Como abrir um Canal no Youtube

26/11/2018

Como abrir um Canal no Youtube

Como abrir um canal no Youtube começando do zero?

Todos nós queremos ampliar a influência da nossa marca, o impacto da nossa mensagem e o lucro dos nossos produtos. Mas como fazer isso quando você não sabe nada sobre o assunto? Vem que eu te explico!

Como abrir um canal no Youtube: o que você precisa saber antes de começar


Com mais de 30 milhões de usuários ativos diariamente, o Youtube atrai cerca de um terço do tráfego de toda a Internet. Mas para se destacar nessa multidão não basta só querer.

Qual é a sua motivação?

Assim como qualquer outra decisão de negócios, a escolha por uma plataforma deve estar alinhada com os seus objetivos comerciais. Entender por que você quer começar um canal no Youtube ajuda a direcionar seus esforços. Gerar mais tráfego para o site ou aumentar a consciência de marca, por exemplo, são ótimos motivos.

Por outro lado, se você está pensando em como abrir um canal no Youtube para se tornar viral e ganhar muito dinheiro, talvez seja melhor pensar duas vezes.

Alcançar sucesso no Youtube exige tempo e esforço. É preciso estar disposto a colocar a mão na massa para produzir conteúdo relevante e atrativo.

Sobre o que serão os vídeos do seu canal?

Antes de aprender como abrir um canal no Youtube, pense qual seria o tema dos seus vídeos. Para ajudá-lo a definir as pautas e criar conteúdo relevante, crie um perfil fictício do seu espectador ideal.

Reúna características como gênero, faixa etária, cidade em que vive, pontos de dor… Todo tipo informação que julgar relevante.

Se num dia você está fazendo vídeos sobre bitcoins e no outro sobre receitas caseiras, será difícil construir uma audiência consistente.

Como você vai medir o seu sucesso?

Quem está pensando em como abrir um canal do Youtube deve traçar metas. Elas são fundamentais para determinar se você está mandando bem ou não. Talvez você queira alcançar 50 mil visualizações com um único vídeo. Talvez você prefira conquistar 1.000 inscritos no seu canal dentro de um mês.

Na WebPeak, nós oferecemos um software que se integra ao Google Analytics e obtém informações essenciais para o seu projeto.

Pense em metas que fazem sentido para a sua marca. E ah, quanto mais específico melhor. Dessa forma, você consegue manter o foco e monitorar seu progresso de pertinho.  

Como abrir um canal no Youtube: guia rápido para quem quer começar ainda hoje

Para que as pessoas se inscrevam no seu canal ou engajem com sua marca, você precisa ter material lá.

Apenas comece! Isso, agora mesmo.


Os primeiros vídeos serão os piores e, provavelmente, farão você sentir vergonha no futuro. Mas eles fazem parte da sua jornada de aprendizado nessa plataforma. Só assim você entenderá como criar um conteúdo atraente, que conduzirá as pessoas certas para o seu canal.

1. Divulgue seu Canal no Youtube

Você precisa dizer aos quatro ventos que tem um canal no Youtube. Se não mostrar sua paixão pelo que está fazendo, quem fará isso por você?

Vale a pena trocar uma ideia com seus pais, irmãos, primos e até mesmo aquele tio do churrasco. Afinal, sua família e seus amigos serão seus maiores apoiadores nesta etapa.

como abrir um canal no youtube

2. Engaje o publico do seu canal

Muitas pessoas que desejam saber como abrir um canal no Youtube esbarram na seguinte dúvida: como gerar engajamento?

O engajamento não é, necessariamente, resultado direto do vídeo que você acabou de subir. É sobre o que você faz antes, durante e depois da publicação. Comentar nos vídeos de outras pessoas, acompanhar as hashtags do setor, falar com pessoas interessadas no seu tipo de conteúdo...

Essa é uma ótima maneira de dar os primeiros passos. Assim, você agregará valor de alguma forma antes de pedir para elas se inscreverem no seu canal.

3. Foque

Será que você está fazendo os básicos? Colocou um bom título, uma thumbnail atrativa e tags específicas? Você precisa explorar ao máximo os recursos que o Youtube te oferece. Se você não tem ideia por onde começar, hoje é o seu dia de sorte.
O próprio Youtube criou um canal ensinando sobre as principais ferramentas e estratégias para fazer seu vídeo bombar. Dá um Google aí: The Creator Academy.

Quer Acelerar seu Sucesso com o Canal no Youtube? Conheça!

3 erros que as pessoas cometem ao abrir um Canal no Youtube

Pense em como abrir um canal no Youtube a partir da ideia de uma maratona. Você daria um sprint logo de cara ou manteria um ritmo constante durante todo o percurso?                         

Construir a audiência funciona do mesmo jeito. Dar uma arrancada no início pode até gerar um pico de acessos, mas o entusiasmo dissipa na mesma velocidade.

Manter a cadência permite que você progrida continuamente, além de evitar o gasto de todos seus recursos de uma só vez.

como abrir um canal no youtube

#1: Má qualidade de som, imagem ou iluminação

Para o bem ou para o mal, a qualidade dos vídeos não passa batido na web. Quem não lembra da gloriosa Panificadora Alfa?

Você não precisa se tornar o próximo Steven Spielberg, investir em câmeras caras ou equipamentos de última geração. Hoje em dia, a maioria dos smartphones grava em HD, o que torna a produção de vídeos incrivelmente acessível.  

Uma boa dica é filmar num lugar silencioso e aproveitar a iluminação natural. Isso aumenta as chances do seu áudio e suas imagens ficarem bons.

#2: Usar títulos ruins ou confusos

Quem está pensando em como abrir um canal no Youtube pode se sentir tentado a adotar estruturas famosas entre os mais vistos. Isso é um equívoco. É preciso focar em títulos que forneçam um conteúdo pesquisável. Ou seja, que as palavras usadas ajudem potenciais membros da audiência a descobrir seu conteúdo.

Caso contrário, os termos só farão sentido para você e algumas pessoas.

#3: Não dar a mínima

Depois de entender como abrir um canal no Youtube, muitas pessoas cometem um grande erro. Escolher um nicho ou tópico com o qual elas não se importam. Ao criar vídeos, você precisa fazer pesquisas sobre o tema, conhecer o ponto de vista dos grandes nomes da área… Resumindo, terá que fazer sua lição de casa.


Lembre-se: o tempo é o seu recurso mais precioso, então por que desperdiçá-lo com algo que você não ama?


Cá entre nós, escolher um assunto só porque você acha que será popular não garante que ele realmente seja.

Gostou? Assine nossa newsletter para continuar aprendendo, para continuar crescendo!


Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak