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Como a busca por voz impacta no Marketing Digital

18/1/2019

Como a busca por voz impacta no Marketing Digital

A busca por voz está ditando a forma como pesquisamos e encontramos informações na Internet. Se antes você digitava “floricultura zona sul”, agora você diz em alto e bom som: “quais são as floriculturas mais próximas da zona sul?”.

Além do tamanho e da maneira como as questões são formuladas, existem uma série de mudanças acontecendo rapidamente nos motores de busca.

Para acompanhar as demandas do seu público e estabelecer uma vantagem competitiva, é importante entender como a busca por voz impacta sua estratégia de marketing digital.

Bora lá?

como a busca por voz impacta no marketing digital

First things first: o que é busca por voz?

A busca por voz é uma ferramenta que ajuda a fazer pesquisas na web através da fala. Seja no smartphone ou no desktop, a meta é agilizar sua vida. Tudo isso sem sacrificar a precisão ou a relevância dos resultados exibidos.

Estima-se que nos próximos dois anos a busca por voz aumentará em 50%. Para você ter uma ideia da importância, só no ano passado o Google adicionou 30 novos idiomas e localidades à sua ferramenta.

Daí a necessidade imperativa em entender como ela impacta o marketing digital.

Imagine que o seu chuveiro queimou. Numa rápida consulta ao Google, você provavelmente digitaria algo como “consertar chuveiro queimado” ou “como consertar chuveiro queimado”.

Por outro lado, ao realizar a busca por voz é mais provável que você use frases completas. Exemplo: “qual é a melhor maneira de consertar um chuveiro queimado?”

Assim, você aumenta as chances do seu conteúdo ser encontrado e, consequentemente, de gerar mais tráfego para o seu site.

Leia também: Como a busca por voz impacta no e-commerce

Busca por voz: descubra se a sua marca está no caminho certo

Com o Google na dianteira, especula-se a possibilidade de habilitar o Analytics para a busca por voz em breve.

Mesmo sem uma data de lançamento em vista, essa ferramenta será extremamente útil para planejar e acompanhar a estratégia de marketing digital. Mas enquanto o milagre não acontece, o jeito é tirar outras cartas da manga para antecipar os desejos dos seus clientes.

Na WebPeak, nós mensuramos o impacto e o potencial da sua marca nas mídias sociais. Também cruzamos seus dados com os dos principais concorrentes.

Esse serviço, chamado de sinais sociais de SEO, te ajuda a evitar erros que outros já cometeram e a obter insights valiosos para o seu negócio.

Dessa forma, você aprimora sua estratégia de marketing digital para a busca por voz com base em dados confiáveis, não em um palpite.

como a busca por voz impacta no marketing digital

Como a busca por voz impacta o marketing digital da sua empresa

Conforme a busca por voz ganha mais tração, o comportamento do consumidor tende a se remodelar. Você consegue imaginar o que pode mudar?

#1: Uma voz vale mais que mil imagens

Mais de 30% dos usuários realizam busca por voz sem o apoio de uma tela. Isso significa que você terá que descobrir como surpreendê-los sem o apelo das imagens. Será que você é capaz cativá-los sem a ajuda dos gráficos, cores e pop-ups irritantes?

#2: Rankeamento nos motores de busca

Ainda não se sabe como o algoritmo dos motores de busca opera em relação à busca por voz. Será que os mesmos critérios da busca por texto serão levados em consideração? Ou serão considerados fatores completamente distintos, baseado no contexto e na intenção da questão feita?

#3: Credibilidade

Imagine que você precisa marcar um horário com um novo dentista. Se o consultório não disponibilizar telefone ou e-mail online, o que você fará? Provavelmente, você vai seguir o baile e falar com outro.

Por isso, mais do que nunca o conteúdo deve ser informativo, completo, relevante e bem redigido. Na busca por voz, cada ponto de contato com o usuário ajuda a construir lealdade e agregar valor à marca.

Dados do Google sugerem que aproximadamente 90% das pessoas estão propensas a recomendar uma empresa após uma experiência positiva em dispositivos móveis.

#4: Design UX

Ao passo em que a tecnologia se torna cada vez mais parte nossas vidas diárias, a importância de interações contínuas, personalizadas e rápidas torna-se mais evidente.

Os usuários que realizam busca por voz não estão interessados em ouvir horas e horas de conteúdo. Aliás, eles devem estar usando a ferramenta justamente por estarem ocupados ou executando múltiplas tarefas.

Ou seja, sem tempo a perder com historinhas. Invista em micro-conteúdos, insights breves e envolventes sobre as perguntas que estão sendo feitas.

Um design minimalista e chamadas diretas à ação colocam seu Design UX para busca por voz lá no alto.

Leia também: Como funciona a busca por voz

Busca por voz: 4 atitudes para melhorar seu site ainda hoje

As estratégias de marketing digital para a busca por voz dependem do país, do idioma e do setor em que se está inserido. E, é claro, do público-alvo que você está tentando alcançar.

Mas existem algumas regrinhas quase universais que podem ajudá-lo a dar os primeiros passos. Saca só…

  1. Melhore o que você já tem

Concentre-se em otimizar o conteúdo existente para a busca por voz. Uma boa dica para começar é atualizar a seção de perguntas frequentes do seu site, de preferência evitando termos muito técnicos ou jargões da indústria. Pense na resposta que você daria a alguém que vem te procurar para tirar uma dúvida pessoalmente.

  1. Entre em detalhes

Pense no que você gostaria de saber, por exemplo, antes de ir a uma cafeteria. Existem opções para quem tem algum tipo de restrição alimentar? Será que eles oferecem wifi gratuito e estacionamento conveniado? E a mais importante de todas: será que aceita VR?  Quanto mais detalhes melhor.

  1. Foque no público local

Como já comentei em outro artigo, a melhor maneira de otimizar SEO para busca por voz é focar em conteúdo que atraia consumidores locais. Mostre que você conhece a comunidade no seu entorno, indique quais bairros o seu negócio atende.

  1. Agilidade, agilidade, agilidade

A agilidade da busca por voz não se refere apenas à velocidade com que os resultados são exibidos. A jornada do consumidor avançará MUITO mais rápido, colocando os usuários na etapa de conversão logo após receber os resultados da pesquisa. É preciso, portanto, promover as ferramentas necessárias para que o usuário conclua a compra.

Quer trocar uma ideia sobre busca por voz e entender como ela se encaixa no seu negócio? Manda uma mensagem pra gente! 🤙

Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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