SEO

Como as práticas de SEO para VTEX vão ajudar suas vendas!

Victoria Ribeiro

Sou uma redatora cabulosa, estou aqui para sabotar seu raciocínio.

Práticas de SEO nada mais é o que define as técnicas utilizadas para posicionar um e-commerce e seus produtos nas primeiras posições nos resultados das pesquisas feitas por internautas em sites de buscas como o Google e Bing, por exemplo.

Poucas pessoas sabem como funcionam os buscadores e seus algoritmos. Fato é que toda vez que uma página é publicada na internet, os buscadores agem de modo a indexá-la para que seja encontrada por quem a procura.

No entanto, não se deve nunca confundir práticas de SEO para e-commerce com links patrocinados para e-commerce, pois no primeiro caso não há custo direto para o lojista, ou seja, sua posição é realizada de forma orgânica, e no segundo o lojista paga para ocupar o espaço na página.

Relembre:

SEO (search engine optimization ou otimização para mecanismos de busca) é o conjunto de ações e estratégias de Marketing Digital que têm como finalidade aumentar o tráfego e desempenho de um site por meio de resultados orgânicos de mecanismos de pesquisa como Google, Bing e até YouTube.  


Leia mais: Ferramentas de SEO: tudo o que você precisa para otimizar seu site

Como as práticas de SEO para VTEX vão ajudar suas vendas

A plataforma VTEX agrega inúmeros recursos pensados para influenciar os resultados das buscas e colocar os e-commerces nas primeiras posições.

Fizemos uma lista com os principais recursos de práticas de SEO para VTEX. Confira!

Módulo CMS para controle total dos códigos das páginas

Primeiro de tudo, você deve pensar que o módulo CMS é muito importante para a parte de criação visual da loja, o Layout. O módulo CSM da VTEX vai muito além por um simples fator: a flexibilidade e a possibilidade de acesso direto ao código HTML.

Se por um lado, com outras plataformas, você terá acesso a uma parte do código HTML ou então ao CSS da loja, com a VTEX você tem liberdade para modificar o que desejar.

Exatamente por isso que qualquer tag relacionada ao código, você deverá alterar:

  1. H1, H2, H3 e H…
  2. Parágrafos
  3. Alt de imagens
  4. Breadcrumbs
  5. Links internos
  6. Canonical
Não deixe de ler: Mídia Social é SEO?

URL 100% amigável de todas as páginas

A partir da evolução da forma de indexar dos buscadores, um dos principais fatores que sofreram impactos foram as URLs.  Em 2009, a VTEX possuia uma URL voltada para o universo técnico, e desse modo não se preocupava com uma URL amigável para facilitar a indexação.

Atualmente, a VTEX é uma das únicas ferramentas a gerar de modo nativo URLs amigáveis para todas as páginas.

O indicado é que ela conte com a palavra-chave, que vai ajudar no ranqueamento e na compreensão. Ao mesmo tempo, o ideal é deixá-la o mais curta possível. Para isso, evite palavras e elementos de ligação e tente concentrar o assunto na menor estrutura viável. Você irá criar URLs otimizadas tanto para o usuário quanto para os algoritmos dos mecanismos de busca.

Um outro fator importante das URLs dos produtos é que em geral as outras páginas existem diversos produtos, como por exemplo um resultado de busca. Se a URL do produto é ruim e a página de resultados de busca tiver 10 produtos, o código HTML irá ficar poluído de caracteres ruins.

Campos configuráveis de título, url e meta descrição

Outra grande vantagem da VTEX é que todo seu sistema foi concebido para atender as melhores práticas de SEO. Diante disso, você poderá definir para qualquer página de produto, categoria ou marca, qual será o título, a url e a meta descrição.

Através do painel administrativo da plataforma, de maneira fácil e intuitivo, é possível fazer preencher esses campos e, se necessário, alterá-los caso você tenha mudado sua estratégia.

Mobile nativo

A empresa Google, desde 2015, considera para seus resultados se o site é responsivo ou não para dispositivos móveis, levando este ponto em consideração. Em 2016 o Google anunciou que iria desenvolver um buscador especializado em mobile. E os avanços programáticos em torno do mobile só cresce.

Uma pesquisa recente indica que para 2019, a expectativa é que sejam mais de 5 bilhões de usuários mobile. Quanto aos negócios, em 2015 metade dos usuários de smartphone descobriu uma nova empresa por meio de uma pesquisa via aparelho. Diante dessas informações, o mobile está cada vez mais presente e que ele ajudará, progressivamente, os compradores a encontrarem aquilo que precisam.

Esses exemplos nos mostram o quão importante esses dispositivos são para os usuários e o quão relevante eles se tornaram. Na VTEX, o mobile já é nativo. Você pode adotar qualquer uma das estratégias, seja ela responsivo ou então loja virtual que a plataforma será capaz de se adaptar.

Mapeamento de URLs para redirect 301

práticas de SEO para vtex

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que o mapeamento de URLs é bastante utilizado quando um e-commerce realiza a migração para a VTEX. Com essa ferramenta disponível na plataforma é possível determinar para os buscadores que uma URL teve sua estrutura alterada de A para B. Dessa forma, você não perde o tráfego que já tem na loja.

O redirect também pode ser bastante utilizado para e-commerces que já estão na VTEX e que um item que gerava bastante acesso, foi descontinuado por um novo. Essa estratégia também pode ser adotada para qualquer outro tipo de produto que mesmo que esteja fora de linha ou que tenha sido substituído por um similar, vai seguir gerando tráfego para a sua loja virtual.  


Não deixe de ler: Ainda dá tempo! Conheça as tendências SEO 2019

Ferramentas de SEO WebPeak que vão te ajudar ainda mais

A Web Peak agrega um conjunto de ferramentas de SEO que vão otimizar seu site de maneira correta, assim como seu tempo. Ou seja, todas as ações eficazes de SEO estão presentes na plataforma, como:

  • Pesquisas de nicho de palavras-chave efetivas;
  • Auditorias e análises de sites;
  • Construção de link building (agora denominada como link earning);
  • Métricas de mídia social;
  • Análises detalhadas de marketing;


Espero que com essas dicas agora você tenha ficado por dentro da importância das práticas de SEO.

Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!

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