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Benefícios de investir em tráfego orgânico: aumentar a audiência!

O tráfego orgânico pode auxiliar no alcance do objetivo de todos os empreendedores. Entenda a importância desse tráfego para o seu site!
Benefícios de investir em tráfego orgânico: aumentar a audiência!
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
14/11/2023

O tráfego orgânico pode auxiliar no alcance do objetivo de todos os empreendedores. Afinal, todos os negócios, independentemente do setor, almejam conquistar novos clientes e aumentar a sua receita. Contudo, para que isso aconteça, o primeiro passo é tornar a sua empresa conhecida no mercado, traduzindo: para o público.

Para ganhar essa visibilidade, a dica é entender bem as técnicas para aumentar o tráfego orgânico e investir nas soluções certas! Após compreender como funciona o tráfego orgânico, você irá entender a importância dele para não perder seus visitantes de uma hora para outra.

6 Dicas para gerar e investir em tráfego orgânico 

Todas as visitas que um canal digital (como o site ou blog de uma empresa) recebe são chamadas de tráfego. Pode-se dizer então que o tráfego orgânico trata-se das visitas são conquistadas de maneira espontânea, sem usar anúncios. Geralmente esse tipo de tráfego vem de mecanismos de busca, como o Google e o Bing.

Não dá para dizer, exatamente, que o tráfego orgânico não envolve custo algum, até porque as estratégias para atrair visitas custam dinheiro e levam tempo

Um artigo de blog que você produzir vai levar tempo e custar dinheiro, mas poderá gerar resultados hoje e daqui a um ano. Enquanto isso, um anúncio dura apenas o tempo que você paga por ele. Confira nossas dicas para você gerar tráfego orgânico no seu site, junto a elas, também apontamos a importância em investir em soluções de tráfego orgânico.

Acompanhe: 

1. Conheça seu público 

Aqui pode até parecer óbvio, mas você sabe com quem você quer falar?

É fundamental que você saiba qual é o seu público para então direcionar seus esforços e segmentar de maneira correta quem você pretende atingir com a sua comunicação.

É isso que vai influenciar na definição das suas palavras-chave, na produção do seu conteúdo informativo e de vendas, assim como frente às ações de qualquer plano de marketing.

Faça pesquisas, faça perguntas e tudo mais que estiver ao seu alcance para compreender profundamente quem são os seus clientes e o que eles desejam. Invista em tráfego orgânico a partir de ferramentas de SEO para te auxiliar em todo esse processo.

Dica bônus: para descobrir oportunidades e aprimorar esse conhecimento do seu público, é essencial realizar pesquisa de palavras-chave para encontrar os melhores termos que estão relacionados ao seu público e ao seu negócio.

2. Palavras-chave corretas

As ferramentas de busca procuram na internet os melhores conteúdos para os seus usuários, que são pessoas comuns como eu e você que navegam na internet à procura de informativos sobre os mais variados temas. 

As palavras-chave tratam-se de quais termos são mais procurados, ou muito melhor dizendo: palavras-chave. Todo o processo tem início nas palavras-chave. 

Diante disso, a importância de fazer uma boa pesquisa de palavras-chave antes de começar um negócio, criar um produto ou produzir um conteúdo é ainda mais destacada. 

Dica: Investir na Ferramenta de Palavras-chave WebPeak

  • Sugestões de palavras-chave perspicazes mais lucrativas;
  • Sugestões da sua conta Google Search Console (anteriormente Ferramentas do Google para webmasters) em palavras-chave poderosas;
  • Sugestões de palavras-chave obtidas de sites concorrentes.

Com a ferramenta de palavra-chave você pode melhorar e simplificar a pesquisa e análise de palavras-chave.

3. Faça uma análise da concorrência 

Ainda sobre o nicho ideal, é preciso compreender o que nossos adversários estão fazendo de bom e de ruim, quais são os conteúdos que eles produzem e como eles estão aparecendo nos resultados de busca (ou SERP – Search Engine Results Page).

Dica: Investir na Ferramenta Métricas do Competidor da WebPeak

  • Visão geral do tráfego do concorrente para estimar quantos prospectos seus concorrentes podem ter;
  • Análise do perfil do link do concorrente para ver como seu site está agindo em relação à concorrência;
  • Ranking do concorrente para ajustar suas páginas e superar a concorrência.

O uso da Ferramenta Métricas do Competidor (métricas competitivas) irá acompanhar o desempenho de seus concorrentes para atuar de forma rápida para superá-los.

Vamos conhecer a fundo quem são nossos concorrentes e saber o que eles estão praticando, seus pontos positivos e outros pontos nos quais você perceba que eles poderiam melhorar.

Ao analisar a concorrência opte pelas lacunas de oportunidade que eles deixaram pra você.

4. Tenha um blog

O blog do seu negócio é o caminho mais rápido para se relacionar com os clientes, ganhar autoridade dentro do seu nicho e, consequentemente, potencializar as vendas.

Sabemos que a criação e a montagem de um blog nos dias de hoje é algo muito simples de se fazer mesmo não sendo um conhecedor do design ou da programação.

Suas opções estão em torno da contratação de um profissional ou uma agência digital para montar o seu site, isso se você não quiser entrar nessa.

É importante que este blog siga boas práticas de SEO, e se você não entende nada sobre este assunto, confira o nosso Guia de SEO!

5. Engajamento e fidelização 

Ainda pensando no marketing nos tempos atuais, o consumidor procura estabelecer uma relação emocional entre as marcas e produtos que consome, e é justamente por isso que o seu negócio deve gerar um propósito e propiciar experiência ao consumidor. Apenas a partir dessa dinâmica que é possível uma relação próxima e duradoura.

Que tal criar uma comunidade em torno do seu nicho principal, estabelecer discussões saudáveis, fomentar o conhecimento para ser lembrado como uma fonte rica de informações.

Ao entregar conteúdo relevante, de forma rápida você ganha autoridade e confiança do seu público. E então você terá leitores ávidos por informação e eles encontram com você as respostas que precisam para melhorar suas vidas, esse é o verdadeiro significado de fidelização.  A fidelização é com certeza uma vantagem competitiva, quase que desleal, perante quem ainda não impulsiona isso no seu negócio.

6. Aumente o alcance 

Este é o momento de promover seu conteúdo! De nada adianta ter todo o trabalho para chegar até este momento e não se esforçar para promover o seu artigo e aumentar o alcance da sua publicação. Algumas dicas são: redes sociais. Twitter, Instagram, Facebook, Pinterest, entre outros, são essenciais para alcançar um público fiel. 

Caso os leitores estejam gostando do seu artigo, vale manter uma consistência na promoção por algumas semanas a mais, mesmo que para isso tenha que intercalar com novos artigos.

Para concluir, o  esforço que se faz necessário para alcançar os primeiros resultados de busca é muito grande, mas não é complicado e muito menos impossível.

Uma coisa é certa: após ocupar uma boa posição nos resultados de busca ninguém pode tirar seu site de lá, podem chegar perto e até ficar na sua frente, mas tirar de lá ninguém irá conseguir. 

Gerar tráfego orgânico de qualidade exige bastante dedicação, ou seja, isso significa mais esforços, contudo é o que dá mais retorno a longo prazo e por isso muitos usam esse tipo de tráfego para ganhar autoridade e reduzir seus gastos com anúncios. 

Quer investir em ferramentas direcionadas exclusivamente para o tráfego orgânico

Continue acompanhando o blog e receba mais dicas para seu negócio!

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Helder Santos

Marketing Manager