As melhores plataformas de ecommerce para PME
.png)
Se você está à procura das Melhores Plataformas de Ecommerce para PME, a primeira coisa que precisa saber é que a plataforma de e-commerce que você vai escolher tem de ser parceira do seu projeto. E para que isso aconteça a plataforma terá que apresentar todos os recursos necessários para que sua empresa possa evoluir no mundo digital.
Para dar início ao e-commerce de sucesso é necessário escolher a plataforma ideal para o seu tipo de negócio. Caso já tenha iniciado suas atividades, e percebeu que sua plataforma atual não está mais correspondendo as expectativas, talvez seja a hora de migrar sua loja virtual para poder deslanchar.
Não é nenhuma novidade encontrar algumas pessoas que decidem iniciar um e-commerce com a primeira plataforma que encontram, claro que salvam aqueles que fazem pesquisas durante dias, ou até meses para saber os prós e contras de praticamente todas as plataformas do mercado.
A verdade é que para qualquer negócio é necessário muito estudo e evolução para chegar ao topo é preciso amadurecimento e fazer uma escolha equivocada no início é comum.
Agora, se você já possui um negócio há muitos anos, ou possui uma empresa já estabilizada no mercado e está entrando no mundo onde os sistemas e o marketing digital predomina, pode ser que já tenha ouvido falar de muitas coisas a respeito para posicionar a sua marca. Se está buscando referências para encontrar a melhor plataforma para o seu negócio, então esse artigo é para você.
Vamos lá!
Não deixe de ler: Como colocar seu e-commerce no topo do Google e alavancar vendas
O que preciso saber para escolher a plataforma de e-commerce ideal para o meu negócio?

Por ser uma escolha de extrema importância para a empresa que investirá em meios digitais, alguns pontos precisam ser considerados na hora da decisão final da plataforma que irá ser a base do seu negócio.
Confira as seguintes dicas para escolher a plataforma de e-commerce ideal para o seu negócio:
- A plataforma possui todos os recursos para estratégias de marketing digital?
- A plataforma possui recursos de gerenciamento do negócio?
- Ela acompanha as novas tecnologias?
- O investimento na plataforma vai de acordo com o orçamento do projeto?
- A plataforma irá acompanhar o desenvolvimento do negócio? Ela é escalável?
- Ela faz integração com sistemas já utilizados na loja, como CRM ou ERP?
- O servidor da plataforma irá trazer instabilidade para loja?
- O suporte técnico é eficiente?
- A plataforma aceita os diversos meios de pagamento existentes?
Depois de conferir essas questões é hora de escolher a melhor plataforma para o seu e-commerce. Mas não se preocupe! Te ajudaremos nesta missão.
As melhores plataformas de e-commerce do mercado digital
Abaixo citaremos as 8 melhores plataformas que você poderá escolher para o seu negócio, e os benefícios que elas podem trazer para a sua marca, e como cada uma funciona.
1. Melhores Plataformas de Ecommerce para PME: Tray Commerce
A Tray Commerce é empresa do grupo locaweb e sem dúvida nenhuma é uma das melhores plataformas do mercado. Afinal de contas, os caras sabem muito bem o que estão fazendo.
Em 2017 a Tray foi eleita a melhor plataforma de e-commerce do Brasil pela ABComm.
E porque eles são tão bons? Aqui listamos alguns pontos que os tornam os melhores:
- Integração nativa com os principais marketplaces, diretamente no painel
- integração com diversos meios de pagamento
- loja de aplicativos completa
- Gateway de transportadora
- Hospedagem no Brasil (única plataforma Saas hospedada no Brasil)
- Loja de Temas com diversos temas com preços acessíveis
- Estabilidade (a plataforma não cai)
São mais de 200 recursos disponíveis na plataforma para que você possa garantir o sucesso do seu e-commerce. Então não precisa se preocupar com a parte burocrática, todo sistema é projetado e executado para o seu sucesso.
Saiba mais: Melhores plataformas de e-commerce para iniciar seu negócio
2. Melhores Plataformas de Ecommerce para PME: Nuvem Shop
A Nuvem Shop é a mais indicada para quem está iniciando e não faz ideia por onde começar, isso por não ter nenhum conhecimento prévio ou vivência sobre o assunto. Seja qual for a questão, a plataforma disponibiliza um espaço com diversos recursos online para os seus clientes.
- Gerencie seus produtos: Carregue produtos e atualize seu estoque de forma simples e rápida.
- Automatize as suas vendas: Ative meios de pagamento para cobrar com segurança.
- Envie os seus pedidos, sem dor de cabeça: Economize tempo utilizando soluções de frete já conectadas.
- Venda em mais canais: Integre seus produtos com Instagram, Facebook, Marketplaces ou com a sua loja física.
Uma coisa bacana para quem não entende de web design, por exemplo, é que a plataforma oferece banners prontos se ainda não possuir o layout da sua loja. Todos esses serviços ainda incluem suporte técnico, claro, com suas variações de preço.
3. Melhores Plataformas de Ecommerce: VTEX
A VTEX é uma plataforma e-commerce robusta e com boa disponibilidade de atualizações. Possui um recurso chamado smart checkout, que possibilita a compra com apenas um clique. Totalmente voltada para a experiência do usuário, sempre permite um grande nível de personalização do layout e integração com ERP, além de possuir um módulo CRM, podendo integrar com outros sistemas.
- Mobile & Omnichannel: é possível gerenciar diversos pontos de contato com o cliente simultaneamente
- One Click Buy
- SmartCheckout: torna a recompra um processo simples e desburocratizado.
- Cloud Software
- VTEX Scalable Cloud Infrastructure
- CMS integrado
- Integração com Marketplaces
- VTEX Network: você poderá ser seller de todos os clientes VTEX e também poderá ser marketplace, compondo o sortimento da sua loja com os produtos dos demais clientes.
4. Melhores Plataformas de Ecommerce para PME: Magento
A Magento é uma plataforma de código aberto, bem popular em médias e grandes operações. Porém, devido ao grau de complexidade de implementação e operação, necessita de programadores experientes.
- Possui os melhores e mais avançados recursos que um sistema de e-commerce pode oferecer
- Uma infinidade de módulos adicionais que podem ser instalados e personalizar a loja virtual de uma forma incrível
- Recursos Avançados de SEO, que se explorados podem fazer toda a diferença, trazendo tráfego orgânico, não pago, ou seja, diminuindo os custos de marketing digital.
- Muito robusto e forte nos quesitos de segurança e estabilidade
- Por ser um sistema rodando em um servidor próprio, as informações de sua loja virtual do banco de dados, como cadastro de clientes, produtos, pedidos e transações são totalmente privadas, sem acesso de terceiros, diferentemente se a loja fosse alugada.
5. Melhores Plataformas de Ecommerce para PME: Xtech Commerce (desativada dez 2020)
A Xtech Commerce garante que você possa dispensar gastos extras em seu negócio. A não contratação de profissionais qualificados de áreas específicas para tratar de segmentos que são necessários para que seu negócio salte e, consequentemente, seja notório, é possível, pois não ter conhecimento técnico ou não ser um web designer de alto nível não são empecilhos para criação de uma loja profissional.
- Layout Personalizado;
- Integração com os principais Marketplaces;
- Usabilidade e fácil gestão;
- Performance e conversão;
- Ecossistema completo para o lojista;
- Taxas nos meios de pagamentos reduzidas;
- Sua loja Multicanal;
- Facilidade na Migração.
6. Melhores Plataformas de Ecommerce para PME: Loja Integrada
A Loja Integrada é uma plataforma voltada para pequenos e médios negócios que foi comprada por uma das maiores players do mercado de soluções SaaS: A vTex. Contém um grupo no Facebook ativo, foi desenvolvido para lojistas que compartilham experiências do dia-a-dia da plataforma entre si.
Leia também: Loja Integrada vs Tray Commerce - Qual a melhor plataforma de ecommerce para quem está iniciando
7. Melhores Plataformas de Ecommerce para PME: Ecom Club
A Ecom Club é uma plataforma completa para atender as suas necessidades, oferecendo recursos básicos gratuitos e mais elaborados na versão paga. Nesta versão é possível obter recursos como Marketplaces e ERPs, envios de e-mails marketing para clientes, integrações com finalização de compra através de redes sociais, entre outras funções.
Considerações finais
Mais importante do que o desenvolvimento do e-commerce em si deve ser a escolha da plataforma ideal. Não existe modelo de plataforma boa ou ruim, cada uma possui suas características que se encaixam com determinado tipo de negócio e nem sempre o mais caro pode ser o melhor ou pior.
Outro ponto a ser destacado está no desenvolvimento da empresa que deverá avaliar até que ponto é vantajoso investir em uma plataforma A ou B, devendo-se ter uma visão a respeito do custo benefício e do retorno financeiro em que determinada escolha poderá afetar.
Depois dessas dicas, basta escolher a plataforma ideal para o seu negócio e se preparar para lançar um e-commerce de sucesso.
Para saber mais sobre o universo e-commerce continue nos acompanhando, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.
Até a próxima!