do valor esperado pode resultar em vendas menos ou mais rentáveis. Uma boa forma de ajudar na definição do preço é olhar um pouco para os seus concorrentes e perceber que preço estão definidos e porquê. Outra das coisas que deve ter em conta é os gastos que teve. Usou muita publicidade? Realizou muitos artigos patrocinados para divulgar o seu produto? Tudo isso deve contar na hora de definir o preço final. Alguns dos tópicos para prestar atenção são:
Preço: deve estar de acordo com o posicionamento da loja, sem esquecer da concorrência, que na web está a um simples clique de distância.
Novidades: o brasileiro é o consumidor mais sensível à inovação. Manter-se atualizado com as novidades do seu ramo é sempre renovador para sua marca
Estoque: uma loja cuja esmagadora maioria dos produtos está esgotada ou com grade furada desestimula a compra.
Variedade: é um incentivador da compra e daquela sensação típica do varejo – “vou levar um de cada cor”.
Promoções: assim como no varejo offline, as promoções dependem do objetivo (ver dicas Marketing Drops no início do post). Em e-commerce, tudo acontece com pelo menos 15 dias de antecedência, por isso, atue com planejamento.
Fotos e descritivos: invista na aparência do seu produto; boas fotos com modelos em todos os ângulos, zoom, vídeos, postagens com dicas de uso dos produtos, descritivos detalhados, tabela de medidas, download de fita métrica, áudio e provador virtual.
Sistema de sugestões e recomendações: recomendar produtos através de estratégias de cross selling é altamente recomendável – “combina com”, “aproveite e compre junto”, “quem comprou também levou”.
Ampliação do mix de produtos: você pode criar novos produtos para consolidar a marca da empresa para que o consumidor continue adquirindo produtos seus mesmo quando algum deles não interessar mais a ele. É importante utilizar muitas promoções e descontos de preços.
Avaliação de compra: equivalente à levar uma amiga às compras – produtos com recomendações podem vender até 60% mais do que produtos sem user reviews. Incentive seus cliente a opinar sobre produtos, sem medo de que sejam postadas percepções negativas, aquilo que é defeito para um cliente, pode ser uma qualidade para outro.
Separamos este conteúdo especialmente para você: Como usar a WebPeak para melhorar os resultados de seu ecommerce
Conheça as Análises de Mercado by WebPeak

Mercado de Games
Com 66,3 milhões de gamers e uma movimentação de US$ 1,3 bilhão em 2017, o Brasil é o principal mercado de jogos da América Latina e o décimo terceiro no ranking mundial, conforme levantamento realizado pela Newzoo. A indústria de games norte-americana alcançou um recorde considerável em 2017: considerando vendas de consoles, acessórios, softwares e microtransações, o faturamento bruto desse segmento da economia foi de US$ 36 bilhões. E este mercado não para de crescer! As compras digitais no mercado de games cresceram 68% no último ano.
Leia a Análise de Mercado de Games completa!
Mercado de Moda
O setor de moda é um dos segmentos de e-commerce que mais cresce no Brasil nos últimos anos. Não são somente as tradicionais lojas físicas que apostam em uma presença no e-commerce. A cada dia surgem mais novos negócios que iniciam as operações exclusivamente com um foco online. Manteve a liderança e aumentou a sua participação nas vendas online. Este mercado cresceu 6,1% de 2016 para 2017 em receita, e cresceu 14,2% em pedidos.
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Mercado de Roupas Infantis
Nos últimos seis anos, o volume de venda anual de produtos do segmento infantil no Brasil passou de R$ 2,7 bilhões para R$ 3,9 bilhões. Apresentou crescimento de 45,6% apurado pela agência de inteligência Euromonitor. Em dois anos, a variação de crescimento foi de 8%, dado que demonstra que mesmo durante a crise o segmento manteve-se operando com sucesso. O mercado de vestuário infantil cresce em média 6% ao ano, de acordo com a Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).
Leia a Análise de Mercado de Roupas Infantis completa!
Mercado de Pet Shop
O mercado de pet shops online ainda está muito aquém do que pode ser. Cerca de apenas 0,4% está presente no e-commerce, havendo então uma enorme margem para expansão. O Brasil tem uma das maiores populações de pets do mundo e existe um gasto mensal alto, de cerca de R$58,00 com caẽs e R$42 com gatos. Os consumidores estão em todas as classes sociais, podendo ser exploradas várias possibilidades.
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Para ver mais Análises de Mercado realizadas pela equipe da WebPeak, acesse a página: https://www.webpeak.com.br/analises-de-mercado
Principais Pontos de Contato com o Cliente
Não basta vender, é preciso criar vínculos. Assim como no varejo físico, reforçar o relacionamento auxilia os lojistas na diferenciação e na preferência dos consumidores. Alguns itens são essenciais para garantir que esse processo seja executado:
Redes Sociais: são excelentes plataformas para relacionamento com clientes e prospects, muitas vezes funcionando como vitrine de produtos.
SAC (email, telefone e chat): os dados são surpreendentes – 70% dos pedidos são revertidos em contatos. Isso são mais de 30.000 interações por mês! Além das redes sociais (SAC 2.0), o e-mail, chat online e o telefone são canais de atendimento. O horário deve ser flexível, porém sem exceder o calendário comercial do seu ramo.
E-mail Marketing: é uma poderosa ferramenta de venda para o e-commerce e recebe estratégias específicas para cada disparo. Envie conteúdos que chamem a atenção de determinado público e não perca tempo. Um bom trabalho de email marketing vai te trazer resultados incríveis, pois o alcance dos e-mails ainda é enorme apesar das mudanças recentes no comportamento dos usuários na internet.
Blog: gera autoridade, e auxilia nas vendas. Pensando nesse sentido, o conteúdo de seu blog deve se voltar para algo informativo causando empatia no leitor, ocasionando um reconhecimento da sua marca.
Saiba mais sobre Email Marketing: 5 tópicos rápidos para você saber o que é email marketing e sua importância
Importância da Análise de Mercado
Hoje mais de 90% dos processos de compra tem início em uma busca online. Por isso, o marketing digital veio para ficar e não é a toa que está crescendo rapidamente.
O mercado digital também muda conforme ele cresce, por tanto, o acompanhamento constante da concorrência e do mercado em si, pode determinar seu sucesso ou fracasso nos próximos meses.
Não desanime, siga as dicas e conte conosco para chegar ao topo!