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Cache Google: o que é e como funciona

17/9/2018

Cache Google: o que é e como funciona

Todos os dias temos um termo diferente para nos familiarizarmos, não é mesmo? Isso no meio digital é muito comum e necessário, isso significa que precisamos estar sempre atualizados para não cairmos em nenhuma armadilha que possa prejudicar o posicionamento.

Sendo assim todo conhecimento é pouco, e é extremamente importante saber dos pequenos detalhes para que as empresas sejam bem vistas na internet. Por isso, neste artigo trouxemos um pouco sobre o cache Google, se ainda não sabe do que se trata então continue acompanhando para tirar suas dúvidas.

O que é o Cache do Google?

Cache Google

A ideia é simples, para poder calcular e exibir em décimos de segundo os resultados de busca, o Google faz uso de uma cópia das páginas de sites na internet rastreadas por seus robôs inteligentes, armazenando todas as informações em seus servidores.

Essas páginas são chamadas de cache Google, juntas essas páginas compõem o índice do Google. Dessa forma, todas as respostas que vemos na tela de resultados de busca foram calculados com base nessa cópia das páginas.

Todos os rastreamentos novos do Googlebot pela página, o Google verifica se houve alguma alteração em seu conteúdo. Nos casos em que essas mudanças ocorrem, são recalculados os diversos fatores que influenciam o posicionamento da página nas buscas (densidade de palavras-chave, negritos, nome de imagens, dentre muitos outros) e todas essas alterações serão eventualmente refletidas num melhor ou pior posicionamento nos resultados de busca.

Leia também: Entenda as diferenças entre Sitemap e Robots

Como visualizar o cache Google?

Existem várias formas de conseguir visualizar o cache Google. Separamos 3 exemplos para que você possa executar.

1. Caso você saiba a URL da página que quer visualizar o cache Google, basta digitar "cache:(página a ser pesquisada)" no campo de busca do Google. Por exemplo: para visualizar a versão armazenada da página de notícias da região sudeste do site da Climatempo, você apenas precisa incluir no campo de navegação uma busca por cache:www.climatempo.com.br/noticias/sudeste/

O buscador irá apresentar o resultado da última versão da página armazenada no Cache Google. Lembrando que é  baseado nesse conteúdo que o Google calcula o posicionamento da referida página para as suas buscas, e não no conteúdo atual da página, onde pode ter havido alterações desde a última visita do Googlebot.

Por isso fique sempre atento a data exibida no cabeçalho do resultado. Neste caso, a busca foi realizada no dia 17 de setembro de 2018 às 14:49 hr, e o cache do Google exibia os dados rastreados pelo Googlebotno dia 17 Set 2018 às 11:05 hr, ou seja, por sorte bem atual.

Não deixe de ler: O que é AMP?

2. Você também consegue visualizar o cache de uma página diretamente dos resultados do Google, basta clicar na pequena seta verde logo após a URL de visualização no resultado de busca orgânico (não patrocinado) e escolha a opção Em Cache.

Cache Google

Para visualizar o cache Google nas páginas de um site específico, basta fazer uma busca por todas as páginas de seu site e localizar a página que queira visualizar o cache, não é tão complicado quanto parece. Por exemplo, para visualizar o cache do Google de páginas do site Climatempo, faça uma busca no Google por "site:climatempo.com.br". O resultado da busca será o conjunto de páginas do site da Climatempo contidas no índice do Google.

Assim como fizemos no exemplo acima, clique então na pequena seta verde após a URL exibida junto à página desejada e escolha a opção Em Cache para verificar a versão armazenada no cache Google.

3. A terceira, mas não última forma de se visualizar facilmente o cache de uma página, porém uma das mais fáceis, é utilizar ferramentas que facilitem essa busca como o Quirk Search Status, que permite exibir rapidamente o cache de uma página que se esteja visitando.

Como evitar aparecer no cache do Google?

Cache Google

É possível orientar o Google a não armazenar as páginas de seu site no cache. Para isso, inclua o seguinte comando entre suas Meta Tags, antes da tag <body>:

<meta name=”robots” content=”noarchive”

Separamos para você: Saiba quais são as tendências de marketing digital para 2018

Considerações Finais

E ai? Achou a missão impossível? Fique tranquilo, se você não for um profissional da área pelo menos sabe a sua funcionalidade, principalmente se você já possui um site no ar.

Esperamos que as informações tenham sido úteis, faça um teste com as suas páginas e veja como está as visitas dos robôs Google na sua página, e não se esqueça, caso não queira que alguma página apareça no cache só é necessário programar.

Se não tem conhecimento técnico a dica extra é que procure um profissional para fazer as programações necessárias.

Para ter acesso a mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando e não se esqueça de assinar nossa newsletter para conteúdos exclusivos.

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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