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Aumente suas vendas com CRO

21/6/2019

Aumente suas vendas com CRO

Você provavelmente nunca ouviu, ou ouviu pouco, falar sobre Otimização de Conversão, tem origem do inglês Conversion Rate Optimization, também conhecido basicamente pela sigla CRO. Este recurso trata-se da a arte de aumentar as vendas de um negócio online (website) sem aumentar a verba de mídia do mesmo.

A pergunta é: como é possível aumentar as vendas sem gastar mais em marketing? Fique tranquilo, você está no lugar certo, pois temos aqui a resposta que vale muito.

Devido ao encarecimento da mídia na Internet, ou mesmo a exaustão do tráfego de determinado público-alvo, apenas é possível aumentar as vendas otimizando a taxa de conversão. Caso você não saiba, taxa de conversão é a proporção dos visitantes que realizam uma conversão em seu site, como entrar em contato (virando um “lead”) ou adquirindo um produto no e-commerce.

Aqui vamos falar um pouco sobre a importância do CRO para você aumentar suas vendas e também iremos expor dicas extras para seu negócio na internet decolar!

Vamos lá!

Leia mais: Tem um novo conteúdo? saiba como ranquear muito mais rápido

O que é a otimização de conversão (CRO)

A conversão ocorre toda vez que um objetivo é alcançado no marketing digital. Isso não é novidade para ninguém, porém, poucas pessoas reconhecem a importância de todo o caminho até a conversão.

Por exemplo: quando um visitante, que está sem muitas pretensões na web, visita seu blog, preenche um formulário com dados pessoais a fim de baixar um e-book que contenha um conteúdo pelo qual ele se interessou, ele passa a ser um lead, ou seja, um cliente em potencial.

De modo simples, ele foi convertido de visitante a lead. A partir desse momento, o blog possui um objetivo claro que é o de continuar nutrindo o interesse do potencial cliente e, caso ele decida comprar o seu produto no futuro, será convertido de lead para cliente.

É claro que existem inúmeros processos nesse meio tempo, e nós da WebPeak estamos sintetizando, de modo completo,  para passar a ideia do que significa conversão.

Sabendo disso, a otimização da taxa de conversão — como também já falamos acima, conhecida como Conversion Rate Optimization (CRO) — nada mais é que um esforço contínuo de fazer aumentar a média de conversão.

Não se esqueça: quanto maior for a sua taxa de conversão, melhores serão os resultados da empresa.

Não deixe de ler: Fique ligado! As principais SEO Trends

Por que o seu negócio precisa otimizar as taxas de conversão

CRO, Otimização de conversão

Você deve estar se perguntando: será que a otimização da taxa de conversão é mesmo necessária para o seu negócio?

A resposta em bom tom é: SIM! Não importa qual seja o seu nicho de mercado ou o tamanho do seu empreendimento. É possível que muitas pessoas que visitam o seu site estejam prontas para serem convertidas, mas não o fazem porque encontraram algo errado que as desmotivou.

Aplicar uma boa otimização irá resultar em menos oportunidades desperdiçadas e em esforços mais inteligentes por parte dos times de vendas e de marketing.

Vamos expor 3 motivos que vão de encontro aos benefícios de otimizar a taxa de conversão do seu site:

Maior autoridade para a marca

Muitos projetos possuem, entre os seus objetivos, conseguir gerar autoridade e fortalecer a marca através de conteúdo que eduque os consumidores, garantido diferenciais da empresa em comparação aos concorrentes.

O efeito da otimização nas suas páginas será o crescimento do reconhecimento e da autoridade da marca. A partir do momento que mais pessoas vão ao acesso de seu conteúdo exclusivo, maior o poder de influência que a sua mensagem terá sobre elas. Diante disso, as chances de se tornar uma marca reconhecida no mercado aumentam muito.

Aumento das vendas

Caso as vendas diretas sejam o principal alvo do seu site, a taxa de conversão maior se resume a uma única coisa: aumento das vendas.

Não deixe de lembrar que as mudanças feitas na otimização da taxa de conversão muitas vezes estão envolvidas na alteração de algumas linhas de texto ou a cor de um simples botão, fique atento, pois assim fica fácil ver por que vale a pena investir no CRO.

Aumento do ticket médio

Uma coisa é certa: o mesmo princípio do aumento das vendas se aplica ao ticket médio.

Vale considerar que é mais fácil vender para alguém que já está levando algum produto e assim você verá mais uma oportunidade de ampliar os lucros por meio do CRO. Isso ao invés de simplesmente agradecer ao cliente pela compra, alguns testes e refinamentos no fluxo das páginas de checkout podem ajudar a apresentar recomendações úteis aos clientes, sendo um incentivo certo para gerar vendas ainda maiores sem tanto trabalho adicional. E isso tem nome: CRO.

Leia também: Tutorial SEO: Tutorial SEO épico! Tudo que ainda não te contaram

Otimização de conversão: como aumentar as vendas com CRO

Quero colocar uma provocação: qual é o real objetivo de um site?

Para alguns, gerar leads; para outros, fechar vendas de forma direta.

A questão é que Independentemente disso, qualquer site tem um objetivo, e, quando ele é alcançado, chega-se ao marketing como conversão.

Após a estratégia em andamento, o site passa a converter, e aí existem 2 opções para melhorar o desempenho:

  1. aumentar o tráfego (maior número de pessoas e de conversões);
  2. otimizar a taxa de conversão atual.
CRO, Otimização de conversão

A matemática que envolve o trabalho de Otimização de Conversão é bastante simples, vamos supor que uma loja fatura R$1 mi por mês e possui uma taxa de conversão de 1%, e com o trabalho de CRO em poucos meses essa taxa é aumentada para 1,3%, nesta matemática  terá aumentado as vendas em R$300 mil por mês.

Porém, podemos dizer que o número acima é, de certa forma, restrito. Isso porque a taxa de conversão média no e-commerce do Brasil é inferior a 1%, enquanto a média global ultrapassa os 2%. Dessa forma, os lojistas possuem grandes oportunidades, com uma relação custo x benefício superior a qualquer outro investimento de publicidade.

Grande parte das empresas reconhece a importância do marketing digital para o sucesso do seu negócio e sabe que ter um site está entre as primeiras ações a serem realizadas para atingir os objetivos almejados.

Agora você já sabe como seguir com otimizações que valem a pena em seu negócio!

Até a próxima! :)

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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