5 minutos

Clarity: ferramenta de UX (experiência do usuário) da Microsoft!

O lançamento do Google Page Experience, no comecinho do ano, deixou em destaque que o maior buscador do mundo reconhece que a boa experiência de usuário terá impacto no SEO de um site.
Clarity: ferramenta de UX (experiência do usuário) da Microsoft!
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
28/2/2024

O lançamento do Google Page Experience, no comecinho do ano, deixou em destaque que o maior buscador do mundo reconhece que a boa experiência de usuário terá impacto no SEO de um site.

Ou seja, a partir de 2021, está deflagrado: UX (experiência do usuário) será oficialmente um fator de ranqueamento. Vale considerar: se você está estruturando um site para essa atualização, essa nova ferramenta de analytics da Microsoft pode ser uma grande aliada.

A Microsoft lançou Clarity, sua nova ferramenta gratuita de análise de comportamento de usuário, em Outubro do ano passado. 

O que é a Microsoft Clarity?

Basicamente, a Microsoft Clarity é voltada para a análise de dados relacionados à experiência do usuário dentro de um site. Antes de chegarmos até aqui, onde a ferramenta está desenvolvida, ela foi apresentada a biblioteca de análise de comportamento — ou behavorial analytics — à comunidade de desenvolvedores da plataforma para a identificação de falhas e aperfeiçoamentos.

Segundo a Microsoft, que disponibilizou sua nota oficial de lançamento, a Clarity tem como premissa ajudar administradores de sites de todos os tamanhos a desenvolver suas experiências de navegação por meio da ‘’leitura’’ do comportamento de seus visitantes.

Alguns recursos da ferramenta: erros de JavaScript e mapas de calor, são informações precisas obtidas através do monitoramento das atividades que os usuários desempenham ao visitar uma página.

Microsoft Clarity é uma excelente alternativa para quem busca melhorar o UX do site, o melhor ainda é que não é preciso pagar nada por ela! A empresa ainda mencionou que a ferramenta não causará impacto no carregamento da página. 

Principais funções da Microsoft Clarity

A grande ideia por trás da Microsoft Clarity é ser uma ferramenta alternativa, que vai conquistar seus usuários através da simplicidade. 

Não por menos, é muito fácil utilizá-la: basta criar uma conta e veicular a ferramenta a um ou mais sites que você deseja monitorar. A instalação é feita de modo muito semelhante à instalação do Google Analytics. 

A Clarity permite acesso a relatórios fundamentais tanto para mensuração de satisfação do usuário, quanto para uma estratégia de marketing digital como um todo, destacam-se os mais populares:

  • Total de sessões;
  • Taxa de engajamento;
  • Páginas por sessão;
  • Páginas mais populares;
  • Origem;
  •  e etc.

Entretanto, todos esses dados também podem ser encontrados em outras ferramentas. O verdadeiro diferencial da Clarity está nas funções de mapas de calor, profundidade de scroll, gravações de sessões e os dead e rage clicks.

1) Mapas de calor

Não é de hoje que os mapas de calor tem um lugar especial no coração dos webmasters. Os mapas de calor são relatórios que cumprem um papel muito importante para a avaliação da experiência de um usuário.

Por meio deles é possível identificar quais pontos de uma página atraem mais, quais são os itens que um visitante mais interage e em que posição um botão de CTA deve estar posicionado para que obtenha mais cliques. Somente dados precisos, hoje, podem auxiliar na superação dos desafios. Na Clarity, os relatórios de mapa de calor podem ser visualizados em desktop, tablet e smartphones; nas modalidades de mapas de cliques e de scroll (em breve).

2) Profundidade de scroll

Ter o conhecimento do caminho que seu usuário faz dentro de uma página é muito importante. Afinal, é uma maneira de saber de que modo uma página foi capaz de conquistar um usuário, esse relatório está intimamente ligado ao Dwell Time de um site. 

Ao identificar as mudanças nos caminhos feitos na página, você poderá melhorar o que está ruim, como trocar as informações de lugar, organizá-las de maneira que possam prender a atenção de uma pessoa por mais tempo.

Além disso, essa métrica é um bom indicativo da qualidade de um conteúdo. Por exemplo, e a maioria de seus leitores não chegou ao final do seu texto, significa que algo pode ser melhorado.
Ps: esta função ainda está para ser lançada na Clarity. 

3) Gravação de sessões

Talvez esse seja o maior diferencial da nova ferramenta da Microsoft: gravação de sessões. Já imaginou isso? 

Com o uso desse recurso, é possível assistir às gravações das sessões dos seus usuários, com uma visão clara de scroll e do movimento do cursor. E não para por aí, além das gravações, também está disponível uma grande diversidade de filtros de exposição, assim você pode selecionar as gravações por período de tempo, dispositivo, ações do usuário e outros.

Filtros Disponíveis: Rage Clicks e Dead Clicks

Rage Clicks:  são os cliques repetidos muitas vezes em uma mesma área dentro de espaço curtíssimo de tempo. A ação representa alguma inquietação por parte do usuário, logo, é um bom indicativo de falha, técnica ou não, como, por exemplo, de que algum botão está no lugar errado.

Dead Clicks: são os clicks que não levaram o usuário a nenhum lugar, ou “cliques sem efeito”. É um indicativo de que possa estar faltando opções de ação na página, como o usuário ter clicado em um hiperlink, mas não o levou a lugar nenhum.

Por fim, não poderíamos deixar de falar do Google Analytics. Afinal, a Clarity pode se assemelhar no quesito análise de dados, pois nos fornece dados relacionados ao número total de sessões, média de páginas por sessão e visitas únicas, chamadas de Distinct users. Ambas ferramentas também disponibilizam informações de perfil demográfico, como país de origem dos acessos, sites de referência, dispositivos, browsers e sistemas operacionais.

Mas não podemos deixar de dizer que a ferramenta do Google, mesmo nessas configurações, ainda é muito mais robusta com relação às necessidades de e-commerces, por exemplo. Google Analytics é capaz de trazer importantes dados relacionados à conversão e funil de vendas, por outro lado, a Clarity está mais direcionada somente ao comportamento do usuário.

Acreditamos que a Microsoft Clarity se lançou no mercado a fim de expandir o acesso a relatórios de qualidade para webmasters de todos os tamanhos. 

Que tal aliar soluções de SEO da WebPeak aos seus dados de experiência do usuário? 

É sempre importante contar com um conjunto de estratégias e ações para resultar em melhores resultados para o usuário e algoritmos dos buscadores. Confira nossas ferramentas de SEO que nunca deixaram a desejar! Entre em contato conosco através do nosso chat! 

Fique no controle!
Reduza seus custos com diversas ferramentas de marketing e centralize o gerenciamento com a Webpeak.

Somos a Melhor Tecnologia de Marketing do Mercado!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Eleve Resultados na Internet com a WebPeak

ico SEO webpeak

4.9 é nossa avaliação média no Google e Facebook

"A parceria na trajetória de sucesso teve início em 2018 e perdura até hoje. Eles focaram e entenderam os desafios do negócio. Superaram expectativas."

case de sucesso embracon

Helder Santos

Marketing Manager