SEO

Aprenda a fazer pesquisa de SEO

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Neste artigo de pesquisa de SEO você aprenderá o básico de busca de palavras-chave, sua importância em experimentar ferramentas e como iniciar seu plano de SEO!

A fase de pesquisa de SEO para um projeto é quando você identifica como seus visitantes fazem as buscas e, dessa forma, estabelece essas palavras-chave como alvos de classificação e tráfego para seu projeto de SEO. Inclui brainstorming, análise de concorrentes, análise e pesquisa de ferramentas para criar uma lista abrangente de projetos de SEO viáveis. 

Geralmente é a primeira e mais importante etapa de otimização de mecanismos de pesquisa.

Pesquisa de SEO: como fazer pesquisa de palavras-chave? 

A primeira tarefa é simplesmente brainstorming. Faça a si mesmo algumas perguntas básicas para selecionar palavras-chave que podem ser bons alvos para otimização de mecanismos de pesquisa, como:

  • Sobre o que é o conteúdo do seu site?
  • O que você pediria a um mecanismo de pesquisa para encontrar o que seu site oferece?
  • O que você acha que outros pesquisadores pediram?
  • Quais são suas páginas/itens mais populares?

A maioria das pessoas pode fazer uma lista curta (ou longa) de palavras-chave que podem ser usadas para encontrar seu próprio site. Você deve estender essa etapa para perguntar a outras pessoas quais palavras-chave elas usariam para pesquisar seu produto ou serviço sem o nome da sua marca e adicionar suas sugestões de palavras-chave à sua lista. 

Fazer isso irá ajudá-lo a ir além das palavras que só você e as pessoas de dentro conhecem. Ao fazer uma pesquisa de palavras-chave para SEO, você deseja descobrir o que pessoas reais em seu público-alvo consultaram para encontrar o que seu site oferece.

Não limite suas ideias. Faça um brainstorming de quaisquer assuntos e frases que possam levar os tipos de visitantes que você deseja para seu site. Seu brainstorming irá “preparar a bomba de palavras-chave”.

Essa lista inicial será expandida e refinada nas próximas etapas. Mas comece com as palavras-chave lógicas.

Encontre palavras-chave que as pessoas já usam para o seu negócio

Se o seu site já estiver ativo, você pode ter uma palavra-chave escondida esperando para ser desenterrada.

Um bom lugar para procurar palavras-chave é a pesquisa interna do site. Oferecer aos visitantes uma caixa de pesquisa em seu site é bom para os usuários, mas também para você, porque coleta dados de consulta de pesquisa.

Analisar essas consultas principalmente ajuda a melhorar a usabilidade (já que revela o que as pessoas querem ver, qual conteúdo do site pode estar faltando e onde a navegação do site é fraca). Mas você também pode encontrar pepitas de palavras-chave de ouro, frases úteis que as pessoas pesquisam. Adicione-os à sua lista!

Pesquisa de SEO com Ferramentas do Google

Você pode encontrar dados valiosos usando o Google Search Console (anteriormente chamado de Ferramentas do Google para webmasters). Este serviço gratuito do Google oferece aos proprietários de sites uma riqueza de informações sobre seus próprios sites (especialmente com o Google Analytics configurado também). 

Particularmente útil é o relatório de desempenho; ao visualizá-lo por Consultas, você pode ver quais termos-chave de pesquisa estão trazendo suas páginas da web nas pesquisas do Google. O Google também usa o Search Console para notificá-lo sobre erros ou penalidades, e você precisará das ferramentas de diagnóstico de SEO oferecidas para manter seu site em boas condições. Então não perca nenhuma oportunidade. 

Vasculhe as comunicações do seu cliente para encontrar palavras-chave adicionais usadas ativamente. Converse com seu pessoal de atendimento ao cliente para descobrir o que os clientes estão perguntando (em suas palavras). Verifique também sites de mídia social como Facebook e Twitter para ler o que sua comunidade disse. Faça pesquisas por suas palavras-chave primárias para descobrir como as pessoas estão falando sobre seus produtos, serviços ou assuntos.

Obter sugestões de palavras-chave na pesquisa de SEO

Aproveite as ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave para encontrar palavras-chave adicionais. Nossa Ferramenta de sugestões de palavras-chave abaixo mostra ideias de palavras-chave relacionadas a qualquer palavra inicial inserida.

Digite uma palavra ou frase de cada vez. As sugestões resultantes vêm de dados reais de consulta de pesquisa, portanto, selecione as palavras-chave que correspondem ao conteúdo do seu site e adicione-as à sua crescente lista de pesquisa de palavras-chave.

Ferramentas de SEO – use a ferramenta da Web Peak para receber sugestões de palavras-chave. Comece agora. 

Aliás, com nossa ferramenta, até mesmo o tráfego pago sai na frente! Você pode ver sugestões de palavras-chave com dados sobre volume de buscas e taxas de clique para que anunciantes consigam ter sucesso para oferecer lances para essa palavra-chave.

São métricas que indicam o quão competitiva uma frase de palavra-chave pode ser. 

Os volumes de pesquisa lançam luz sobre sua pesquisa de palavras-chave. Eles revelam como as pessoas realmente chamam as coisas e ajudam você a priorizar palavras-chave semelhantes.

Por exemplo, um site de varejo pode optar por usar “mochila de rodas infantil” (5.400 pesquisas mensais), ao invés de “mochilas com rodas para crianças” (10 pesquisas mensais) pelo fato da primeira busca mostrar muito mais procura. No entanto, esse varejista não deve depositar suas esperanças na classificação do termo amplo “mochilas”, não importa o quão atraente seja o volume de buscas altíssimo dessa palavra.

Não se deixe tentar pelos grandes números de palavras-chave amplas. Com tempo e esforço suficientes, você pode classificar para eles, mas estaria lutando contra marcas grandes e estabelecidas por visitantes desfocados que podem nem estar prontos para comprar. 

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog para receber mais artigos como este. Conheça nossos planos para desenvolver a melhor pesquisa de SEO

Últimas Postagens WebPeak

SEO

3 vantagens do Link Juice

SEO

Saiba como testar o SEO do texto

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial: conheça os 4 tipos

SEO

Vantagens de usar webflow em seu site