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Como analisar SEO do meu site em 5 passos?

Naiane Ramos

Sou uma redatora apaixonada por marketing de conteúdo, livros e tudo de bom que a internet tem a oferecer.

Fazer com que seu site apareça nas primeiras páginas de pesquisas do Google não é fácil e exige mais do que apenas planejamento e execução: é fundamental que você crie processos para analisar SEO do site e verificar se a estratégia está dando resultados.

Porém, essa verificação nem sempre é simples, e deixa muitos empresários confusos. Não à toa, uma das perguntas mais comuns, é: "como analisar SEO do meu site agora?". E a resposta para ela exige uma série de ferramentas, tempo e visão estrategista da equipe.

Quer descobrir como analisar SEO e transformar o site de sua empresa em referência nas pesquisas do Google? Nos acompanhe neste artigo e confira os 5 passos que você precisa seguir para isso!

Entenda O que é SEO e seus fatores mais importantes em nosso Guia Enterprise de SEO!

como analisar o seo do meu site

Afinal, como analisar SEO do meu site?

Primeiro, é importante entender que não existe nenhuma análise eficiente que envolva apenas "abrir o site e verificar tudo" sem ferramentas. Acredite, mesmo que você já tenha um conhecimento avançado em técnicas de otimização, analisar SEO exige dados concretos para guiar a estratégia da empresa.

Você com certeza já deve conhecer ferramentas famosas para analisar palavras-chave, que são um dos pilares para a otimização através do SEO. Porém, além do volume de pesquisas das palavras-chaves escolhidas para sua estratégia, existem também maneiras de avaliar seu posicionamento para cada palavra-chave e muitos outros critérios fundamentais na hora de analisar SEO do site.

Quer descobrir que critérios são esses e como avaliá-los? Confira abaixo!

Analisar SEO: #1. Faça análises básicas com Google Analytics

Se você acompanha nosso blog há algum tempo, já sabe que o Google avalia diversos fatores na hora de rankear um site nas pesquisas. E alguns desses fatores você pode conferir ao analisar SEO no Google Analytics.

Apesar da ferramenta não ser específica para fazer esse tipo de avaliação, ela dá alguns dados interessantes, e que são fortemente relacionados com os fatores de rankeamento. Um deles é o tempo de permanência do usuário em sua página, por exemplo.

Fora isso, a ferramenta também pode dar para você alguns insights importantes na hora de pensar sua estratégia e analisar SEO, como, por exemplo, quais as palavras-chave estão direcionando para seu site, quantas páginas cada visitante está visualizando antes de sair e quais delas está com maior taxa de rejeição.

É essencial que você avalie isso tudo e logo em seguida também trabalhe estratégias para otimizar essas páginas que possuem uma taxa de rejeição alta ou baixo tempo de permanência do usuário.

Muitas vezes, isso é provocado por um conteúdo mal formatado, falta de informação relevante ou ainda falta de links que direcionem o usuário para outros conteúdos do interesse dele.

Analisar SEO: #2. Aposte em ferramentas para Webmaster

Um dos itens mais importantes para quem está pensando em analisar SEO do site são as ferramentas para Webmaster. Existem diversas no mercado, inclusive a Google Search Console, do próprio Google, que pode ser usada em conjunto com o Google Analytics.

Através dessas ferramentas, você consegue dados e uma análise concreta indicando erros no seu site, como links quebrados, ou títulos de posts mal otimizados, falta de responsividade e até mesmo a presença de malwares em seu domínio.

Além disso, a ferramenta também dá dados muito mais detalhados para analisar SEO, como, por exemplo, quais são as palavras-chave que estão direcionando para seu site, a sua posição no rank delas e até mesmo quantos cliques você recebe por cada um desses termos de busca.

Analisar SEO: #3. Avalie a velocidade de carregamento da página

Dentre as centenas de critérios utilizados pelo Google para rankear sites, está o tempo de carregamento da página. E isso tem um motivo claro: se o seu site demora mais do que o normal de carregar, você piora a experiência do usuário e até afasta clientes em potencial.

Por isso, existem várias ferramentas que ajudam você a analisar SEO e avaliar o tempo de carregamento da página, como a Web Page Test. O ideal é que, caso você perceba que o tempo de carregamento está além do normal, trabalhe com técnicas para otimizar esse processo e melhorar a experiência para o usuário.

Analisar SEO: #4. Use ferramentas para analisar SEO comparando com a concorrência

Um dos pontos que muita gente esquece na hora de analisar SEO do site é, justamente, olhar o trabalho que a concorrência está fazendo. Fazer isso ajuda você a entender melhor seu posicionamento no mercado e o que você precisa fazer para se manter no topo das pesquisas do Google.

E isso se torna ainda mais importante caso a sua empresa ainda não tenha conseguido alcançar as primeiras colocações nas páginas de pesquisa do Google. Nesse caso, é fundamental que após analisar SEO e ver que está atrás dos concorrentes, você faça uma avaliação breve também dos sites deles, visualizando o que a página deles possui que falta na sua.

Esse processo pode gerar insights interessantes e até mesmo ajudar você a identificar palavras-chave que não tinha enxergado antes como possibilidade.

Analisar SEO: #5. Verifique títulos e meta-descrições instalando plugin para SEO em seu site

analisar seo do meu site

Outra dica bacana e que vai facilitar muito seu trabalho na hora de analisar SEO do site é investir em plugins específicos para otimização de páginas do blog. Para quem usa Wordpress, esse processo se torna ainda mais fácil.

Um dos plugins mais famosos e completos é o Yoast, disponível no Wordpress. Além de ajudar você a construir um conteúdo com o formato ideal para rankear no Google, ele também dá dicas e ajuda a analisar SEO avaliando títulos do blog e auxiliando você a escrever meta-descrições mais eficientes.


Até mais!

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