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Como anunciar no Youtube

28/1/2019

Como anunciar no Youtube

Como anunciar no Youtube? Essa é a pergunta de ouro para 2019.

Com mais de 1,3 de bilhão de usuários, a plataforma movimenta quase um terço de todo o tráfego da Internet.

O volume de pessoas que você pode alcançar — e cativar — com a sua marca é impressionante! Bora entender como usar todos os recursos do Youtube ao seu favor e aumentar o valor de sua marca?

Por que anunciar no Youtube?

Como anunciar no Youtube

Segundo uma pesquisa realizada pela Cisco Systems, líder mundial em TI, estima-se que 80% do tráfego global de Internet será voltado para vídeos em 2019.

Se esse número não é suficiente para convencê-lo da importância de entender como anunciar no Youtube, dê uma olhada nos outros dados encontrados:

  • A resolução 4K será o novo padrão de vídeo para os consumidores;
  • Mais de 60% do tráfego será feito a partir de dispositivos móveis ou sem fio;
  • A produção de vídeos online orientados para a TV quadruplicará no próximo ano;
  • O tráfego de vídeo sob demanda (em plataformas como o Netflix, por exemplo) vai equivaler a 7 bilhões de DVD por mês.

Até hoje, nenhuma outra plataforma digital foi capaz de reunir tamanha diversidade de conteúdo em vídeo. Nem de estabelecer uma comunidade realmente ativa, engajada e imersa em seu universo.

Aprender como anunciar no Youtube é um investimento no seu negócio.

Saiba mais sobre o assunto — Cisco Visual Networking Index: Forecast and Trends, 2017–2022

Como anunciar no Youtube: conheça os diferentes tipos de anúncio disponíveis

como anunciar no youtube

O Youtube disponibiliza diversos formatos de anúncios para suas campanhas de vídeo. Para ser bem-sucedido na sua estratégia de marketing, é crucial conhecer os diferentes tipos e escolher aquele que melhor se alinhe às suas metas.

Overlay Ads

Talvez você ainda não saiba como anunciar no Youtube usando overlay ads, mas certamente já viu um deles por aí. São aqueles banners retangulares exibidos na parte inferior do player, compostos por texto e/ou vídeo. Esse tipo de anúncio só é exibidos quando você dá play no vídeo.

Skippable video ads

São aqueles anúncios abençoados, que você pode ignorar depois de alguns de segundos. De qualquer forma, você é obrigada a assistir um pouquinho antes de ter a oportunidade de clicar para passar.

Non-skippable video ads

Ao exigir que o usuário assista à publicidade inteira antes de progredir, estimula-se a geração de receita mais alta. Por outro lado, a taxa de abandono é a mais alta entre todos os tipos de anúncio. Por serem impossíveis de ignorar, são aqueles anúncios que geralmente nos motivam a instalar o Adblock.

Leia também - Como abrir um canal no youtube

TrueView

Para quem está aprendendo como anunciar no Youtube, talvez esse seja o termo menos familiar. Aqui, você só é cobrado quando os espectadores assistem ou interagem com determinadas partes do vídeo. Existem dois tipos: In-Stream e Video Discovery.

Sponsored cards

Os “cartões patrocinados” são pequenos anúncios retangulares que aparecem no player à direita enquanto um vídeo é reproduzido. Eles são usados para anunciar produtos ou serviços que aparecem no vídeo.

Bumper ads

Um anúncio bumper é formato de vídeo voltado para o aumento de reconhecimento de marca. Têm 6 segundos ou menos, sendo reproduzidos antes, durante ou depois do vídeo.

Display Ads

São os anúncios que aparecem à direita do player de vídeo e estão disponíveis apenas para desktop. Eles podem ter várias durações e formatos, mas  nenhum tem o som de reprodução automática ativado — o áudio só é ativado quando um visitante clica na miniatura animada.

Aprenda como anunciar no Youtube: 5 passos para montar sua estratégia de vídeo

como anunciar no youtube

Como anunciar no Youtube é fácil. Complicado é saber o que as pessoas querem, onde e quando querem.

Ser capaz de prever as demandas dessa plataforma pode ser muito rentável. Isso significa que os anunciantes podem usar o YouTube para promover seus vídeos .

Veja 5 passos para começar a sua estratégia de vídeo:

1. Comece segmentando

Se aprender como anunciar no Youtube tem algum segredo é a segmentação. A plataforma permite que você direcione a sua campanha para um público-alvo bastante específico, aumentando as chances de sucesso do seu anúncio.

É possível segmentar a audiência por:

  • Aspectos demográficos: faixa etária, gênero, renda.
  • Interesses específicos: gastronomia, música eletrônica ou campeonato brasileiro de futebol.
  • Afinidade: pessoas que mostraram forte interesse num tópico relacionado ao seu produto ou serviço.
  • Eventos de vida: graduar-se, ter um filho, casar,
  • Pesquisa ativa: pessoas que já pesquisam ativamente produtos ou serviços relacionados aos seus.
  • Remarketing.

2. Invista no apelo visual

Pode parecer redundante recordá-lo que o Youtube é uma plataforma de vídeo, mas é importante ter isso em mente ao projetar seus anúncios.

Considerando que eles competirão por atenção com vídeos de assuntos similares, eles precisam chamar a atenção pelas cores, contrastes, movimento e tamanhos das formas.

Leia também - Prepare sua estratégia de Marketing Digital para 2019

3. Faça uma oferta clara

O título do seu vídeo deve ser informativo, objetivo e atrativo. Se a primeira impressão é a que fica, essa é a única que você tem para convencê-lo a clicar no seu link.

4. Inclua uma chamada à ação persuasiva

Também conhecida como CTA, a chamada à ação é um elemento fundamental para estimular os usuários a clicarem no seu anúncio.

Adicione itens como “inscreva-se no canal”, “visite nosso site”, “curta nossa página no Facebook”.

Lembre-se de alinhar a chamada com o seu plano de marketing. Não peça para que os usuários se inscrevam numa newsletter, se você não tem o menor plano de nutri-la, por exemplo.

5. Vincule sua conta do Google AdSense à sua conta do YouTube

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Depois de aprender como anunciar no Youtube, está na hora de ganhar dinheiro.

No que diz respeito à divisão de receitas, o Google mantém 45% dos lucros sobre os vídeos e você recebe os 55% restantes.

Para ativar a monetização na conta, você precisa aceitar as diretrizes de publicidade da plataforma e conectar-se a uma conta do Google Adsense para pagamento.

Em seguida, configure suas preferências para receber o dinheiro e voilá. Vale lembrar que é preciso acumular um valor mínimo para realizar as retiradas.

Agora que você já sabe como anunciar no Youtube, que tal continuar aprendendo como mandar bem no marketing digital? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Até a próxima!

Autor

Camila Nogueira

Socióloga em formação, é apaixonada por entender o comportamento humano diante das novas tecnologias.

Linkedinhttp://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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