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Aumente seu sucesso! Escolha a plataforma que atenda suas necessidades

3/1/2018

Aumente seu sucesso! Escolha a plataforma que atenda suas necessidades

A escolha da plataforma ideal tem de seguir um fluxo, levar em conta a realidade do negócio e o dimensionamento a curto, médio e longo prazo. Todos que tem a internet como negócio ou como um canal de vendas, veja abaixo uma pequena lista com pontos de atenção e questionamento:

  • Qual o meu orçamento?
  • Qual é o meu mercado de atuação?
  • Qual a quantidade de produtos máxima que planejo incluir?
  • Quais os métodos de pagamento devo aceitar?
  • Qual o número de usuários planejo que visitem meu site?
  • Venderei produtos de alto valor agregado?
  • Como e onde armazenar o estoque?
  • Precisarei de integrações?
  • Como proceder com os envios?
  • A plataforma escolhida vai oferecer opções personalizadas para meu negócio?

Contemple isso para sua tomada de decisão, para facilitar em sua decisão crie uma tabela com as opções e pondere quais são os pontos de maior importância para seu negócio. Abaixo daremos um exemplo que você pode tomar como padrão.

Lembre-se: Internet é sinônimo de dinamismo e praticidade, entregar velocidade em sua loja não é uma vantagem competitiva, mas uma obrigação.

Leia mais: Saiba o que é lead e o impacto no seu E-commerce

Estabilidade ou instabilidade da plataforma virtual?

Instabilidades acontecem, isto é algo presente na rotina do digital e todos estão sujeitos, o importante a se verificar é, qual o tipo de instabilidade (fraca ou forte) e, a frequência com que isto ocorre.

Mas e as Quedas?

Elas não podem existir e impactam diretamente seu resultado de uma maneira dolorosa. Para exemplificar de maneira clara a importância de se ter uma plataforma estável: O quanto você vem investindo em seu negócio? Considere tempo e dinheiro.

Imagine agora que o momento chave onde um de seus fiéis clientes tentam localizar o seu endereço eletrônico, bem neste momento uma instabilidade grande afeta sua plataforma, suas páginas não carregam e seus produtos estão indisponíveis, considerou isso? Ok. Então vamos falar agora sobre a reação do usuário de maneira a fugir da complexidade que o assunto pode trazer.

Aceite! Ele não vai esperar até que sua loja volte ao normal. Não encontrou o que estava habituado? Ruptura! Por causa de instabilidade? Ruptura sistêmica.

Próximos passos... Possivelmente com poucos cliques, o cliente vai abrir duas ou três abas com seus concorrentes, encontrando o que procura ele efetua a compra. Neste momento você apenas está abrindo margem para uma experiência nova de compra, onde, uma vez bem executado o pós venda ele vai exercer a fidelização.

Obs.: Ele não volta mais!

Plataformas de lojas virtuais e os dias atuais

Superficialidade em relacionamentos

Este é um fator decisivo em muitos casos, sempre quando clientes nos procuram pedindo dicas de plataformas, em 95% dos casos nos questionam também sobre o atendimento.

Como você e sua equipe estão sendo atendido pela plataforma? O suporte respeita o SLA e soluciona seus problemas? É evidente que com o aumento da utilização das plataformas de lojas virtuais, o atendimento e relacionamento com o cliente se tornou mais superficial, pois existe uma fila para atender. O que você deve se questionar é, dentro das opções disponíveis para você, quais delas tem um melhor nível de serviço.

Experiência do usuário

Vale estar sempre atento à busca da perfeição, superando erros e avançando com o seu empreendimento.

Não deixe de ler: Dicas para Rank Local

Seu e-commerce precisa ser bonito e funcional

Os feedbacks de seu negócio são valiosos para consolidar o relacionamento do cliente com a marca, isto desdobrará seu avanço profissional, iniciando a superação das falhas que foram expostas, recomendamos a utilização das CERTIFICADORAS DE REVIEWS que permitem ao seu negócio recomendações e que seja cada vez mais destacado, sua página ficará sempre atualizada com conteúdos completos e novos e passará confiança aos seus clientes. Algumas delas contemplam integração com loja física.

Procure plataformas SEO Friendly

Sabe-se que as ferramentas aliadas da otimização para os mecanismos de busca, (especialmente do Google, que é o buscador mais utilizado no mundo todo) irão garantir que seu negócio esteja indexado nos mecanismos de buscas, desse modo, o desdobramento certamente será de um maior número de acessos e vendas para seu negócio.

CUIDADO! Em alguns casos a plataforma é limitada e, não há possibilidade de aplicar algumas estratégias que são pontas de lança ao seu negócio, devido a isso é extremamente importante considerar a escolha de uma plataforma que se enquadre no que você almeja e aplique as estratégias de SEO.

Caso você já utilize uma plataforma e esta impede o seu crescimento e desenvolvimento nos negócios, considere migrações para uma nova plataforma, encare essa etapa como um investimento futuro que é crucial para a saúde de seu negócio a médio e longo prazo.

Separamos também este artigo para você: Links Patrocinados e Busca Orgânica: Qual a diferença?

Veja tabela comparativa de algumas das plataformas mais utilizadas do mercado:

Dados levantados no primeiro quarter de 2017.

Lembre-se, não existe milagre para o mundo do e-commerce! As vendas não acontecem sem investimento em Marketing e muito trabalho, tenha foco na experiência do usuário e também na geração de tráfego para o seu negócio, todos os canais devem ser considerados.

Saiba que loja virtual pode ter um incrível layout, bons produtos e preços, entretanto, é fundamental, uma vez que a atuação no comércio eletrônico é dinâmica, que sua loja seja encontrada a partir dos mecanismos de busca. Nesse sentido, o SEO cumpre um papel importante para impulsionar resultados excepcionais.

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Até a próxima! (:

Autor

Mônica De Paula

Alpinista de SERP, profissional em posicionamento digital e estratégias online.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brmonicadepaula@webpeak.com.br

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