Toda vez que começamos um novo site, que normalmente nos encontramos fazendo as mesmas coisas repetidas vezes, a fim de estabelecer uma base sólida SEO.
Leia mais: WebPeak: conjunto das melhores ferramentas de SEO
Surgiu como um método inovador e estratégico de organização e aprimoramento dos procedimentos que garantem os melhores resultados. Através de uma técnica de checklist, é possível compreender melhor as necessidades de SEO e o que é necessário para obter melhores visualizações através da busca do Google.
Esta lista abrange as coisas mais importantes que você deve fazer a partir de uma perspectiva de SEO quando você está começando um novo site.
Conteúdo para você: As melhores técnicas de SEO para você subir de posições no Google
Ter o controle das ferramentas sem necessidade de novos investimentos é um diferencial do checklist SEO.
A familiarização com as táticas transforma o que antes poderia ser difícil devido aos diversos detalhes que os processos de SEO exigem atenção, em facilidade para planejar e cuidar de todos os aspectos relevantes no processo.
Podemos citar ao menos 3 fatores que fazem uma checklist SEO ser completa e eficaz:
Sem uma checklist, você terá mais dificuldades em verificar e identificar problemas técnicos óbvios com um site. Uma lista de verificação garante uma otimização na hora de verificar todos os grupos relevantes.
Não deixe de ler: Dicas exclusivas de SEO para ecommerce de sucesso
Uma lista com topo em prioridades e passos relevantes facilita cada etapa de decisões a serem tomadas.
Definir as prioridades em seu trabalho com uma checklist permite-lhe delegar tarefas e se focar nos pontos necessários. Infelizmente ainda não evoluímos para seres com telepatias e comunicar seus subordinados garante que o produto final seja o esperado.
Leia também: Termos de Pesquisa SEO: Melhore o SEO de sua Loja
Antes de mergulhar de cabeça no checklist, ficam aqui sugestões SEO para 2016 para ficar atento:
As plataformas móveis estão ganhando cada vez mais espaço e já ultrapassam o número de pesquisas comparados ao desktop. Não adianta construir um site que apenas se adapte a esse meio, é essencial que ele seja totalmente responsivo e otimize as atividades no seu site devido às limitações que um dispositivo móvel possui.Torne seu conteúdo em mídia social visível. Os anúncios dentro de mídias sociais baseiam-se muito nas buscas e preferências de usuário.
Então não é difícil apostar que a integração entre os dispositivos de busca e redes sociais se torne mais comum com o passar do tempo. Tire vantagem de vídeos. O vídeo é mais envolvente do que o texto simples, então incorporar o vídeo em sua estratégia de marketing além de garantir mais relevância e conteúdo, garante um maior engajamento com o usuário.
Estabilidade: Meu site é responsivo? Posso ter certeza de que a página estará 100% do tempo no ar?
Carregamento: Quanto tempo demora até carregar todos os recursos da página? E a otimização da plataforma móvel? Existe a página de 404 e o código 404 retorna?
Categorias: O site está dividido corretamente entre categorias? Existem páginas que se incluem em mais de uma delas?
Robots.txt: Quais diretórios podem ou não ser lidos? Há alguma regra exclusiva para um bot específico?
Sitemap.XML: Está ativo? Fornece URLs canônicas e uma listagem de todas as URLs existentes no seu website?
Links internos: Todos os links estão responsivos? Foi detectado algum link quebrado e o mesmo já foi removido?
URL consistente: A URL da minha página condiz com o tema e direcionamento da minha empresa?Presença de keyword na URL? Possui parâmetros de sessão ou tracking?
URL canônica: Existe a possibilidade de acessar o site com ou sem www? Há parâmetros de ID na URL?
Separamos este conteúdo especialmente para você: Aplicativos para fanpages: aumente a visibilidade de sua empresa
Existem títulos duplicados? Este passo é muito importante no seu projeto, então saber se seus títulos são únicos e garantir que isso aconteça, fará com que seu conteúdo seja suficiente relevante para melhor visibilidade.
A densidade de Palavra-Chave, irá introduzir um nível de relevância maior ao seu conteúdo, facilitando o serviço do robô de busca, e clareza no que você apresenta.
A estratégia de posicionamento da Palavra-Chave em seu conteúdo garante que o seu texto não seja repetitivo, e que sua escrita esteja bem planejada.
Os buscadores procuram exibir os resultados que tenham maiores relevância à palavra-chave buscada, logo, o buscador usa ocorrência de keyword como negrito e itálico no conteúdo do da postagem ou descrição.
O Google limita o número de words nos títulos dos conteúdos, então é muito importante atender os parâmetros dos títulos em seu site.
O título de sua página é o que apresenta a mesma para o usuário e buscadores, então usar a palavra-chave e o título correto garantem maior qualidade em suas páginas.
Não deixe de ler: SEO On Site com WebPeak
As metas descriptions são parágrafos curtos que dão a oportunidade do webmaster anunciar um ídice da página, para garantir que os usuários e buscadores saberem exatamente o que é apresentado na página antes mesmo de clicar na página.
Call to action são chamadas de ação, afim de induzir o usuário a tomar ações dentro da sua página e assim engajar o usuário ao seu anúncio.
Da mesma forma que os títulos não podem estar duplicados, redigir meta descriptions únicas traz maior relevância de sua página.
Garanta que sua meta description esteja dentro dos parâmetros de descrição dos buscadores.
Leia mais: Auditoria SEO: Como WebPeak ajuda você
A página possui conteúdo único?
As principais keywords já possuem landing page com conteúdo único e relevante?
A home possui um conteúdo relevante as principais keywords do website?As palavras-chave long-tail que possuem a menor competição e maior volume de busca foram utilizadas?
Como está a presença do ALT text?
É descritivo e possui keyword?
URL da imagem é amigável?
O tamanho do arquivo está influenciando no visual ou carregamento da página?
A imagem de ilustração corresponde ao assunto da página?
Nós criamos uma sequencia de tutoriais para ajudar lojistas de pequeno e médio porte para maximizar o resultado de vendas de forma orgânica.
Leia também: Como estruturar seu site para SEO
Não deixe de ler: O guia de SEO para iniciantes
Dica Bônus: Ferramentas de marketing digital tradicionais, como Google Analytics, WebPeak ou Moz são extremamente úteis e, se utilizadas corretamente, podem trazer dados relevantes que, com certeza, vão ajudar a aprimorar cada vez mais a performance do seu site.
Mas e se você dispusesse de uma ferramenta visual que fornecesse um mapa mostrando os pontos “quentes” do seu site, os locais onde os visitantes mais clicam, por onde mais passam seus mouses e outras informações como essas? Se você ainda não conhecia, acaba de descobrir o que é Hotjar!
Inicie uma conta grátis hoje mesmo. Sério, você terá insights e informações valiosíssimas!
A princípio, parece que uma lista tão abrangente não caiba dentro da sua jornada de trabalho, quando na verdade, são essas pequenas táticas que trazem a conversão de usuários. É sempre bom se atentar para adaptar as estratégias para seu nicho e plataformas onde há mais interação, para isso, a SEO da WebPeak age como um verdadeiro canivete suíço, utilizando as ferramentas mais atuais e completas no mercado para garantir que sua empresa tenha toda a atenção que seu produto merece.
Fique ligado para mais dicas como essa, assine nossa newsletter e continue atualizado!
Até mais!
Alpinista de SERP, profissional em posicionamento digital e estratégias online.
Linkedinhttps://www.webpeak.com.brmonicadepaula@webpeak.com.br