Aprenda a recuperar posições no Google!

19/12/2018

Aprenda a recuperar posições no Google!

Olá, pessoal!

Como está o seu posicionamento no Google? Ao acessar a Search Console, tem percebido queda no posicionamento médio de suas páginas? Hoje irei te dar algumas dicas para recuperar posições no Google e te mostrar o caminho para nunca mais perdê-las.

Vamos lá!

O que fazer para recuperar posições no Google?

Consultar o posicionamento médio de suas páginas pode ser um choque. Se você ainda não passo por isso, te convido a acessar a Google Search Console (GSC) e verificar a situação de suas páginas.

É assustador se dar conta de que, levando em consideração que 10 páginas aparecem como resultado orgânico por SERP (Search Engine Results Page - Página de Resultados dos Buscadores), se suas páginas se posicionam em média na SERP 03 (terceira página de resultados) e sabendo que a maior parte dos usuários - assustadores 94% - não passam nem ao menos para a segunda página de resultados, saiba que algo precisa mudar em suas práticas!

aprenda a recuperar posições no google

O acompanhamento do posicionamento médio te ajuda a entender o alcance orgânico, entretanto, é preciso ter traçar palavras-chave centrais para as quais você deve estar mais atento, as que mais se relacionam com o core do seu negócio e, em caso de e-commerce, os seus principais produtos.

Se você vem perdendo posicionamento médio ou perdeu posições para suas palavras-chave mais importantes, vou te mostrar o que você pode estar fazendo errado e o melhor, o que você deve fazer para recuperar posições =)

Fique atento a essas dicas e tenha adote as melhores práticas para garantir que nenhuma posição irá escapar, estando sempre à frente da concorrência nos buscadores.

Veja também: 7 dicas que você precisa saber para aparecer na primeira página do Google sem pagar para ele

Recuperar posições com otimização de páginas

aprenda a recuperar posições no google

Se você ainda não sabe, SEO (Search Engine Optimization - Otimização para Buscadores), é o nome que recebe a estratégia que permite melhora no posicionamento à medida que seu site passa a atender a algumas exigências ou padrões exigidos pelos buscadores para que a exibição de seus conteúdos seja priorizada, aumentando também a frequência de visita de robôs indexadores como o Googlebot, que garante que seu conteúdo seja indexado mais rapidamente.

Se você quer recuperar posições com otimização de páginas, primeiramente existe a necessidade identificar os problemas de SEO interno de seu site.

Dica: Você pode fazer isso utilizando a WebPeak, que reune diversas ferramentas de SEO numa plataforma de SEO All-In-One e escaneia o seu site para que você conheça todos os seus pontos fracos.

Os principais pontos que você deve otimizar no código de suas páginas são:

Meta tags: marcações de dados em páginas que devem ser adicionadas entre as tags de head no código HTML do site.

Os textos dessas marcações não são exibidos na página, orientam os robôs com informações sobre o conteúdo.

As meta tags servem para resumir o conteúdo de suas páginas para os robôs, portanto, devem conter a palavra-chave da página.

1. Meta Title: O meta title é o título da página que será exibido como resultado de pesquisa. Existem algumas exigências feitas pelos buscadores para considerar o meta title como otimizado para SEO.

  • Eles devem ser únicos - cada página deve ter um meta title exclusivo;
  • Não devem conter mais que 64 caracteres.
Veja também: Dicas de como escrever títulos inesquecíveis

2. Meta Description: descrição do conteúdo de maneira a atender às seguintes exigências:

  • Não deve ultrapassar 155 caracteres;
  • Cada página deve conter uma meta description única.
Dica: O que não impacta no posicionamento mas que também é um ponto importantíssimo relacionado à meta description: elas devem ser apelativas e estimular o usuário a clicar.
aprenda a recuperar posições no google

Heading tags: As heading tags são as marcações de títulos e subtítulos de suas páginas. Para uma página ser considerada otimizada nesse sentido, a palavra-chave deve estar presente em todas as tags, de h1 a h6, além é claro, ao longo do conteúdo de texto das páginas.

Atente-se: Apenas um título h1 por página deve ser adicionado! As demais marcações de subtítulo podem estar de h2 a h6 de acordo com a importância do subtítulo.

Atributo ALT: O atributo ALT também é um importante fator de SEO muitas vezes esquecido. Ele ajuda a aparecer como resultado de imagem e também indica a relevância das imagens para o conteúdo indexado, aumentando então a probabilidade do conteúdo aparecer na primeira página.

Adicione a palavra-chave no atributo ALT das imagens e use-as em favor da indexação de suas páginas =)

Veja também: Como você pode melhorar o rankeamento de conteúdos com técnicas de SEO

Recuperar posições com backlinks

aprenda a recuperar posições no google

A prioridade na indexação pelos buscadores é dada a partir da qualidade que um domínio tem. É possível se orientar por métricas como Page Authority e Domain Authority do Moz (que você também encontra dentro da WebPeak).

Ter autoridade de domínio e de página altas indica que suas páginas têm mais chances de aparecer como resultado de buscas e leva em consideração não só a otimização das páginas mas também as referências a elas.

Os backlinks são uma maneira incríveis de conseguir melhorar o posicionamento. Isso acontece porque sites com links em domínios com boas métricas passam a ter mais prioridade em relação aos buscadores e com isso, também há melhora no posicionamento, além dos links internos.

Você deve estar atento à qualidade dos backlinks que você já possui, especialmente aos backlinks tóxicos e ao texto do links, que deve conter a palavra-chave da página linkada. Para isso isso, você pode usar a Ferramenta de SEO da WebPeak.

Dentro do Marketing Digital há basicamente três técnicas para gerar links para SEO: White Hat, Gray Hat e Black Hat. Conheça neste artigo as diferenças entre as técnicas, bem como suas vantagens e desvantagens.

Veja também: Como criar backlinks - Diretórios Brasileiros

Recuperar posições com White Hat

aprenda a recuperar posições no google

Segue as diretrizes de qualidade expressas pelo Google, usando técnicas éticas de otimização para os motores de busca. Aqueles que usam White Hat SEO preferem fazer um investimento de longo prazo no seu site, a fim de obter resultados duradouros.

Priorize essa estratégia!

Recuperar posições com Black Hat

aprenda a recuperar posições no google

O Black Hat SEO refere-se a estratégias usadas para ranquear melhor e burlar as regras dos motores de busca. Essa tática concentra-se prioritariamente nos motores de busca, colocando a audiência humana em segundo plano.

É geralmente usado por aqueles que estão procurando um retorno rápido em seu site, ao invés de um investimento em longo prazo. As consequências de usar Black Hat SEO incluem: banimento do site dos motores de busca e penalização por uso de técnicas anti-éticas.

Técnicas de Black Hat

  • Keyword Stuffing: Ocorre quando uma página da web está lotado de palavras-chave em suas meta tags ou em seu conteúdo.
  • Link Farming: Consiste em um grupo de hiperlinks, que apontam-se entre si com fins de link building. Pode ser feito manualmente ou por processos automatizados.
  • Textos ocultos: São textos que o visitantes não vê, mas que ainda podem ser lidos pelos motores de busca. Atualmente, os textos ocultos são identificados como spam e devidamente penalizados.
  • Conteúdo de blog spam: É feito ao publicar comentários aleatoriamente ou promover quaisquer tipos de conteúdos (links, posts, ebooks, guias) na área de comentários.
  • Links pagos: É a prática de comprar links em outros sites, com o objetivo de gerar popularidade e bom posicionamento nos motores de busca.
  • Parasite hosting: É o processo de hospedar seu site em um servidor alheio sem consentimento, geralmente com o propósito de se beneficiar nos motores de busca.
Veja também: Links patrocinados e busca orgânica - Qual a diferença

Recuperar posições no Google com Grey Hat

Como o próprio nome indica, Grey Hat SEO é uma faixa intermediária entre o White Hat SEO e o Black Hat SEO. Valem-se de estratégias híbridas, combinando elementos de ambas as táticas para seu desenvolvimento.

aprenda a recuperar posições no google
  • Troca de links: Os links recíprocos ou troca de links constituem uma prática usada há anos, até que o Google tornou isso mais difícil, através da desvalorização de tais links em seu algoritmo. No entanto, os webmasters adaptaram-se rapidamente, envolvendo-se na chamada troca de link de três vias.
  • Comprar domínios antigos: Alguns empreendedores compram domínios antigos com autoridade e backlinks, e usam-nos para linkar para seus sites, a fim de obter uma melhor posição nos motores de busca.

Importante: A única técnica 100% segura é o White Hat. Ela sempre prevalecerá sobre as técnicas de Black Hat SEO e Gray Hat SEO, porque seu objetivo é criar credibilidade a longo prazo e gerar conteúdo de qualidade para seus visitantes.

Investir em estratégias de Black Hat ou Gray Hat SEO, ambas fundamentalmente opostas às diretrizes para webmasters pregadas pelo Google, é uma perda de tempo, recursos e ainda coloca sua credibilidade em risco.

Domain Authority Vs. Page Authority: Qual a diferença?

aprenda a recuperar posições no google

O autoridade de domínio leva em consideração a qualidade do domínio como um todo, com todos os seus subdomínios. É chamada de Page Authority a pontuação dada levando em consideração a força de uma página em específico.

De maneira geral, sites com backlinks de qualidade como UOL, Google e Wikipédia, possuem as melhores pontuações, enquanto sites menores, com poucas referências externas, já não conseguem pontuar bem.

É claro, se você define seus concorrentes baseando-se na SERP, subir o DA em relação aos concorrentes significa necessariamente ter um trabalho de otimização interna e de geração de backlinks superior aos deles, consequentemente resultará em um melhor posicionamento. Como o Domain Authority é uma métrica comparativa, não é possível classificá-la como essencialmente boa ou ruim.

Importante: Não compare sua autoridade de domínio com as dos grandes sites e sim com as de seus concorrentes diretos.

Como o cálculo é feito em escala logarítmica, ou seja, não linear. Assim, é mais fácil aumentar sua pontuação de 10 para 20, do que de 50 para 60, por isso, preocupe-se em manter o foco nas métricas dos concorrentes.

Como recuperar posições melhorando minha autoridade de domínio?‍

Isso não é uma tarefa fácil ou de curto prazo, mas não desanime: é uma tarefa totalmente possível. Digo isso por que é claro que alguns pontos de análise não são passíveis de otimização. Por exemplo, quanto mais “antigo” for o seu domínio, maiores as chances de você ter um bom score, visto que a Idade do Domínio indica confiabilidade e relevância. Isso não se resolve da noite por dia ou com otimizações internas, sendo assim, é preciso pensar nos outros pontos. O principal e a origem dos resultados mais rápidos é rever sua estratégia de backlinks!

aprenda a recuperar posições no google

Fazer backlinks nem sempre funciona em favor do aumento do Domain Authority: é preciso fazer links de qualidade. Muitos acham que comentando com seu link em fóruns e blogs terão um link que contribuirá para aumentar as chances de páginas indexadas, quando a maioria dessas plataformas não permitem Links Dofollow nos comentários. Ou seja, seu esforço não valeu de nada.

Para ter uma melhora sensível no seu DA em um tempo relativamente menor, inspecione a qualidade de seus links.

Recuperar posições aumentando a frequência de postagem

Um dos parâmetros analisados pelo Google para posicionar as páginas dos sites e a frequência de postagem de conteúdos. É difícil pensar nisso quando se tem um e-commerce ou um site com menos páginas, mas a estratégia de Marketing de Conteúdo pode ajudar muito a aumentar o alcance de suas páginas.

Lembre-se: quanto maior o número páginas que você tiver em seu site, usando as palavras-chave centrais, maiores as chances de aparecer como resultado de pesquisa!

Além de aumentar a relevância para as palavras-chave para quais você deseja melhorar o ranqueamento, produzir conteúdo faz com que sua empresa crie um ativo de marketing que vai durar por muito tempo em sua estratégia.

aprenda a recuperar posições no google

Outro benefício do conteúdo para cliente é a economia de tempo de seus vendedores, consultores e suporte. Ao ter um conteúdo de qualidade, que esteja disponível para consulta, fato é que seu cliente poderá acionar colaboradores diversas vezes e cada vez mais irá resolver dúvidas por conta própria. Por outro lado, sua empresa se fará presente, criará uma proximidade e desenvolverá uma ótima relação de confiança.

Também é importante pensar que um bom conteúdo pode ser compartilhado em redes sociais e também linkado em outros sites, interferindo aumentando o tráfego do seu site naturalmente.

Caso abra um blog em um domínio que não o seu por limitações de sua plataforma, lembre-se de linkar o seu site principal em todas as postagens, especialmente seus produtos, categorias e informações de contato.

A linkagem interna para outras publicações também é fundamental para aumentar o alcance também no blog =)

Veja também: Marketing de Conteúdo: Passo a Passo para Treinar, Reter e Fidelizar clientes

Recuperar posições espiando a concorrência

Ter um concorrente melhor posicionado que você na SERP pode significar que:

  • O concorrente possui melhores métricas de domínio;
  • O concorrente possui mais backlinks de qualidade;
  • O concorrente tem um site mais otimizado para SEO que o seu;
  • O concorrente tem maior densidade de conteúdo para a palavra-chave que você.

Nem todos os seus concorrentes na SERP são concorrentes diretos. Grandes portais de conteúdo podem estar à frente de você no buscador para o seu principal produto, ainda que não o venda, ou seja, são seus concorrentes indiretos.

aprenda a recuperar posições no google

Trace quem são seus concorrentes diretos na SERP, aqueles que oferecem os mesmos produtos/serviços/conteúdos que você e descubra as palavras-chave para as quais se posicionam melhor. Verifique o volume de buscas dessas palavras e passe a utilizá-las ao longo de suas páginas e como pautas para o seu blog.

Tudo isso você pode consultar com a Ferramenta de SEO WebPeak e ter um panorama completo da situação de seu concorrente, para entender suas melhores práticas e passar a aplicá-las em seu negócio.

Além dos termos que você deseja aparecer, é importante conhecer mais sobre os termos que já acionam as páginas do concorrente. Analisar o mercado inclui um ‘Q de espionagem’ e as ferramentas online podem nos ajudar com isso.

Você pode utilizar o módulo Espião de URL da WebPeak para identificar termos em que os concorrentes aparecem, o volume mensal de buscas e a competitividade de cada uma delas.

Basta escolher um site e analisá-lo!

aprenda a recuperar posições no google

Monte uma lista inteligente, composta por termos com alto volume de buscas e baixa competitividade (se possível).

A escolha das palavras-chave irá determinar o sucesso ou fracasso da sua estratégia online, por tanto, disponibilize um tempo para essa análise e sempre a atualize!

Dentro da Ferramenta de SEO WebPeak você terá todos os relatórios para entender como seus competidores trabalham os projetos de marketing em seus respectivos domínios. Nossas ferramentas analisam o progresso da média de ranking do seu site comparado aos competidores, os backlinks, comparação de tráfego entre seu domínio e de seus competidores.

Essas métricas te ajudarão a entender o segmento de seu negócio, a fim de atingir um maior nicho no mercado, engajar mais pessoas à seus produtos ou serviços.

Recuperar posições usando as Ferramentas de Palavras-Chave da WebPeak

As palavras-chave são o grande segredo do SEO! É possível ter muito mais alcance utilizando-as de maneira correta ao longo dos conteúdos do seu site.

aprenda a recuperar posições no google

Por isso, ainda que você não possua um blog ou produza conteúdos, mesmo para páginas de produtos, é importante que você trabalhe as palavras-chave que já possuem volume de buscas alto e tenham competitividade menor. 🧠

Parece bobagem, mas ainda que você utilize uma palavra-chave com muitas buscas mensais, se a competitividade é alta e você ainda não possui métricas de domínio altas, suas chances de aparecer na primeira página são mínimas. Portanto, vale trabalhar para identificar as palavras-chave que irão proporcionar resultados mais efetivos: ainda que tenham volume de buscas baixo ou médio mas tenham competitividade baixa, arrisque utilizá-las para ganhar posições para novos termos.

Os acessos em seu site não devem depender de apenas uma ou duas palavras-chave, o ideal é que você abra a maior quantidade de páginas possíveis com conteúdos que se relacionem ao core do seu negócio e trabalhe as mais diversas keywords. 🧐

Espiar a concorrência também deve estar dentre as suas prioridades se quer aparecer na primeira página do Google! Não deixe de usar nosso Espião de URL e entender o que leva acessos a seu concorrente e tira de você.

Lembre-se de que você pode otimizar as suas páginas, as meta tags - title e description -, atributo ALT nas imagens e os títulos e subtítulos a qualquer momento, a depender de sua plataforma, sem a necessidade de redirecionamento (caso não haja necessidade de alterar a URL). 🕵🏼

Sabe qual é o melhor disso tudo? A WebPeak é a única ferramenta de SEO que você paga em reais, tem suporte via chat em português e uma base de conhecimento completa com tutoriais sobre cada um de nossos poderosos módulos! Conheça nossos planos e deixe de perder dinheiro.

Temos o caminho para o seu sucesso na internet! Faça já uma demonstração e descubra o que a WebPeak pode fazer pelo seu negócio.

Gostou? Deixe um comentário dizendo o que achou e se ainda restou alguma dúvida, você também pode perguntar em nosso chat. Fique por dentro de nossas novidades e acompanhe nossas postagens.

Autor

Gabriel Heitzmann

Viciado em tecnologia e em café. Falo pelos cotovelos.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak