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Como a união do atendimento ao cliente + estratégias de SEO será útil para seu negócio

26/3/2018

Como a união do atendimento ao cliente + estratégias de SEO será útil para seu negócio

O segredo do sucesso de qualquer negócio é mensurado através de uma estratégia de negócio muito bem elaborada e segmentada. Para saber se está indo no caminho certo, o atendimento ao cliente é uma forma imbatível de coletar dados e informações importantes que te farão melhorar projetos e seguir para alcançar seus objetivos.

Hoje manter uma equipe voltada apenas para o atendimento ao cliente, tirando todas as dúvidas dos consumidores, solucionando problemas que podem ocorrer durante o processo de compras é essencial para todas as empresas. Contudo, sabemos o quanto isso pode ser gasto em investimento, tanto em dinheiro como em tempo.

Mais uma vez, o SEO entra com a possibilidade de facilitar e otimizar todo trabalho que duraria um período mais longo de tempo para ser realizado. Existem formas de manter o atendimento ao cliente quase que de forma pré programada. Com certeza já viu em algumas páginas de perguntas frequentes, FAQ, e outras opções para que os clientes tirem todas as dúvidas no próprio site da empresa.

Ultimamente tem sido algo muito comum que as empresas adotaram para melhorarem seu atendimento ao cliente, e posicionar sua marca também nos mecanismos de busca. Uma vez otimizada, todas as vezes que os usuários fizerem uma pergunta ao Google que esteja ligado ao seu produto ou serviço, sua página será apresentada como resultado.

Vamos lá!

Tenha uma página de ajuda e FAQ

atendimento ao cliente + estratégias de SEO

Já sabemos que todas as vezes que clientes possuem alguma dúvida eles irão recorrer ao Google. Afinal, hoje é possível encontrar quase todas as respostas através dessa plataforma.

Sendo assim, não demoraria muito para as empresas identificarem esse comportamento e criarem páginas exclusivas oferecendo suporte e auxiliando compradores.

É possível encontrar uma página de ajuda do próprio Google, com diversas perguntas que são feitas constantemente para que os usuários possam solucionar problemas de rotina.

O real benefício de possuir um FAQ é que essa página não apenas vai ajudar seus clientes como também podem ser indexadas no Google trazendo mais pessoas para o seu site.

Leia também: Melhores plataformas de e-commerce para iniciar seu negócio

Analisando essas informações e sabendo o quanto pode ser útil para o seu negócio, por que não fazer um levantamento das perguntas mais frequentes no SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e colocá-las na sua página de FAQ? Isso irá facilitar na disponibilização de informação para mais pessoas, sem contar que ao providenciar este tipo de página, você economiza seu tempo, consegue reduzir o número de pessoas físicas no atendimento, e deixa tudo mais prático para o seu cliente.


Como fazer seu negócio e seu suporte crescerem

Uma sugestão muito válida na hora de criar uma página de ajuda para sua empresa é solicitar a equipe de suporte para anotarem todas as dúvidas que chegam ao longo de uma semana. Depois que estiver com as informações em mãos será possível listar todas elas em uma página, o interessante também é disponibilizar um campo de busca para facilitar as pesquisas dentro do site.

Elabore respostas que sejam de fácil compreensão, objetivas, mas que contenham todo o conteúdo necessário, quanto mais detalhes colocar nas informações menores são as chances do seu SAC ser acionado. Fique sempre atento, caso perceba que as respostas não estão sendo claras para o atendimento ao cliente, melhore o conteúdo.

6 motivos para você criar agora uma página FAQ para sua loja

Uma página da FAQ bem elaborada é uma estratégia que também envolve conteúdos relevantes, oferecendo informações para pessoas que querem saber mais sobre o seu produto ou serviço. Também é possível agregar valor a sua marca, ajudando a aumentar a relevância do seu site nos mecanismos de busca e fidelizando seus clientes.

Abaixo citaremos 6 motivos para você criar uma página FAQ no seu site:

1º motivo para você criar agora uma página FAQ: Os buscadores acham páginas de FAQ relevantes

Tudo o que falamos sobre SEO realmente é de extrema importância, até mesmo com relação a página FAQ. O buscadores mais populares costumam posicionar melhor as páginas de dúvidas frequentes, então não esqueça de inserir as palavras-chave que fazem parte do seu negócio.

2º motivo para você criar agora uma página FAQ: As perguntas frequentes moldam as expectativas dos consumidores

atendimento ao cliente + estratégias de SEO

Geralmente as páginas de FAQ são uma ótima forma de apresentar os termos e condições do seu produto ou serviço. Dessa forma a partir do momento que o usuário tiver o primeiro contato com a marca ele já saberá as informações mais importantes como consumidor, política de devolução, trocas, entregas, entre outras informações que serão úteis para decisão de compra.

3º motivo para você criar agora uma página FAQ: FAQs podem ajudar a convencer o consumidor confuso a efetuar uma compra

Através da página FAQ você pode destacar os benefícios e utilidades do seu produto ou serviço, essa é uma forma de convencer o comprador que ainda está relutando, ou está na dúvida na hora de efetuar a compra.

Leia também: Dicas exclusivas de SEO para e-commerce de sucesso

4º motivo para você criar agora uma página FAQ: Visitantes esperam que você tenha uma página de Perguntas Frequentes

Usuários que possuem o hábito de comprarem pela internet são mais seletivos, é muito comum fazerem uma pesquisa geral antes de concluírem a compra. Se você não oferece informações suficientes sobre a empresa e produtos oferecidos é bem provável que perca uma venda.

5º motivo para você criar agora uma página FAQ: FAQ pode te ajudar a melhor atingir o seu público alvo

É muito importante saber para quem está elaborando as perguntas e respostas, pois essa também pode ser uma forma de se comunicar com seu público-alvo. Quando você define o tom (formal, informal - jovem, adulto), a proximidade vai se dar pela profundidade da resposta, converse diretamente com sua audiência.

6º motivo para você criar agora uma página FAQ: Você economiza tempo e dinheiro

Com o FAQ é possível solucionar diversas dúvidas de rotina com vários clientes sem ter a necessidade de construir uma equipe enorme de atendimento ao cliente. Quanto mais completo e objetivo for o seu FAQ, menos dúvidas aparecerão em ligações ou emails. Sendo assim, você acaba reduzindo o atendimento, agiliza processos de trabalho e economiza recursos.

Quando você implementa um FAQ no seu site bem estruturado, automaticamente estará agregando valor ao seu site, tendo uma página poderosa capaz de converter usuários em compradores. Não perca tempo e comece agora a criar o seu!

Não deixe de ler: Dicas para evitar fraudes no e-commerce

Esperamos ter ajudado.

Até breve!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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