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Chatbots para E-commerce

9/9/2019

Chatbots para E-commerce

Você que tem um e-commerce, já pensou em ter um assistente virtual em sua loja virtual? 

Ter um chatbot, ou seja, um robô conversacional, pode ser aquilo que está faltando para deixar o seu site interativo, atrativo e completo.

Dados revelam, que em 2017, cerca de 54% dos consumidores virtuais realizaram algum tipo de interação com assistentes conversacionais em algum momento da jornada de compra. Esse dado é um indicativo da importância de compreender como usar um chatbot e seu funcionamento.

Leia mais: Como fidelizar clientes: uma estratégia que vai aumentar suas vendas

O que é e como funciona um chatbot para e-commerce

chatbot para ecommerce

Algo que já sabemos é que os chatbots já se espalharam pelas mais diferentes páginas da internet. Isso porque a interação em tempo real é um dos fatores que atraem os consumidores digitais e que pode inclusive ser um dos diferenciais no momento de finalizar uma compra.

Você já parou para pensar em quantas dúvidas o seu cliente pode ter antes de finalizar um pedido? Você já se colocou no lugar de um consumidor digital, não é mesmo? 

Dúvidas essas que podem fazer com que ele saia do seu site e vá procurar informações em outros meios…

Manter o cliente engajado, atendendo de modo rápido suas dúvidas e necessidades é um dos grandes desafios de e-commerces. Afinal, diferente das lojas físicas, o próprio site é o vendedor e o expositor dos produtos disponíveis.

Para isso, é muito importante que o cliente encontre descrição de produtos, dados técnicos, além de informações de pagamento e de entrega para poder, por fim, efetuar uma compra. 

Uma vez que somente os dados do produto não são suficientes, é chegada a hora de usar um assistente conversacional, ou seja, um chatbot para e-commerce.

Para o e-commerce, um chatbot pode funcionar de inúmeras maneiras, algumas delas:

  • Solucionando as dúvidas;
  • Indicando produtos;
  • Divulgando promoções;
  • Rastreando pedidos;
  • Ajudando com cadastros.

Para além dessas funcionalidades, há outros benefícios que um chatbot pode proporcionar a um e-commerce como aprimorar o atendimento e o processo de vendas.

Leia também: Gestão do ciclo de vida do cliente: 5 fases e dicas práticas

4 vantagens de ter um chatbot para e-commerce

  1. Garantia de um atendimento personalizado e humanizado. Mesmo online, a relação entre vendedor e cliente tende a ser cada vez mais estreita. Além de responder em tempo real, o chatbot possui uma figura personalizada que dá a sensação de realmente estar falando com uma pessoa.
  1. Diminuição do tempo de espera. Sem dúvidas isso é muito importante para experiência do cliente, uma das principais vantagens do chatbot, tanto para e-commerces quanto para outros sites, é o tempo de resposta. Eles ficam disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana.
  1. Melhoria na experiência do usuário. Nada como a praticidade de encontrar tudo aquilo que precisa em um só lugar. Assistentes conversacionais proporcionam comodidade e deixam os clientes satisfeitos, além de seguros quanto ao seu negócio. 
  1. Crescimento em vendas. Os bots são entendidos como um novo canal de vendas. Além disso, ele pode ser um dos diferenciais na hora de efetuar uma compra. Sobretudo porque com um atendimento mais rápido e prático, as pessoas tendem a se sentir motivadas a comprar.

O avanço tecnológico afeta o futuro e as tendências de inúmeros nichos e com o marketing digital não é diferente. Os chatbots são robôs servem para interagir com o público de uma maneira que meros mortais (humanos) não conseguem.

chatbots-para-ecommerce

Eles são muito mais rápidos e atendem os consumidores de maneira pessoal, alguns até com senso de humor e personalidades únicas. Os chatbots estão virando tendência por causa de uma mudança na maneira como as pessoas se comunicam na internet.

De acordo com pesquisas, o WhatsApp, possui tantos usuários como o YouTube e o Facebook, trocando mais de 55 bilhões de mensagens todos os dias. Os chatbots para e-commerce ajudam respondendo as mensagens dos consumidores e acumulando dados acerca deles.

Eles podem auxiliar os clientes a comprarem produtos online, reservar ingressos de cinema, esclarecer as dúvidas mais comuns e possui outras funções.

Gostou do conteúdo? 

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! :) 


Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

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