Marketing

Automação de Marketing

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

A Automação de Marketing está cada vez mais fácil graças a softwares que têm a capacidade de automatizar as ações de marketing do seu negócio de forma assertiva e organizada.

Embora saibamos da importância da implantação de um programa de automação de marketing, também é necessário reforçar que ter uma boa equipe de marketing é fundamental, pois a função da ferramenta é justamente otimizar o trabalho da equipe.

Sendo assim, construir uma boa estratégia de marketing é essencial, o que a automação vai fazer por você é deixar esse processo mais rápido e assertivo do que seria caso fosse feito manualmente.

Vamos dar um exemplo: sua empresa cria uma campanha de E-mail Marketing para toda sua base de contato e assim converter leads em clientes.

Com o software certo, é possível automatizar essa tarefa enviando e-mails a cada contato num só disparo, assim como é possível trabalhar um fluxo de nutrição, o que aumenta o engajamento dessas pessoas com a sua marca. Mas vamos explicar melhor abaixo! 

Vamos lá! 

Leia também: Já pensou em aumentar a produtividade da equipe de vendas? 

O que é Automação de Marketing?

Automação de Marketing

Em síntese, ter um software, mas saber manuseá-lo bem pode ser arriscado, ainda assim é uma excelente estratégia de marketing com objetivos e metas é fundamental o sucesso.

Para que tudo saia nos conformes, o programa de automação de marketing deve conta com várias funcionalidades que não se limitem apenas ao E-mail Marketing e Redes Sociais, mas que abranja o marketing digital como um todo.

Se tratando de redes sociais, dependendo do seu público-alvo, sua empresa vai precisar estar presente em praticamente em todas, manter a frequência constante de publicações e medir os resultados das ações nesses canais.

Ao invés de acessar e analisar uma por uma, você pode utilizar a ferramenta de automação para programar as publicações em mais de uma rede ao mesmo tempo e ter acesso à relatórios que mostrem a performance de cada uma em um único lugar.

Já as ações de E-mail Marketing, por exemplo, na maioria das vezes exigem conhecimento de HTML e códigos que podem ser difíceis de configurar, por isso a importância da automação.

Quanto a conquista de novos leads é possível por meio da entrega de materiais ricos, por exemplo, ter um software para criar a landing page em que seja disponibilizado materiais que as pessoas possam baixar após preencherem um formulário e, assim, se tornarem leads da sua marca.

Não para por aí! As ações feitas com esses leads é que vão determinar as chances de conversões em clientes, por isso é necessário ter uma boa estratégia.

Um dos primeiros passos é criar um fluxo de nutrição para enviar e-mails com dicas e posteriormente, ofertas da sua empresa.

Com a ferramenta certa de automação de marketing e vendas esse trabalho pode ser feito de forma automática, sem ter que ter uma pessoa dedicada a enviar esses e-mails manualmente.

Você também consegue acompanhar o nível de engajamento de cada um desses leads antes de passar para equipe comercial que tem como finalidade convertê-las em clientes.

Dicas de Como fazer automação de Marketing e Vendas

Fazer uma automação de marketing pode variar de empresa para empresa, por esse motivo resumimos os pontos que qualquer segmento pode seguir para ter sucesso.

Para começar é necessário criar um dashboard de acompanhamento, em outras palavras, é preciso ter uma checklist das tarefas fundamentais para construir os seus fluxos de automação e conteúdos de apoio.

Como em qualquer planejamento de marketing, tudo deve estar embasado em objetivos e ter as metas definidas para alcançá-los.

Em seguida liste todos os conteúdos que você tem, tanto artigos, quanto e-books, infográficos, e afins, de acordo com o funil de vendas definido para sua persona. Para isso, é válido ressaltar que a jornada de compras é dividida por:

  • Topo do funil: estágio em que a pessoa descobre estar com algum tipo de problema.
  • Meio do funil: fase em que ela procura dicas que possam ajudar a resolver esse problema.
  • Fundo do funil: procura quem oferece a solução definitiva para esse problema.

Quando os visitantes estiverem interagindo mais com os seus conteúdos no topo do funil é sinal de que ela ainda está descobrindo que possui um problema e, caso ela se torne um lead, é o momento ideal para bordá-lo a ponto de entender quais são suas maiores dores.

O fluxo de nutrição consiste em enviar uma sequência de e-mails com conteúdos relacionados aos materiais que a lead tem baixado ou acessado nos últimos dias.

Sendo assim, não basta enviar qualquer conteúdo, você precisa segmentar os leads em grupos e enviar e-mails diferentes a cada um para que possam proporcionar um engajamento e interesse maior quando chegar o momento de compra.

Leia mais: Tráfego orgânico: o que é e como aumentar o do seu site?

Dica de Ferramenta de Automação de Marketing: ZOHO

Automação de Marketing

Zoho CRM: ferramenta de automação de marketing

Para conseguir aplicar a automação de marketing e gerar bons resultados, é preciso escolher a ferramenta que melhor atenda a sua empresa. 

O Zoho CRM é o software ideal para a sua empresa, fazendo a automação na plataforma é possível interagir com o seu público regularmente, gerando confiança e reconhecimento da marca.

Com os fluxos de trabalho, sua empresa poderá ter uma lista de correspondência segmentada com base nas informações que têm sobre seus contatos e envolvê-los enviando conteúdo relevante.

Para saber mais sobre a ferramenta e suas funcionalidades basta acessar a página com todas as informações do software.

Fazer a automação de marketing e vendas com o Zoho é a garantia de sucesso para otimização dos processos e relacionamento com seus clientes.

Para mais conteúdos como este, não deixe de acompanhar nossos conteúdos.

Até a próxima!

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