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Como a otimização de SEO pode ajudar na sua estratégia de marketing digital

10/9/2019

Como a otimização de SEO pode ajudar na sua estratégia de marketing digital

Você com certeza já ouviu falar do Google, certo? Toda vez que uma nova página é publicada na internet, tanto o Google quanto os outros buscadores procuram indexá-las de um modo no qual ela seja encontrada por quem a procura. Bacana, não é? 

Mas existem milhares e milhares de páginas sendo adicionadas todos os dias na internet, automaticamente gerando bastante concorrência. A pergunta que você deve estar se fazendo agora é: “Como fazer para minha página ficar à frente das outras?”. 

E é exatamente aí que entra o SEO (Search Engine Optimization)

Como o próprio nome já diz, o SEO é uma otimização para os motores de busca. Esta ferramenta reúne um conjunto de técnicas e otimizações de seu site, para que que influenciem os algoritmos e definam um bom rankeamento de suas páginas para as palavras chaves que foram pesquisadas.

Não deixe de ler: SEO vs PPC: O que é melhor para o seu negócio? 

Mas como o SEO otimiza sites?

Otimização de SEO

Todo mundo pesquisa na internet antes de adquirir um produto, isso não é novidade pra ninguém. A busca por informações sobre determinada empresa, produto ou serviço já é um hábito de qualquer usuário desta era digital, tornando a gestão de SEO ainda mais importante para empresas de qualquer porte. Caso sua  empresa não seja encontrada pelos motores de busca do Google, ela praticamente não existe na internet. 

Otimizar sites não é uma tarefa fácil, requer muito esforço e treinamento. Os robôs de busca do Google são capazes de fazer cálculos bem complexos para reunir, comparar e tratar várias informações,que  de forma alguma são subjetivas. 

Trabalhar com otimização de sites para SEO engloba o conteúdo, a experiência do usuário no site e a relevância que o conteúdo tem para o termo pesquisado. Ou seja, são muitos fatores para ficar atento. Lembrando sempre que o Google não tem opinião, ele não encontra nada, ele apena calcula as palavras chaves. Apesar de serem programados por pessoas, os robôs tratarão todas as informações seguindo uma lógica algorítmica, ou seja, pré-determinada, por isso os mais de 200 fatores são  usados para posicionar um site como falamos anteriormente.

Leia mais: O poder da filosofia SEO para o Google Pagerank

SEO em marketing digital é importante?

Investir em técnicas de otimização de sites é de extrema importância em qualquer estratégia de marketing, seja marketing digital, marketing de conteúdo ou até mesmo marketing tradicional. Isso porque quanto melhor seu rankeamento de acordo com os robôs do Google, melhor e mais relevante você se tornará sobre o assunto e a palavra-chave tratada, sem contar o óbvio: o seu tráfego no site irá aumentar. 

Quanto maior o tráfego em seu site, mais pessoas irão entrar em seu funil e é nesta parte que o marketing de conteúdo andará de mãos dadas com o e-mail marketing, garantindo mais vendas para seu negócio.

Quando e como Investir em SEO

É preciso investir em uma estratégia de marketing digital completa para ver maximizar os resultados de suas otimizações de SEO e, para potencializá-los ainda mais, o ideal é contratar ferramentas de SEO que coordenam, integram e impulsionam suas ações. 

Mas afinal, por onde começar?

Primeiramente, o site 

Seu site é sua empresa na internet, local onde os visitantes podem vir a conhecer seus produtos e serviços. É nele que você vai concentrar os maiores esforços de SEO, para atrair o maior número de pessoas possível.

Um bom site é aquele que é responsivo, com design limpo e atraente, que ofereça a informação que seu cliente deseja sem precisar de muito esforço e procura e, por fim, leve e otimizado. Com uma navegação fluida e rápida.

Em segundo lugar, o blog

Otimização de SEO

O blog é a extensão do seu site, local onde você irá oferecer um bom conteúdo para atrair pessoas. A principal estratégia para impulsioná-lo é justamente o SEO, pois é onde você tem mais materiais a serem trabalhados.

Ter um blog demanda muita estratégia de marketing de conteúdo, de forma que seu conhecimento seja transmitido para sua audiência de uma maneira simples e objetiva. Respondendo as principais dúvidas de clientes e potenciais clientes.

Em terceiro, as redes sociais

Uma vez o site e o blog otimizados, é hora de dar voz a tudo o que produziu, para fazer com que ele chegue à mais pessoas. Qual o melhor lugar para se fazer isso? Respondeu certo quem disse redes sociais.

Tenha em mente que esta é a principal plataforma utilizada por seus futuros clientes, então mantenha uma presença constante nela, sem ser intrusivo e demonstrando autoridade sobre o assunto que tratará a cada publicação. Aliás, seu conteúdo também deverá ser SEO Friendly, já que, os mecanismos de buscas estão cada vez mais inteligentes e, por exemplo, o Facebook já é indexado ao Google, o que melhora mais ainda sua visibilidade.

Leia mais: SEO para iniciantes: nós te mostramos por onde começar 

Por fim, E-Mail Marketing

Da mesma forma que o e-mail marketing direciona tráfego ao website e ajuda na sua popularidade, os trabalhos de SEO em um website também podem ajudar a aumentar a lista de contatos do remetente, aumentando a audiência do e-mail marketing e, logo, as possibilidades de conversão.

Para isso, é preciso investir no SEO da área de opt-in do site. Ter uma página específica para receber o cadastro das pessoas – em vez de repetir o mesmo formulário de cadastro em todas as páginas. 

Por que não começar a enxergar o e-mail marketing como uma ferramenta de marketing de conteúdo e também como um ótimo ajudante da estratégia de SEO? Faça com que essa aliança não seja apenas benéfica para o posicionamento de seu site nos mecanismos de busca, mas também contribua com sua usabilidade, gere mais visibilidade e vendas.

Conclusão: como a otimização de SEO pode te ajudar

Otimização de SEO
Parece mágica, mas é SEO ♥

A principal conclusão que podemos retirar deste artigo é que é legítimo pensar que com investimento praticamente zero em estratégias de SEO, muito esforço e dedicação junto alguma dose de paciência conseguimos ver resultados. Mas também indicado a contratação de ferramentas para tornar esse trabalho um pouco mais simples e, com ajuda da criação de conteúdos de grande valor de forma consistente, acrescentar autoridade à sua marca e ao seu domínio, e consequentemente comece a gerar conversões para o seu negócio.

Ou seja o investimento zero pode até trazer resultados mas o ideal é você alocar um budget (muitos consideram 20 por cento do seu faturamento como ideal) para acelerar todo esse processo.

Com a enorme concorrência e a maior inteligência dos robôs, pensar em investir no digital e sim uma ideia a ser altamente considerada! 

*Texto em parceria com SendPulse

Autor

Bot WebPeak

Robôs não são seres de outro mundo, robôs não querem tomar o trabalho de nenhum humano, robôs são amigos da sociedade. Robôs tem sentimentos

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