Brand Marketing: Aprenda a aumentar o valor de sua marca!

2/7/2018

Brand Marketing: Aprenda a aumentar o valor de sua marca!

Quem tem uma empresa perde noites e mais noites de sono pensando em como fazê-la ter um bom reconhecimento no mercado e consolidar-se como uma boa opção quando comparada às concorrentes. Se você quer fazer melhorar a imagem da sua marca e dar a ela um bom posicionamento no mercado, você precisa conhecer o Brand Marketing. Nesta leitura vou te mostrar tudo o que você precisa saber sobre Brand Marketing e como melhorar a imagem da sua empresa com uma série de dicas úteis.

Acompanhe =)

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O que é Brand Marketing?

Quando você vai ao mercado e olha para a prateleira de arroz, parece que sua mão vai direto em produtos de determinadas marcas, ignorando completamente as outras opções, não é? 

É claro que o preço baixo oferecido para produtos de marcas menores é tentador ao consumidor, mas uma série de outros fatores atuam sobre o psicológico do consumidor na hora de fazer a escolha, fazendo com que o fator preço tenha menos força. Isso acontece pela maneira que certas marcas se construíram no mercado e - com certeza - com a ajuda do Brand Marketing.

Brand Marketing é o processo de gestão da marca. Durante o processo, a ideia é atingir o emocional do consumidor a fim de convencê-lo por meio de diversas estratégias de que aquela marca é a melhor opção. 

Sabe aquela marca que você prioriza na hora de comprar porque valoriza o respeito à natureza que eles pregam? Uma série de campanhas em Brand Marketing vão fazer com que sua marca ganhe força, respeito e seus números aumentem e muito!

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Brand Marketing para quem?

Num momento em que todo mundo pode empreender, cada vez mais se tem competição por espaço no mercado. Se você tem uma ideia genial, mas aparentemente já existe alguém oferecendo um serviço parecido com o seu, é hora de destacar sua marca e enfatizar o porquê ela deve ser escolhida em detrimento da outra. É aí que o Brand Marketing entra em ação! De pequenos a grandes negócios, adotando boas estratégias para enriquecer sua marca, os seus números com certeza também crescerão.

É claro que marcas já consolidadas no imaginário dos consumidores já têm seu Brand Marketing bem definido há tempos, mas ainda assim, vão focar em manter seus consumidores fiéis adotando práticas que vão fazer a imagem da marca melhorar cada vez mais, por meio de campanhas que envolvem sustentabilidade, filantropia, ações sociais e muito mais.

A gente vai listar aqui nessa postagem uma série de exemplos para que você entenda de uma vez por toda a importância de cuidar da sua marca para melhorar seus negócios. Fique ligado!

Por que investir em Brand Marketing?

Que Brand Marketing vai trabalhar de maneira a persuadir os consumidores a confiarem na sua marca, eu já contei para você que agora já sabe. A parte mais bacana é que por um outro lado, o Brand Marketing pode também te ajudar a tornar os seus colaboradores muito mais engajados uma vez que todas essas estratégias de fortalecimento da marca vão fazê-los entender outras responsabilidades de seu trabalho, trazendo novos ares para as equipes e os motivando muito mais!

O apelo emocional contido e certas campanhas atinge a todos e deve ser usado com sabedoria para ter resultados dentro e fora da sua empresa. Já pensou em ganhar duas vezes com uma única campanha? Uma maravilha que o Brand Marketing pode fazer por você!

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Brand Marketing na prática

Para que o Brand Marketing funcione é necessário que uma identidade para a marca seja definida. Não pode ser uma identidade forçada, forjada apenas para passar uma imagem bacana. Ela deve estar alinhada de fato com que sua empresa pensa em questões de valores em missão, se a ideia que caminhar para a consolidação da marca, é preciso ter esse norte bem definido. Além disso, o conteúdo de marketing criado deverá dialogar com essa identidade, portanto é preciso ser certeiro e verdadeiro.

Para construir a imagem da sua marca, é preciso muito esforço da equipe de marketing para localizar lacunas no mercado, público-alvo e enfim, oportunidades para que sua marca seja lida como única e a melhor opção. 

Daí, o Brand Marketing criativo entra em ação! 

As campanhas serão criadas a partir dos estudos feitos, sempre levando em consideração que sua marca ser inovadora e chegar onde as outras não chegam, com muita criatividade. Desbancar a concorrência por conta de uma campanha criativa que fortalece sua marca justamente por ressaltar que um de seus valores é investir em educação para quem precisa já pode ser realidade. 

Um esforço grande deve ser feito para dominar um mercado, sabemos disso, não é tarefa fácil. Mas são inúmeras as ferramentas de marketing que te auxiliarão no processo. É necessário entender as necessidades do mercado e tentar ao máximo ter controle sobre o poder de decisão do consumidor. Mas isso é tarefa para a equipe de Brand Marketing, que não medirá esforços para que as campanhas sejam um sucesso.

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E olha só como funciona bem, a seguir vou citar algumas empresas que usam e muito do Brand Marketing para construir sua marca:

Natura - Por suas campanhas nas quais o foco está na responsabilidade ambiental e social com as comunidades de onde são extraídas as matérias-primas para a produção dos produtos. Nas campanhas, enfatizam a preservação das matas e rios, da produção das comunidades e muito mais. Isso tudo faz com a marca seja uma das gigantes dos cosméticos no Brasil, além de exportar para diversos países.

Dove - A empresa investe em campanhas onde o foco está em ressaltar a beleza de todas as mulheres. Percebe-se nas propagandas mulheres de diversas cores, etnias, tipos de corpo, cabelo, para ressaltar que os produtos da Dove visam a melhoria da autoestima de todas elas. Esse tipo de campanha dá ainda mais força para a marca, que usa de um apelo muito forte para conseguir atingir ainda mais mercados, num momento onde diversidade é uma palavra-chave em campanhas publicitárias.

‍Fonte: Exame

Coca-Cola - Para uma companhia cujo principal produto é criticado mundialmente pelos malefícios à saúde, a publicidade é essencial e deve ser repensada o tempo todo. A Coca-Cola, por exemplo, recentemente criou uma campanha polêmica mas que impactou e muito o mercado, onde ressalta sua preocupação a diversidade. Usando uma piada polêmica a empresa ganhou muito alcance com a campanha que reafirmava que a marca tinha a conscientização como um valor importante, melhorando assim sua relação com o público.

Quando alguém pensar num produto ou serviço que você oferece, a ideia é que pense no seu, por conta de credibilidade da sua marca.

Gostou? Não perca tempo e invista em Brand Marketing, para fazer com que sua marca chegue de vez onde você sempre quis! Ser fiel a seus valores e ter criatividade são o segredo para campanhas de sucesso.

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Até a próxima!

Autor

Gabriel Heitzmann

Viciado em tecnologia e em café. Falo pelos cotovelos.

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