NÃO QUERO IR AO EVENTO

Cupom de Desconto VTEX DAY 2019

Utilize o Cupom de 30% Desconto para o VTEX DAY 2019

Cupom de Desconto VTEX DAYCupom de Desconto VTEX DAY

USE O CUPOM: WEBPEAKVTEXDAY

COMPRE COM O CUPOM DE DESCONTO

Como aproveitar o Google Forms em seu negócio

2/7/2018

Como aproveitar o Google Forms em seu negócio

Se você nunca ouviu falar sobre essa ferramenta tão útil que é o Google Forms, muito menos imagina como funciona nós iremos te explicar. Com certeza você é mais um desses que já percebeu a importância de coletar, armazenar e analisar informações sobre seus cliente e o mercado para auxiliar na tomada de decisão em sua empresa. É exatamente isso que o Google Forms faz.

Contudo, os benefícios do Google Forms não se limitam apenas a essas funções. O processo para coletar e-mails e nomes de clientes, até mesmo fazer uma pesquisa sobre um produto ou serviço que pretende lançar, ou então abrir chamadas de atendimento aos usuários são alguma das vantagens que o Google Forms pode proporcionar para o seu negócio.

Nesse artigo iremos te contar tudo sobre o Google Forms, principalmente como ele funciona para auxiliar você no planejamento, coletar leads e atender aos clientes da sua empresa.

Leia também: Google Tag Manager e como as tags mudam a experiência na Web

Google Forms: para que serve essa ferramenta

Se você acredita que o Google Forms funciona apenas como uma forma de realizar pesquisas de mercado, assim como outras coletas de informações parecidas para conhecer seus clientes, saiba que ele tem muito mais utilidades para sua empresa  do que essas.

Para darmos início, coleta de informações internas, como questionários de pesquisa de clima organizacional, podem muito bem serem executadas com o Google Forms.

Além de tudo, também é possível incorporar formulários em seu site, permitindo coletar e-mails para assinatura de uma Newsletter, por exemplo, currículos para o RH, ou até mesmo conseguir sugestões de melhorias para seus produtos ou serviços.

Leia mais:

Para ser ainda melhor, assim como as demais ferramentas do Google, o Google Forms é uma ferramenta gratuita e conta com diversas outras vantagens e funcionalidades, você conhecerá algumas delas à seguir:

  • Personalize os formulários com as cores de sua empresa, usando também logotipos e fotos.
  • Crie diversos tipos de perguntas, como de múltipla escolha, caixas de checagem (em que mais de uma resposta pode ser escolhida), escalas, listas suspensas e muito mais.
  • Use vídeos e imagens para ilustrar e deixar mais claras as perguntas que estão sendo feitas.
  • Use a navegação lógica para que determinadas perguntas não sejam feitas em função de respostas anteriores, por exemplo: se a pessoa respondeu que não tem um carro, a pergunta “qual a cor de seu carro” não será feita para ela.
  • Aproveite diversos templates do Google Forms prontos para usar (mais detalhes adiante).
  • O Google Forms funciona perfeitamente em smartphones e tablets, seja para responder ou criar seus questionários.
  • Além de serem coletadas em tempo real nos próprios formulários, é possível enviar os dados diretamente para o Google Sheets, permitindo fazer análises mais ágeis e criar gráficos.
  • Monte os questionários de forma colaborativa, com ajuda de colegas e amigos que receberem sua autorização para isso.
Não deixe de ler: 18 Motivos para usar o Google Analytics em seu dia a dia

Passo a passo: Google Forms, como funciona

Não tem segredos para entender o Google Forms, é realmente bem simples e intuitivo saber como funciona o Google Forms, confira este passo a passo:

  • Acesse sua conta no Google para acessar a ferramenta.
  • Clique em “em branco” para criar um novo formulário do zero.
  • Se preferir, escolha um dos templates de Google Forms pré definidos e edite como quiser.
  • Para fazer a edição você poderá adicionar perguntas, imagens e vídeos, excluir itens e muito mais, de forma fácil e intuitiva.
  • Após editar seu formulário, ele pode ser enviado de diversas formas.
  • Para enviar por e-mail, clique no canto superior direito em enviar.
  • Basta acrescentar os e-mails desejados no campo correspondente, assim como o assunto e a mensagem.
  • Clique em enviar.
  • Você também pode gerar links para formulários, compartilhar em redes sociais e incorporá-los ao seu blog ou site.
Separamos para você: Maneiras para sua loja aparecer na primeira página do Google investindo em SEO

Considerações Finais

É possível encontrar outras ferramentas de pesquisa online semelhantes ao Google Forms, com funcionamento muitas vezes bem parecido. As mais conhecidas são o SurveyMonkey, Typeform, Wufoo e MindMiners.

Um dos grandes segredos de como usar questionários online e ferramentas desse tipo é integrá-las com outros softwares que você utiliza diariamente, para que eles consigam executar automaticamente algumas tarefas.

Se você usa algum formulário em seu site para coletar endereços de e-mail para sua newsletter, você pode usar uma integração que cadastra um novo usuário em uma lista de seu disparador de e-mail toda vez que uma nova resposta for dado no formulário.

Caso tenha alguma dúvida o próprio Google disponibiliza todas as informações necessárias para utilização da ferramenta.

Esperamos ter ajudado, para mais artigos como esse continue acompanhando nosso blog. Não se esqueça de assinar nossa Newsletter.

Até breve!

 

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

Últimas Postagens WebPeak

Últimas Noticias WebPeak