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Aprenda a configurar o funil de vendas no Google Analytics

Mariana Chaves

Produtora e especialista em marketing de conteúdo.

Você já ouviu falar sobre o funil de vendas? Essa é uma técnica muito utilizada principalmente no marketing digital para conversão de clientes. 

Acredite, essa é uma forma simples e muito útil para compreender como o seu negócio está funcionando, e qual o comportamento do consumidor na sua empresa.

Primeiramente você deve imaginar um grande funil, e qual a sua função para poder aplicá-lo no seu negócio

De forma geral o início do funil é maior e vai se estreitando, até que tudo que entrou na parte de cima passe para que fique concentrado em um novo recipiente.

Se pensarmos no seu negócio como um recipiente, e que na área externa existem milhares de possibilidades e pessoas diferentes, logo, será necessário um funil para poder atrair as pessoas certas, convertê-las em leads para que no final se tornem clientes apaixonados pela sua marca.

A importância do funil de vendas

funil de vendas no google analytics
Exemplo de Funil de Vendas no Google Analytics

Com o funil de vendas você pode se planejar de forma mais consistente suas metas de vendas, assim como, conhecer mais a fundo quem são os seus potenciais clientes, e trabalhar para que o processo de conversão  melhore a cada dia.

Sabemos dos desafios que encontramos nos negócios online, e quanto mais estruturados e conscientes do processo, mais chances temos de chegar ao topo e nos tornarmos referências na área de atuação.

Agora vejamos, uma vez que temos todas as informações necessárias, por que não usá-las a seu favor? 

Com o funil de vendas é possível mensurar a quantidade de pessoas que entram no seu site, quantas chegam ao final do funil e quais as estratégias que dão certo para o seu negócio.

Claro que para que isso se torne viável é necessário ferramentas específicas para conseguir os resultados esperados. Pensando nisso, neste artigo trouxemos uma ferramenta simples e gratuita para ser usada no seu negócio.

Que o Google tem um pacote com ferramentas incríveis, isso todos já sabem, o que acontece é que muitas vezes não sabemos utilizar isso ao nosso favor, a seguir um tutorial básico para que você configure seu funil de vendas com o Google Analytics.

Dica: Conheça as Melhores Ferramentas de Funil de Vendas da Internet

Criando funil de venda com o Google Analytics

funil de vendas no google analytics

Não tem nenhum segredo, para configurar o funil de vendas com a ferramenta Google Analytics você vai precisar apenas seguir alguns passos. 

Então, se quer saber como configurar uma meta de conversão com funil, siga as instruções abaixo, modificando apenas as URLs de acordo com o seu site e necessidade.

  1. Em primeiro lugar entre em Administrador, depois em Metas.
  2. Clique em Nova Meta.
  3. Na parte de Configuração da meta, coloque Personalizado.
  4. Em Descrição da meta, coloque Destino.
  5. Assim que chegar em Detalhes da meta, coloque Destino Começa com /checkout/sucesso. Altere o valor de acordo com o seu site e não coloque o domínio.
  6. Configure as etapas do funil de vendas, de acordo com o processo de checkout do seu site.

Assim que as configurações estiverem concluídas, realize alguns testes no seu site gerando conversões e espere alguns minutos para que os números apareçam no Google Analytics.

Não deixe de ler: 18 motivos para usar o Google Analytics em seu dia-a-dia

Como analisar os relatórios de conversão do funil de vendas

Quando conseguir configurar as suas metas e definir as etapas do funil, você precisará acessar o menu Conversões, Metas e Visualização de funil.

A taxa de conversão da meta é relacionada com as sessões totais do site no período selecionado.

Por outro lado temos a taxa de conversão do funil, que está relacionada com a quantidade de sessões em que os usuários entraram no funil.

Estes são os principais pontos para que você consiga analisar o funil e identificar os pontos de entrada e saída, fazendo os ajustes necessários no site para alcançar os melhores resultados de conversão.

Com o tempo você ficará mais atento aos detalhes para aprimorar suas estratégias de funil de vendas, com isso cada vez mais a sua empresa irá crescer e atrair os clientes certos para o seu negócio.

Conclusão

funil de vendas no google analytics

Aqui no blog temos diversos artigos que irão te ajudar a vender mais, assim como usar as ferramentas certas a seu favor para fazer um planejamento digno de resultados.

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O funil de venda é só mais uma das formas de conseguir estruturar o seu negócio e conhecer o perfil de consumidor que acessa as suas páginas. 

Por isso capriche na configuração e análise do seu funil de vendas para garantir que esses processos gerem resultados positivos.

Esperamos ter te ajudado. Para mais conteúdos como este não deixe de nos acompanhar, e para receber conteúdos exclusivos, basta assinar nossa newsletter para ficar por dentro das mudanças que acontecem diariamente no mundo do marketing digital.

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