Auditoria de Backlinks passo-a-passo

30/10/2018

Auditoria de Backlinks passo-a-passo

Backlinks são links posicionados estrategicamente em um texto para guiar o leitor até a sua página do blog ou site que tenha um conteúdo relevante ao que está lendo. O intuito é expandir o conhecimento do leitor e, ao mesmo tempo, gerar tráfego de qualidade para o blog.

Desde o lançamento da primeira versão do Penguin 1.0, em 24 de abril de 2012 é preciso salientar a importâncias dos links externos e do WhiteHat. Estes geram valor para os usuários que desejam enfrentar este desafio. Devido à dificuldade de conquistar estes links existe uma necessidade de ter uma estrutura de alta qualidade.

Entretanto, hoje existe uma infinidade de ferramentas de auditoria de backlinks e link building disponíveis, porém com as atualizações recentes dos algoritmos do Google é preciso ter cautela na geração de links externos, pensando sempre em gerar de forma contextual, ou seja, em sites e páginas que tenham relevância para seu negócio.

Veja que não faz sentido uma página que fala sobre o último lançamento da cantora Ariana Grande fazer referência para seu Petshop Online, por exemplo.

A preocupação vai além da quantidade de links, ela também tem relação com a qualidade. Desse modo, a estratégia do Link Building é considerar os links do cliente e também dos concorrentes.

Mas antes, o que são Backlinks?

Backlink é um termo utilizado no universo do SEO. Ele significa os links recebidos por um site ou página da web. Com isso quando o site for importante ele pode gerar um link para o seu. A consequência é fazer com que seu site adquira uma boa classificação no Google.

Como são criados os Backlinks

Na realidade como citado no início do texto, anteriormente era mais fácil construir backlinks (link building). Porém, com a era pós-Penguin é necessário ter atenção. O link inbound certo pode melhorar o seu rank no Google e trazer benefícios para a sua marca. Mas o errado pode penalizar o seu site.

Em todo caso os backlinks (links de retorno) continuam sendo importantes para o rank do Google. Entretanto, para criar links eficazes é preciso demonstrar confiança e popularidade.

Antes de usar as ferramentas é preciso entender o que o Google deseja. Desse modo, quando o assunto é Search Engine Optimization (SEO) e marketing, o Google é o dono da vez.

Construção de Backlinks

Para conseguir fazer link building (backlinks) sem ser penalizado, é preciso trabalhar corretamente. Por isso é importante que seu conteúdo seja organizado e você consiga criar informações úteis para os sites.

Para isso é preciso ajudar o Google a achar e indexar seu conteúdo. Uma opção é apostar nas mídias sociais já que elas ajudam a indexar o conteúdo além de trazer visibilidade. No entanto, para funcionar é preciso que você traga o conteúdo de qualidade, além de apresentar informação útil.

Quem deseja sucesso em seu site precisa de conteúdo de qualidade. Quando existe a construção de links é mais fácil posicionar o seu conteúdo e atrair mais pessoas a criarem links para você. De forma direta uma única postagem pode gerar diversos links para o seu site.

auditoria de backlins

Auditoria de Backlinks: Para que servem Backlinks Checkers?

O número de backlinks é muito importante, pois quanto mais links externos um domínio tiver, maior será a sua autoridade. Porém, quantidade nem sempre quer dizer qualidade. Ou seja, ter uma série de links que reencaminham para sites que não estão relacionados com o seu assunto, não servem de nada, além do mais, isso pode ser prejudicial.

Para entender melhor, vamos dar um exemplo do que queremos dizer. Imagine que um website para crianças decide colocar um link para um website de segmento adulto. Ao invés de se tornar vantajoso, a relação entre os dois websites, vai ser prejudicial pois irá confundir o Google.

Para que isso seja evitado, existem dois tipos de backlinks: links DoFollow e links NoFollow.

  • Os backlinks DoFollow falam ao Google para analisar a relação entre os websites.
  • Os backlinks NoFollow pedem ao Google que não rastreie essa relação.

A diferença é que ao escolher os backlinks NoFollow não irá transferir autoridade para outros sites.

Auditoria de Backlinks com WebPeak

Os Backlinks são importantes para SEO porque alguns motores de busca, especialmente o Google, darão mais crédito a sites que têm um bom número de backlinks de qualidade (com alto grau de relevância), considerando o seu blog mais importante do que outros nas páginas de resultados.

Dentro da WebPeak você encontra um módulo exclusivo para análise, acompanhamento e auditoria de backlinks, as principais ferramentas disponíveis são:

  • Qualidade dos Backlinks
  • Perfil de Links de seu Competidor
  • Páginas mais linkadas e text link mais utilizados
  • Backlinks perdidos
  • Links Prejudiciais
  • Páginas tóxicas reportadas ao Google
  • Espião de Backlink
  • Monitoramento de Links
  • Insira seu Link Nestas Listas

A prática de fazer backlinks é condenada na internet, porém é a mais eficaz quando feita da maneira correta, sem prejudicar o domínio referenciado.

Vamos ao passo-a-passo da Auditoria de Backlinks

1º Passo da Auditoria de Backlinks: Encontre o Backlinks de seu site

Antes de mais nada, você descobrir quais são os backlinks que existem e quais os sites que estão referenciando o seu. Essa não é uma etapa complicada, mas o volume de informações pode ser grande.

Existem algumas forma de realizar essa análise, a mais fácil é dentro da ferramenta de SEO WebPeak , indo direto no módulo ‘Backlinks’.

auditoria de backlinks

Outra forma de entrar nessas informações é acessando direto de sua Google Search Console. Veja:

auditoria de backlinks

Um ponto importante é observar a taxa de aquisição de backlinks ao longo do tempo e verificar se houve alguma anormalidade (crescimento muito rápido ou queda drástica). Esse pode ser um ponto de atenção (possível ataque ou técnicas de Black Hat), entenda como removê-los nos próximos passos.

2º Passo da Auditoria de Backlinks: Tipos de Links

Os tipos mais utilizados de links são:

Link Juice - São links que trazem o leitor de uma página da Web para algum de seus artigos ou página inicial do site ou blog, contribuindo assim para o ranking da página nos sites de busca. O link juice é mais utilizado para melhorar a autoridade de domínio.

Nofollow Links - Quando um site linka para outro, mas o link tem uma tag “nofollow” a ligação com ele não acontece totalmente. Em geral, a tag “nofollow” é usada para impedir que links adicionados nos comentários dos posts, por exemplo, sirvam de backlinks para outros sites, uma vez que tenham sua confiabilidade questionável.

Dofollow Links - Ao contrário dos nofollow links, os dofollow permitem que todos os links adicionados em seu blog funcionem como backlinks válidos.

Root Domains Links - Refere-se ao número de backlinks que chegam ao seu site a partir de um domínio único. Sendo assim, mesmo se o site tiver uma dezena de links apontando para o seu blog, será considerado apenas um.

Internal Links - São links que vão de uma página para outra dentro do mesmo domínio. Os links internos permitem ligar suas próprias páginas com assuntos relevantes mantendo o leitor no blog por mais tempo.

Anchor Text - A parte do texto que é usado para fazer um hiperlink é chamado de texto âncora. Esse tipo de backlink funciona bem quando você está tentando ganhar autoridade em determinadas palavras-chave.

Dentro da WebPeak é possível encontrar todas as informações indispensáveis para essa auditoria.

3º Passo da Auditoria de Backlinks: Qualidade dos Backlinks de seu site

Esse é o passo central de toda a auditoria de backlinks, afinal, ela determinará se devemos tomar ações para remover links que podem ser prejudiciais ao seu domínio.

Mas o que torna um link prejudicial? Basicamente, seu link se torna prejudicial à partir da baixa relevância da página com o link, geração de backlinks de forma não orgânica, criação em páginas de destino inadequadas, por tanto muita atenção com esses pontos.

Dentro da ferramenta de SEO WebPeak você pode analisar os pontos mais importantes:

  • URL das Paginas Likando - Qual páginas externa está linkando seu site;
  • Nível de Confiança da URL - É a relação entre a URL de confiança de fluxo e a URL Citação de Fluxo. Se esta relação é igual ou menor a 0,30, essa URL é considerada de baixo nível de confiança. Se o nível de confiança estiver entre 0,31 e 0,50, a URL é considerada questionável ou suspeita, e deve ser verificada a sua toxicidade;
  • Nível de Confiança do Domínio - É a relação entre a confiança de fluxo URL e a Citação de Fluxo de domínio. Se esta relação é igual ou menor a 0,30, esse domínio é considerado de baixo nível de confiança. Se o nível de confiança estiver entre 0,31 e 0,50, o domínio é considerado questionável ou suspeito, e deve ser verificado a sua toxicidade;
  • Rank do Alexa - Alexa Traffic Rank mede a popularidade de um site, em comparação com todos os outros sites na internet. O site com a maior combinação de visitantes únicos e páginas vistas é classificado #1;
  • Links para Fora - O número de links que apontam para recursos externos em uma página;
  • Mesmo Domínio - Número de backlinks localizado no mesmo domínio;
  • Mesma Subnet - O número de domínios localizados na mesma subnet;
  • Sitewide - O número de backlinks apontando para o seu site. Esta ligação pode ser encontrada na maioria das páginas do site. Geralmente utilizados no rodapé dos sites, mas pode ser colocado em qualquer lugar da página;
  • Coluna de Status - Apresenta o status do link, se ele foi ou não, marcado manualmente.

Veja um exemplo da qualidade dos domínios que estão apontando para o Demo Project (site):

auditoria de backlinks

Todos os +30 fatores de qualidade analisados pela WebPeak, são os mesmos utilizados pelos buscadores, dessa forma você tem mais qualidade e assertividade na correção dos problemas detectados pela auditoria de backlinks.

Anote essa: Ferramentas que removem Backlinks Prejudiciais

Elas estarão atentas aos sinais de problemas e irão te avisar sobre o que é necessário para se proteger seu site dessas ameaças. Algumas ferramentas são:

RMOOV

A Rmoov foi criada especialmente para remover os links de baixa qualidade, não naturais ou "spam" no perfil de backlink do seu site. Já que com isso seu site não funciona adequadamente, fazendo você perder muito tempo.

Com o Rmoov você volta a ser produtivo e mantém o equilíbrio do seu site e consegue adicionar uma lista de URLs, pois informações de contato para cada domínio. O Rmoov é gratuito para membros Básicos e faz tudo o que você precisa para fazer com uma limitação no número de campanhas e URLs processadas.

REMOVE’EM

Usando remove'em a remoção de links é completa - incluindo descoberta de link, análise de links, busca de contatos, divulgação, rastreamento, formação de desativação e validação de terceiros.

Através de fontes profundas você obtém automaticamente dados de links de todos os principais provedores - Moz, Majestic (Open Apps) e AHrefs, ou carregue sua própria lista de backlink das exportações das Ferramentas do Google para Webmasters, dos fornecedores de links ou de outras fontes. Com ele você consegue exportar seu progresso e ver resultados em quase todos os passos.

4º Passo da Auditoria de Backlinks: Backlinks dos Concorrentes

Existe uma coisa que você pode fazer antes de começar uma auditoria: investigar as estratégias de backlinks dos seus concorrentes. É um passo opcional, mas te recomendo seriamente.

Antes de desterminar um concorrentes, você precisa descobrir quem são seus reais concorrentes na internet. Utilizar a ferramenta Concorrentes Perigosos da WebPeak é essencial para entender melhor com quem você está disputando tráfego orgânico para as palavras-chave que você cadastrar. A ferramenta rastreia o domínio dos principais concorrentes para as palavras cadastradas e você ainda pode cadastrar os concorrentes que você já identificou ou que quer avaliar se estão bem posicionado para termos relevantes para o seu negócio.

auditoria de backlinks passo-a-passo concorrentes perigosos

Com essas informações, você identifica os competidores mais perigosos para os termos e ainda pode usar o Espião de URL da WebPeak para identificar todos os termos que levam acessos orgânicos ao site, identificar os que tem maior volume de busca e menor competitividade, e passar a trabalhá-los melhor no conteúdo de seu site.

Você também pode fazer essa análise com a Majestic. Com ela você poderá ver o número de backlinks externos, domínios de referência, subdominios de referência, tipos e histórico de backlinks, entre outras funcionalidades.

Entenda também a qualidade dos links que apontam para seu site e para os sites concorrentes:

Dentro da WebPeak temos um módulo exclusivo para realizar essa análise de backlinks dos concorrentes (e suas palavras-chave também). Você poderá ver a página exata em que seu concorrente possui links e utilizar isso para gerar links para seu site, ou então se forem links nada contextuais, em sites estrangeiros não relacionados com o assuntos, denunciar.

Sintetizando, a auditoria de backlinks sempre foi vista como um mal necessário. E realmente é necessária, mas não é nada ‘maldosa’ com seu site, apenas trabalhosa. Mas com certeza não é a tarefa mais emocionante.

O processo de auditoria de todos pode variar um pouco, mas com ferramentas estratégicas, como a WebPeak em sua manga, você notará uma melhor facilidade no processo!

Não deixe de aplicar os passos e nos contar se funcionou com seu site. Até a próxima! 🖖

Autor

Mônica De Paula

Alpinista de SERP, profissional em posicionamento digital e estratégias online.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brmonicadepaula@webpeak.com.br

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