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Checklist SEO: Passo a Passo para melhorar a visibilidade da empresa

Preparamos um Checklist SEO: Passo a Passo para melhorar a visibilidade da sua empresa! Acompanhe as novidades do nosso blog.
Checklist SEO: Passo a Passo para melhorar a visibilidade da empresa
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
11/12/2023

Se você deseja melhorar a visibilidade da sua empresa no cenário digital, é possível investir em diversas estratégias, e uma delas é o SEO. Separamos um checklist com todos os passos necessários para colcoar essa ação em prática. Confira a seguir!

Primeiro, confira o nosso Guia de SEO e fique por dentro do tema!

Checklist SEO: o que é?

Surgiu como um método inovador e estratégico de organização e aprimoramento dos procedimentos que garantem os melhores resultados. Através de uma técnica de checklist, é possível compreender melhor as necessidades de SEO e o que é necessário para obter melhores visualizações através da busca do Google.

Esta lista abrange as coisas mais importantes que você deve fazer a partir de uma perspectiva de SEO quando você está começando um novo site.

Ter o controle das ferramentas sem necessidade de novos investimentos é um diferencial do checklist SEO

Podemos citar ao menos 3 fatores que fazem um checklist SEO ser completa e eficaz:

1. Abrangência do Checklist SEO

Sem um checklist, você terá mais dificuldades em verificar e identificar problemas técnicos óbvios com um site. Uma lista de verificação garante uma otimização na hora de verificar todos os grupos relevantes.

2. Produtividade com o Checklist SEO

Uma lista com topo em prioridades e passos relevantes facilita cada etapa de decisões a serem tomadas.

3. Dinâmica do Checklist SEO

Definir as prioridades em seu trabalho com uma checklist permite-lhe delegar tarefas e se focar nos pontos necessários.

Como montar um checklist SEO?

Agora que você já sabe o que é um checklist SEO e a sua importância, saiba como fazer isso na prática. Confira a seguir!

Estrutura do seu site

Estabilidade: Meu site é responsivo? Posso ter certeza de que a página estará 100% do tempo no ar?

Carregamento: Quanto tempo demora até carregar todos os recursos da página? E a otimização da plataforma móvel? Existe a página de 404 e o código 404 retorna?

Categorias: O site está dividido corretamente entre categorias? Existem páginas que se incluem em mais de uma delas?

Robots.txt: Quais diretórios podem ou não ser lidos? Há alguma regra exclusiva para um bot específico?

Sitemap.XML: Está ativo? Fornece URLs canônicas e uma listagem de todas as URLs existentes no seu website?

Links internos: Todos os links estão responsivos? Foi detectado algum link quebrado e o mesmo já foi removido?

URL consistente: A URL da minha página condiz com o tema e direcionamento da minha empresa? Presença de keyword na URL? Possui parâmetros de sessão ou tracking?

URL canônica: Existe a possibilidade de acessar o site com ou sem www? Há parâmetros de ID na URL?

CHECKLIST ON-PAGE

Titulo

Existem títulos duplicados? Este passo é muito importante no seu projeto, então saber se seus títulos são únicos e garantir que isso aconteça, fará com que seu conteúdo seja suficiente relevante para melhor visibilidade.

Existe a keyword no título? 

A densidade de Palavra-Chave, irá introduzir um nível de relevância maior ao seu conteúdo, facilitando o serviço do robô de busca, e clareza no que você apresenta.

Qual a posição da keyword no título?

 A estratégia de posicionamento da Palavra-Chave em seu conteúdo garante que o seu texto não seja repetitivo, e que sua escrita esteja bem planejada.

Quantas ocorrências da keyword existem no título? 

Os buscadores procuram exibir os resultados que tenham maiores relevância à palavra-chave buscada, logo, o buscador usa ocorrência de keyword como negrito e itálico no conteúdo do da postagem ou descrição.

Existem títulos muito longos?

 O Google limita o número de palavras nos títulos dos conteúdos, então é muito importante atender os parâmetros dos títulos em seu site.

Existem páginas sem títulos?

O título de sua página é o que apresenta a mesma para o usuário e buscadores, então usar a palavra-chave e o título correto garantem maior qualidade em suas páginas.

Meta Description

Existem páginas sem meta descriptions? 

As metas descriptions são parágrafos curtos que dão a oportunidade do webmaster anunciar um índice da página, para garantir que os usuários e buscadores saberem exatamente o que é apresentado na página antes mesmo de clicar na página.

Possui um call to action na meta description?  

Call to action são chamadas de ação, afim de induzir o usuário a tomar ações dentro da sua página e assim engajar o usuário ao seu anúncio.

Existem meta descriptions duplicadas? 

Da mesma forma que os títulos não podem estar duplicados, redigir meta descriptions únicas traz maior relevância de sua página.

Existem meta descriptions muito longas? 

Garanta que sua meta description esteja dentro dos parâmetros de descrição dos buscadores.

Conteúdo

A página possui conteúdo único?

As principais keywords já possuem landing page com conteúdo único e relevante?

A home possui um conteúdo relevante as principais keywords do website?As palavras-chave long-tail que possuem a menor competição e maior volume de busca foram utilizadas?

Imagem

Como está a presença do ALT text?

 É descritivo e possui keyword?

URL da imagem é amigável?

O tamanho do arquivo está influenciando no visual ou carregamento da página?

A imagem de ilustração corresponde ao assunto da página?

Estrutura

Nós criamos uma sequencia de tutoriais para ajudar lojistas de pequeno e médio porte para maximizar o resultado de vendas de forma orgânica.

  1. SEO para VTEX
  2. SEO para Tray Commerce
  3. SEO para Loja Integrada
  4. SEO para Ecom.Club
  5. SEO para Magento
  6. SEO para Nuvem Shop

Otimização Off-Page com Checklist SEO

  1. Análise da concorrência: Ao procurar por novos backlinks, cheque sua concorrência e os links que utilizam.
  2. Crie um script de email: Um script de e-mail modificável para enviar aos autores e webmasters, a fim de perguntar-lhes se obter um backlink é de todo possível.
  3. Identificar os principais influenciadores: Use o Google e redes sociais para descobrir quem é referência em seu nicho ou indústria e tente uma interação. Independente da sua área de atuação, um bom networking pode alavancar seu alcance e aumentar o seu público.
  4. Procure por novos conteúdos: Temas relacionados à sua linha de trabalho merecem atenção. Caso não tenha um editor de conteúdo próprio, é sensato contatar freelancers ou tentar estabelecer uma linha de contato com páginas relacionadas, com links direcionados à sua página sempre que possível
  5. Engajamento: Não é uma via de mão única. É necessário que você procure por fóruns de discussão ou até mesmo conteúdos relacionados e interaja sempre que possíveis. Responda sempre de forma profissional, assertivo e coerente para mencionar o seu site e passar uma imagem de confiabilidade.
  6. Descarte links nocivos que possam prejudicar seu ranking
  7. Envie seu site para os motores de busca mais populares, como Google, Yahoo, MSN, Altavista, Alexa, Alltheweb, Lycos, Excite, etc., para ser listado gratuitamente.
  8. Estimule seus clientes a opinar sobre a qualidade do seu empreendimento nos principais meios de comunicação que você utiliza
  9. Tenha em sua equipe uma empresa ou profissional inteiramente dedicado às questões de SEO para trabalhar na otimização da sua marca.
Não deixe de ler o nosso Guia de SEO completo!

Dica Bônus

Ferramentas de marketing digital tradicionais, como Google Analytics, WebPeak ou Moz, são extremamente úteis e, se utilizadas corretamente, podem trazer dados relevantes que com certeza vão ajudar a aprimorar cada vez mais a performance do seu site.

Mas e se você dispusesse de uma ferramenta visual que fornecesse um mapa mostrando os pontos “quentes” do seu site, os locais onde os visitantes mais clicam, por onde mais passam seus mouses e outras informações como essas? Se você ainda não conhecia, acaba de descobrir o que é Hotjar!

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Entenda O que é SEO e seus fatores mais importantes em nosso Guia Enterprise de SEO!

A princípio, parece que uma lista tão abrangente não caiba dentro da sua jornada de trabalho, quando na verdade são essas pequenas táticas que trazem a conversão de usuários. É sempre bom se atentar para adaptar as estratégias para seu nicho e plataformas onde há mais interação. Para isso, a SEO da WebPeak age como um verdadeiro canivete suíço, utilizando as ferramentas mais atuais e completas no mercado para garantir que sua empresa tenha toda a atenção que seu produto merece.

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Até mais! 

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Helder Santos

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