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Aprenda Como Calcular ROI e seja assertivo em seus investimentos!

19/6/2018

Aprenda Como Calcular ROI e seja assertivo em seus investimentos!

É consenso que todo mundo que faz investimentos quer ser assertivo e conseguir os melhores resultados a partir deles. Hoje nós vamos conhecer um aliado do marketing digital e da sua empresa, para que você consiga mensurar os retornos que investimentos diversos trazem ao seu negócio, o cálculo de ROI – return on investment ou retorno sobre investimento.

A partir desse cálculo, você vai conseguir ser muito mais preciso no que é necessário rever quanto à eficácia de suas práticas de investimento em treinamentos, ferramentas, campanhas publicitárias e muito mais.

Você vai aprender a como calcular o ROI e entender tudo como esse indicador pode fazer o seu negócio chegar mais longe.

Vamos lá, acompanhe a leitura!

Não deixe de ler: Principais dúvidas de quem quer investir em Marketing Digital
Como Calcular ROI

O que é ROI?

O “retorno sobre investimento” é um indicador que permite mensurar perdas e ganhos referentes a investimentos feitos pela sua empresa em diversos canais. Trata-se de um indicativo já bastante utilizado e difundido, mas que se alinha com o marketing digital para o convencimento a tomar determinadas ações ou rever determinadas práticas que não surtiram o efeito esperado a partir da comparação do resultado do ROI com o possível resultado quando se adota outro caminho.

Não importa se você se refere a um investimento bancário, uma divulgação no Instagram ou até um treinamento interno, o ROI é capaz de te mostrar numericamente o resultado prático de qualquer investimento que você faça em seu negócio.

É possível usar o ROI para convencer clientes a adquirirem seus produtos ou serviços mostrando para eles o retorno específico que eles trariam ao negócio, que é prática nos departamentos comerciais e de marketing de muitas empresas. 

Por isso, é importante que você entenda como funciona esse cálculo e com qual(is) variável(is) você terá de trabalhar.

Isso vamos te mostrar nos próximos passos. 😉

Leia mais: Instagram Insights: o que é e como usar

Como Calcular ROI

O cálculo do ROI se dá de maneira bem simples. Você vai precisar basicamente de duas variáveis: o custo do seu investimento e o retorno (ou receita) dele. O cálculo é feito pela seguinte fórmula:

ROI = (RETORNO-INVESTIMENTO)/INVESTIMENTO

A gente vai simular aqui o cálculo de ROI de um investimento para simplificar para você. Além disso, vamos discutir um pouco sobre o que nos diz tal resultado. Acompanhe!

Leia também: 15 Ferramentas de Marketing Para Melhorar o Seu Negócio

Situação: Para aumentar as vendas de sua empresa, o gestor resolveu passar a anunciar seus produtos numa rede social. O valor do investimento na campanha publicitária foi de R$ 1.000,00, para que os produtos fossem anunciados por 1 mês. 

Passados 1 mês, o gestor notou que sua receita sobre vendas aumentou e houve um retorno de R$ 3.000,00.

Vamos calcular o ROI (retorno sobre o investimento) feito por este gestor:

ROI = (3000 – 1000) / 1000

ROI = 2000 / 1000

ROI = 2

Dica: Para obter o resultado percentual, basta multiplicar o resultado do ROI por 100.

Como o resultado do ROI foi 2, tivemos 200% de retorno sobre o investimento feito nessa campanha publicitária, ou seja, foi o dobro do valor do investimento. O resultado foi extremamente positivo e a campanha atingiu o seu objetivo inicial, que era aumentar o número de vendas da empresa. 

Fácil, não é? Claro que você pode usar o cálculo de ROI para situações mais complexas cujas variáveis não estarão tão bem definidas, mas a lógica por trás do cálculo permanece a mesma.

Você pode configurar uma planilha de Excel para fazer os cálculos, mas caso queira uma ajudinha extra, aqui vai uma calculadora online, grátis e fácil de usar, com a qual você pode calcular o ROI e ainda aplicar os descontos de correção no tempo e verificar fluxo de caixa. As fórmulas utilizadas ficam disponíveis para que você configure suas próprias fórmulas no Excel e passe a não depender nem mesmo dessa ferramenta.

Quer conhecê-la? Basta clicar aqui.

Usando o ROI como um indicador importante dentro da sua empresa, você vai conseguir muito mais que mensurar perdas e ganhos após determinadas ações. É possível simular cenários e ser muito mais certeiro ao tomar uma decisão, aliar o ROI a outros indicadores importantes para o seu negócio, como tempo de payback – tempo de recuperação de um investimento – além de conseguir demonstrar numericamente o que é e o que não é viável em termos de resultados, podendo espalhar claramente a mensagem entre todo o seu time de funcionários.

Separamos este conteúdo para você: Quanto você deve investir para abrir um ecommerce
Como Calcular ROI

As metas que você estabelece para o seu negócio passam a ser muito mais claras, uma vez que os resultados são agora, fruto de um cálculo com números reais de investimento e retorno.

Obviamente, outros indicadores como as próprias taxas de juros e a inflação interferem no cálculo de ROI em longo prazo, sendo necessário fazer adaptações ao resultado e podendo ocasionar desvios nos mesmos.

Não deixe de ler: Melhores plataformas de ecommerce para iniciar seu negócio

Existe também uma diferença entre os retornos em determinadas épocas do ano, ligadas à sazonalidade de eventos, por exemplo, se você é do setor comercial, terá de entender que haverá uma imensa diferença de retorno sobre investimentos em datas comemorativas e feriados, como Natal, dia das mães e dos pais, que fazem com que as vendas cresçam abruptamente.

Como não há uma regularidade temporal para o retorno em alguns setores, é preciso atentar-se bem ao recorte de tempo que está sendo feito para realizar o cálculo. Ainda assim, com certeza, esse mesmo cálculo fará com que você consiga melhorar seus resultados, aumentar seus lucros e colocar sua empresa nos eixos em termos de investimentos.

Gostou dessas dicas? 

Use o cálculo de ROI para aperfeiçoar seus investimentos e projetos, melhorar seus resultados e ser muito mais assertivo em suas campanhas. Lembre-se de espalhar entre seus funcionários o motivo de suas decisões baseadas no ROI, pois o fato de trazer o resultado em número é um grande aliado para que a mensagem seja facilmente interpretada. As diversas outras utilidades desse indicador ao seu negócio você vai explorando pelo caminho!

Agora que você já sabe como calcular o ROI, deixe de desperdiçar recursos e passe agora mesmo a ganhar mais dinheiro e tirar mais proveito de seus investimentos.

Não deixe de nos dizer o que achou dessa postagem e de espalhá-la por ai.

Leia mais: Como usar a WebPeak para melhorar os resultados de seu ecommerce

Continue ligado em nossas dicas e até a próxima!

Autor

Gabriel Heitzmann

Viciado em tecnologia e em café. Falo pelos cotovelos.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/contato@webpeak.com.br

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