Como aproveitar ao máximo Google Imagens

25/5/2018

Como aproveitar ao máximo Google Imagens

Utilizar o Google Imagens é muito simples, certamente você já fez bom uso inúmeras vezes. Abrir o Google, digitar  o que deseja pesquisar e clicar em imagens é uma tarefa sem muito segredo. Porém, existem recursos surpreendentes por trás do Google Imagens, como definir o tamanho das imagens pesquisadas, buscar por figuras de uma cor específica, inserir a própria imagem para encontrar outras semelhantes, entre outras.

Você já utilizou essas funcionalidades?

Caso não, este artigo é fundamental para você! Vamos destacar aqui como aproveitar o máximo o Google Imagens e sair na frente da sua concorrência!

Vamos lá!

Leia também: Como funciona o Google

Explore as ferramentas de busca do Google Imagens

O Google coloca à sua disposição diversas opções para que você filtre a busca por imagens, e poucas pessoas fazem uso deste recurso. Para ter acesso, basta que você busque por imagens e clique na opção Ferramentas.

 

 

A partir das funcionalidades de busca avançada no Google Imagens é possível configurar filtros para as imagens:

 

  • Tamanho, no modo grande, média e pequena, ou até mesmo personalizadas, para que você encontre a imagem no tamanho que deseja.
  • Cor;
  • Tipo, podendo ser foto, animação, imagens de rosto, entre outras;
  • Tempo, para escolher imagens que foram indexadas pelo buscador num tempo mais próximo, como nas últimas 24h, última semana ou intervalo personalizado;
  • Direitos de uso.

Encontre imagens sem digitar texto

Esta funcionalidade é uma ótima opção para aquelas situações em que você possui dúvidas sobre o nome de algo que deseja buscar. Nessas situações, você só precisa arrastar a imagem até a caixa de busca que o Google mostrará imagens semelhantes, e a resposta daquilo que você almejava pode chegar até prontamente.

E existem outros casos, como se você está realizando pesquisas mais genéricas. Caso você queira, por exemplo, encontrar imagens em melhor qualidade da que você encontrou, basta realizar o mesmo processo (arrastar a imagem que você possui) que o Google te mostrará semelhantes a sua, com outras resoluções.

Não deixe de ler: Como colocar seu e-commerce no topo do Google e alavancar vendas

Pesquisa por imagem enviada

A busca por imagens enviadas pelo próprio usuário é outra possibilidade de explorar mais o Google Imagens. A ferramenta é útil para inúmeras situações: identificar nome de produtos, para imagens utilizadas fora do contexto, lugares que você quer descobrir o nome, entre outros objetivos. O uso desta funcionalidade é simples.

1. O primeiro passo é ir até o Google e clicar em imagens no canto superior direito da tela. Esta opção está ao lado direito da caixa de busca, e basta que você clique no ícone de câmera fotográfica.

2. Ao clicar, você verá a imagem abaixo. A alternativa padrão sugere colar a URL de uma imagem, mas também é possível fazer upload de uma que esteja no computador.

A opção ‘’Envie uma imagem’’ possibilita que você use o botão ‘’Escolher arquivo’’, ou mesmo arrastar o arquivo desejado sobre a janela do navegador.  

3. Outro fator importante, é que se você quiser descobrir informações sobre alguma imagem que está no seu computador, por exemplo, ou mesmo que viu num site, é simples:

Cole o link ou faça upload nas caixas acima e o Google tentará encontrar a descrição de texto para a imagem ou combinar a imagem com outras semelhantes.

O melhor é que você pode mudar os resultados acrescentando palavras no campo de pesquisa.Essa pesquisa reversa por imagens pode ser útil quando você quiser saber:

  • Nome do autor de uma foto, pintura, desenho;
  • Nome de produtos não-identificados;
  • Nomes de plantas e animais;
  • Receitas;
  • Imagens que podem ter sido tiradas de contexto;
  • Nomes de lugares ou celebridades;
  • Como seu trabalho é usado.

Estilo de imagem

Esta funcionalidade é bem recente na busca por imagens, e te oferece ideias de estilo, o termo original, em inglês, é style ideas. O recurso atua aliado à pesquisa de imagens no aplicativo móvel do buscador e no mobile web, ou seja, mostra aos usuários um conjunto de inspirações e outfits, demonstrando como determinado produto pode ser utilizado. A partir do momento que você procura por imagens de produtos, a pesquisa mostrará uma galeria de fotos para ver como o produto é utilizado na vida real.

Você também vai querer saber: Google Apps: por que utilizar e pagar para hospedar meus e-mails?

Google Imagens e SEO, mais resultados para seu negócio

São muitas as vantagens em torno do uso máximo do Google Imagens para seu negócio. Existem muitas ferramentas de pesquisa e funcionalidades que podem fazer seu site aparecer na primeira página, se for otimizado para o Google Imagens. Afinal, a pesquisa de imagens irá mostrar muitos resultados ao mesmo tempo, que indica que pode haver um aumento considerável de chances de seu site ser encontrado frente à busca clássica (que irá mostrar 10 resultados).

Outro fator importante é que ao buscar por uma página, o Google irá apresentar na página de resultados opções de conteúdos que você pode ir atrás. Ou seja, a imagem é um fator importante de rankeamento quando falamos de SEO. Práticas para rankear suas imagens favorece, e muito, a otimização da página pelo qual a imagem está inserida. Compreende esta importância?

O segredo foi revelado. Aparecer na primeira página do Google, rankear imagens e otimizar páginas é super possível, e dessa forma você irá conquistar mais tráfego orgânico para seu ecommerce, blog, site. É a hora de colocar a mão na massa!

[Melhores práticas de SEO] Dica: As imagens devem ser nomeadas com o nome da página para que você consiga um bom rankeamento ;)

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas que vão auxiliar seu negócio!

Até a próxima!

 

Autor

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.br/victoriaribeiro@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak