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Chega de esperar! 5 dicas que você precisa saber para vender mais

Confira 5 Dicas que Você Precisa Saber para Vender Mais e conseguir muito mais alcance com sua loja virtual.
Chega de esperar! 5 dicas que você precisa saber para vender mais
Escrito por
Mônica De Paula
Publicação
30/10/2023

Guardar dinheiro é fundamental para aumentar o seu patrimônio. Mas antes de pensar em poupar é preciso primeiro ganhar. Você sabe como fazer isso? Hoje trouxemos 5 dicas para te ajudar a vender mais. Confira!

É preciso ter dinheiro para ganhar dinheiro?

Os ricos querem sempre ser pioneiros e ter as melhores ideias, então, eles não têm medo de apostar em seu potencial e de confiar seu futuro ao bolso de outras pessoas. Apesar de investimentos serem, em teoria, arriscados, é uma das melhores formas de ganhar dinheiro.

Se a sua marca não existe online, por exemplo, é provável que você esteja perdendo muitas oportunidades de negócio. Escolha uma plataforma de e-commerce que se adeque às suas necessidades e comece por aí.

Descobrir o que vender online deve ser um processo consciente. É por esta razão que realizar pesquisa de mercado é tão importante. Tome seu tempo para refletir sobre isso antes de tentar encontrar um fabricante ou fornecedor. 

Por exemplo, se você está vendendo bebidas alcoólicas, quais as restrições legais você enfrenta? Há algum imposto adicional que precisa ser pago?

Os produtos que você escolhe para vender online são a base definitiva para suas operações de comércio eletrônico.

Cada decisão de negócios que você faz, incluindo design do site, comunicações de marketing e custos operacionais é fortemente influenciada por sua linha de produtos.

Aqui vão 5 dicas que você precisa saber para vender mais!

Um comportamento corriqueiro nos dias de hoje é buscar por produtos e serviços através dos sites de busca, como Google, Bing, Yahoo, Ask, entre outros.

1ª Dica para vender mais na Internet: SEO

Nome do produto: O nome do produto é uma das áreas mais sensíveis de sua empreitada de SEO, então, fique atento ao nome de seu produto. Nunca se esqueça de utilizar o H1 como a principal palavra chave de seu e-commerce.

URL do Produto: Em primeiro lugar saiba que todos os buscadores simplesmente amam URL amigáveis. Então, esqueça aquelas URL’s com uma sequência infinita de traços (exemplo: sualoja.com.br/categoria/produto-1-2-3-xyz0----), isso é péssimo para o SEO.

Pense em criar sua estrutura de URL, que deixe evidente o produto que deseja oferecer a seu cliente.

Descrição completa: A descrição completa de produtos é uma área muito importante para a otimização orgânica. Nela, você pode inserir títulos, links internos, imagens, e atributos importantes para o SEO. Crie sempre descrições completas e originais. Neste lugar, você deve dar todas as referências que seu cliente precisa. Jamais deixe o cliente ir tirar suas dúvidas no concorrente.

2ª Dica para vender mais na Internet: UX

Também conhecido como Experiência do Usuário, essa é a parte emocional da usabilidade do site, o quão amigável essa interação acontece e quais os sentimentos que ele tem ao realiza-la. Engloba toda a estratégia de design e desenvolvimento de um produto, como sua usabilidade, seu conteúdo e a arquitetura de informação.

HEATMAP E SCROLLMAP

Heat Map é um mapa de calor que permite que você veja o que seus usuários estão olhando, clicando, digitando dentro de sua página, seja em imagens, textos, links ou até em áreas vazias. Trás inúmeros recursos para você, auxiliando-o como otimizar suas páginas para gerar mais conversões, identificar problemas de usabilidade de sua página, fazer design baseado em mensuração etc.

O Scroll Map (Mapa de Rolagem) serve para analisar quanto tempo os usuários passam ou faz rolagem em sua página. Você pode utilizá-lo para descobrir quanto tempo os usuários do site passa diferentes áreas da página, tempo médio e o número de pontos de vista para uma parte específica que você faz rolagem sobre tal área.

CTA (CALL TO ACTION)

A call to action é o guia do visitante à conversão, seja em compra, contratação de um produto/serviço, captação de dados de contato ou download. A ideia é que o texto dos botões CTA não sejam genéricos. Um simples “clique aqui” não cria a sensação de urgência ou desejo, enquanto textos âncora personalizados podem te ajudar até no link building do seu site. É importante escrever textos curtos, objetivos e personalizados para melhor captação de cliques, cores chamativas que criem a sensação de emergência. Montar CTAs eficientes não requer técnicas elaboradas ou grandes esforços, basta confiar na experiência do usuário e suas possíveis melhorias.

SUA MARCA EXPOSTA

Ao clicar em um anúncio para comerciantes em uma newsletter, um link em um e-mail solo por exemplo, eles estão sendo transportados de um meio para outro. Colocar a logomarca da empresa no topo da página de destino, além de informações de contato visíveis é um indicativo ao usuário de que pousou no lugar certo, além de demonstrar profissionalismo e confiança.

IMAGEM X VÍDEOS

É essencial que seu produto/serviço tenha um apelo visual, seja apresentado com imagem ou vídeo de qualidade. Aqui é necessário pesar qual das duas estratégias é mais válida para sua empresa. Um vídeo sem dúvidas é mais descritivo do que uma imagem estática, porém, quando muito longo, mal desenvolvido ou até mesmo quando é de qualidade, há o risco de criar distração e diminuir o impulso inicial do visitante. Já a imagem pode não passar tantos detalhes e não criar o desejo;

3ª Dica para vender mais na Internet: Conteúdo relevante 

Existe uma demanda constante de conteúdo através dos canais de comunicação. Mídias sociais, websites, publicidade tradicional… Ninguém escapa. Muitos empreendedores pecam nesse quesito, preenchendo-os com conteúdos que atendem unicamente suas metas promocionais, negligenciando as necessidades dos clientes.

Os clientes só prestarão atenção no que você diz, se você promover informações relevantes, que se alinhem com as preocupações, desejos e necessidades deles. Alinhe sua estratégia com o estágio de cada um deles no ciclo de compra e monitore os canais, como:

  • E-mail Marketing

O e-mail continua a ser uma excelente maneira de permanecer engajado com seus clientes, proporcionando novas informações sobre produtos e serviços. Simplifique o processo de assinar sua newsletter e dê aos clientes razões convincentes para fazê-lo.

  • Social Media

Envolver-se com os clientes através de suas contas de mídia social - como Facebook, Twitter, Google +, etc - envolve mais do que apenas publicar novos conteúdos regularmente (embora isso certamente seja a base). Você precisa interagir e responder agilmente às perguntas. Algumas ferramentas digitais medem o tempo médio de suas respostas. Configure os aplicativos para alertá-lo com notificações sempre que novas mensagens forem recebidas.

  • Blog

Ter um blog para o seu comércio eletrônico é a oportunidade perfeita para veicular conteúdo relevante para os clientes. Use isso como uma tática para atraí-los, retê-los e melhorar sua posição nos motores de busca. Além de desenvolver melhores relacionamentos com seus clientes, um blog também pode ajudá-lo a se posicionar como um líder da indústria.

4ª Dica para vender mais na Internet: Criar Backlinks 

Os motores de busca retornam resultados correspondentes à consulta de palavra-chave, mas os classifica com base na autoridade. Quanto maior a autoridade, melhor a posição.

Se você quer aumentar as vendas com SEO, você precisa começar a construir sua autoridade. A melhor maneira de fazer isso é criar um blog para o seu e-commerce. Você pode postar atualizações de novos produtos, análises, conselhos de como usá-los ou novidades no setor.

Um blog lhe dá uma enorme flexibilidade para construir links para seu próprio produto. Crie conteúdo relevante poste com regularidade. O seu público-alvo ficará cada vez mais interessado, assinando a newsletter do seu blog e até mesmo enviando para conhecidos. Isso vai aumentar o reconhecimento da marca e construir autoridade ao mesmo tempo.

Você também pode usar seu blog como uma plataforma de divulgação para influenciadores do seu nicho. Considere usar guest posts para aumentar o reconhecimento no mercado.

Fazer link building está como prioridade nas lista dos experts em SEO, mas o trabalho não pode ser iniciado por ele e sim, seguir uma sequencia lógica que dê qualidade as suas páginas, para só depois receber visitas. Um link é uma ligação entre páginas e, é através dele que o mecanismo de busca descobre como elas estão relacionadas. É através dos links que os usuários navegam na internet. Um link em uma página leva o usuário para outra página e, assim sucessivamente.

Nós separamos os principais e fizemos uma lista com o melhor do Agregador de links. Olhe só:

Guis

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Clique em Anunciar, no menu horizontal no topo.

Faça o cadastro da sua empresa e crie seu anúncio. É grátis.

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O próprio Agregador de Links, Guis diz: “Sim o Guis é gratuito, mas para os usuários que querem ter um retorno maior e mais rápido através do Guis temos a opção de destaque no anúncio que é cobrada uma valor bem acessível para seu anúncio ser em média 50 vezes mais visto.”

HotFrog

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Clique em Adicione o seu negócio agora. Adicione a listagem da sua empresa nesse Agregador de Links. É grátis.

Complete seu perfil.

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Segundo a própria Hotfrog: “HotFrog é o diretório GRATUITO online de empresas que cresce mais rapidamente no Brazil, listando mais de 1,3 milhões Brazil empresas.”

NovoBR

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Clique em “Registre! É Grátis O cadastro da Sua Empresa no diretório é totalmente gratuito."

Preencha o cadastro com as informações de sua empresa. Nesse Agregador de Links, são 5 passos.

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Lista Amarela

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Clique no menu horizontal, a baixo da caixa de pesquisa, Cadastre sua empresa.

Adicione os dados da sua empresa e submeta. Esse Agregador de Links é grátis.

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Preencha com sus dados. Em campos como telefone e atividades, clique em “+” para adicionar.

Opendi

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No rodapé, do lado esquerdo clique em Registre-se agora.

Preencha o formulário com os dados da sua empresa e submeta ao Agregador de Links.

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Após o cadastro, você será direcionado para uma página de confirmação.

Com essa lista, você já pode começar a trabalhar seus backlinks, mas lembre-se que antes disso, suas páginas devem estar otimizadas.

5ª Dica para vender mais na Internet: Mídias Sociais 

Embora a pesquisa nos motores de busca dê as respostas, as mídias sociais é que cativam os compradores. Os potenciais clientes esperam que você esteja presente nas redes sociais e, mais do que isso, que lhes dê uma razão para segui-lo.

Ofertas especiais, cupons e atendimento ao cliente são exemplos de recursos que influenciam na decisão de compra. Esteja ativo e responda às perguntas com precisão e rapidez.

A característica mais evidente das mídias sociais é o engajamento. Entenda seus clientes e forneça conteúdo útil, que realmente os ajudem a alcançar seus objetivos e esteja lá para apoiá-los durante o processo.

Mostre que sua marca tem conteúdo. Cada vez mais o internauta fica exigente, pois milhares de informações disputam a sua atenção na tela. Por isso, juntamente com as novidades relativas à sua marca, selecione notícias, dicas e instruções interessantes, que ensinem algo ou tragam uma informação realmente nova para que o internauta não apenas visualize a postagem, mas também a compartilhe em suas redes.

Analise se as publicações vão acrescentar algo para o público e fique sempre de olho em assuntos de oportunidade, como datas comemorativas ou os posts virais que circulam na internet.

Escolha a hora certa. O conteúdo certo só funciona se for postado na hora certa, caso contrário, ele se perde no feed das redes. Existem algumas pesquisas que indicam sobre os maiores índices de audiência em cada rede para cada perfil de público. Pesquise e analise o melhor período para atingir o seu.

E para não se esquecer de dar o clique na horinha, você pode deixar a publicação agendada em programas específicos para esse fim, como o Hootsuite e o Buffer, por exemplo.

As mídias sociais são ótimas para aumentar as vendas do Natal, porque oferecem opções de publicidade poderosas. O Facebook, por exemplo, oferece uma variedade de opções de segmentação demográfica, que lhe permite alcançar os clientes potenciais na hora certa, com o conteúdo certo.

Onde mensurar essas informações?

Aqui vão 5 dicas de ferramentas de mensurações para te ajudar:

  • Google Analytics: Essa é uma das ferramentas mais essenciais para monitoramento de público, é gratuita. Com ela, você pode acompanhar o número total de visitantes, visitantes únicos/novos, visitantes que retornam ao site, quais ações levaram a uma conversão, o que traz maior acesso nas redes sociais, melhores horários, entre inúmeros recursos e relatórios.
  • Scup: Essa ferramenta faz monitoramento de marcas, publica e se relaciona em tempo real de forma cronológica em uma listagem rápida e simples, além de produzir diversos relatórios. Mas é uma ferramenta paga.
  • Google Trends: Mais uma ferramenta do Google, ela te mostra quais os termos mais populares e  buscados nas mídias, termos relacionados e tendência de pesquisa por região, basta filtrar de acordo com a informações que deseja. Ela te ajuda a aumentar o tráfego do site de sua empresa.
  • Seekr: Essa ferramenta foi desenvolvida para te ajudar saber onde sua marca é mais falada nas mídias sociais, monitora a interação com os usuários e  mapeia as menções espontâneas sobre a sua empresa ou marca.
  • Socialmetrix: Permite que você analise a reação das pessoas sobre sua marca ou empresa e a de seu concorrente, te ajudando a manter o controle de sua atividade; também é uma ferramenta paga, porém muito útil.
Algumas estratégias que te ajudam a vender mais na Internet 

#1- Seja interessante: Faça alguma coisa, no mínimo fora do padrão, encante as pessoas com o seu atendimento, seja notável. Faça as pessoas desejarem falar sobre os seus produtos e serviços. Se você é um fabricante de pneus e não sabe como ser interessante, foque no conteúdo, foque no relacionamento, ajude seus clientes com informações que possam ser úteis.

#2- Resolva problemas: Um consumidor nervoso irá contar para cinco pessoas sobre sua experiência, mas um consumidor que foi bem tratado e teve seu problema resolvido irá contar sua experiência para dez pessoas.

Encontrar formas de tornar um usuário chateado num usuário feliz lhe renderá duas vezes mais recomendações do que o fazer feliz logo de cara. É paradoxal, mas os serviços ao consumidor, em geral, são tão ruins, que tratar bem um consumidor que está com problemas o deixa tão surpreso, que ele sai contando para todos os seus amigos.

#3- Marketing que você faz: Você não é o que os seus anúncios dizem ser, sua marca é o que os clientes dizem sobre ela. Sua marca é a soma de tudo o que as pessoas sentem quando interagem com os seus produtos e serviços.

Um exemplo é o caso de empresas de telecomunicação, que gastam fortunas com publicidade para compensar o péssimo atendimento ao consumidor.

Investir em seu negócio traz confiança e credibilidade para quem compra seu produto e tem contato com sua marca a primeira vez!

Não deixe de nos acompanhar!

Até mais! :)

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"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

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Helder Santos

Marketing Manager