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Como aumentar o engajamento no Instagram

20/8/2018

Como aumentar o engajamento no Instagram

Ultimamente temos ouvido falar muito sobre a rede social Instagram, isso porque a ferramenta atualmente tem contribuído significativamente para estabelecer uma boa presença digital. 

Se o seu público-alvo está nessa rede social, é imprescindível fazer o perfil da sua empresa no Instagram para garantir o sucesso e o posicionamento da marca. 

Contudo, não basta apenas criar um perfil e deixar “o universo conspirar a seu favor”, de nada adianta ter uma conta com seguidores, afinal isso é muito fácil, qualquer pessoa pode ter. O segredo mesmo para sua empresa ter sucesso nessa rede social é obter melhores resultados é ter um bom engajamento. 

Para nossa felicidade o Instagram tem apresentado um excelente potencial de engajamento: para sermos mais exatos cerca de 10 vezes mais do que o Facebook e 84 vezes mais do que o Twitter. 

Por outro lado, com todo o crescimento da rede, é preciso cuidados em dobro e estratégias muito bem elaboradas para ser aproveitado com ações otimizadas, que vão estimular a interação. O resultado não vai ser positivo para o seu negócio se você não tiver um plano muito bem estruturado para conseguir obter engajamento no Instagram

Se você quiser saber como aumentar o engajamento no Instagram com algumas dicas práticas e rápidas é só conferir este artigo. Comece a mudar os seus resultados agora mesmo! 

Leia também: Como ganhar muitos seguidores no Instagram

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  • Curta e siga, automaticamente, os seguidores de seus concorrentes ou através das opções de Perfil, Hashtags e Localizações.
  • Programe suas Fotos e Stories para serem postadas nos dias e horários marcados.
  • Organize e responda a todos comentários dos seus seguidores de forma rápida e fácil.
  • Envie mensagens, automáticas, apresentando o seu negócio para os seus novos seguidores.

Ganhar seguidores reais e gerar engajamento no Instagram ficou mais fácil com o Instapopp! Confira!

saiba como aumentar o engajamento no Instagram

Dicas para aumentar o engajamento do Instagram

Tem um bom engajamento é essencial para o seu negócio, isso irá gerar credibilidade para os seus consumidores e potenciais clientes. Uma vez que identificamos essa necessidade no mercado, chegou o momento de falar sobre o que pode ser feito para que sua página melhore este indicador.

1. Use as hashtags

Um dos pontos iniciais para quem quer ter mais engajamento, está no processo de ganhar visibilidade entre o público de interesse. Se não é visto, não será lembrado, certo?

Por isso investir nas hashtags é o primeiro passo para quem quer aumentar o engajamento no Instagram

A rede social tem uma função muito bacana, onde é agrupado publicações que utilizaram a mesma hashtag. Ou seja, sempre que você usar uma hashtag em uma publicação do seu negócio, desde que seu perfil seja comercial ou desbloqueado, ela será relacionada quando um usuário pesquisar pela palavra-chave usando o sinal #. 

Para ficar ainda melhor, também é possível que as pessoas sigam não somente perfis, mas também hashtags. O que já te dá mais um pontinho de credibilidade caso esteja fazendo o uso correto das hashtags. 

Um exemplo, se você possui uma agência de publicidade, e posta na sua rede social usando a #publicidade, todas as pessoas que seguem a hashtag irão visualizar a sua publicação, sem necessariamente seguir a sua página, podendo converter esses pesquisadores em novos seguidores. 

O melhor dessa função é que mais pessoas poderão ser alcançadas pela sua postagem, podendo gerar um interesse maior pela sua marca e o engajamento nas suas publicações.

Leia também: Como usar hashtag: entenda como funciona para seu marketing de conteúdo

2. Use os Stories

O Instagram só conta com 800 milhões de usuários, pouca coisa não é mesmo? Sendo que 300 milhões estão ativos diariamente no Stories. Em outras palavras, produzir é necessário. 

Além de possuir uma super audiência constante, o recurso ainda possibilita uma série de ferramentas que aumentam a visibilidade da sua marca e estimulam o engajamento. 

Os recursos principais mais utilizados são: 

  • Localização: quando você utiliza a localização no Stories, isso permite que seu seguidor, ao clicar nela, veja um mini perfil com fotos tiradas no lugar do endereço.
  • Enquetes e Emoji Slider: se tornou a febre do momento, pois estimulam a interação por meio dos votos.
  • Hashtags: ampliam a visibilidade da História, porque funcionam exatamente como nas publicações: são agrupados e exibido para quem pesquisar sobre a palavra-chave.

3. Mantenha a qualidade do conteúdo

Como aumentar o engajamento no Instagram

O seu público-alvo só irá interagir se gostar do seu post, no caso se ele não  acrescentar ou for útil de alguma forma, provavelmente você terá postagens com poucos likes e comentários. 

Ou seja, mesmo se tratando de uma rede social, é de extrema importância oferecer um conteúdo de qualidade e interessante o suficiente, capaz de atrair pessoas e estimular a interação. 

Seja com um “gostei”, comentário ou até melhor, divulgar o seu post marcando pessoas que possam gostar, o que ajuda a aumentar o seu alcance e engajamento. 

Não deixe de ler: Saiba de que forma o Instagram pode ajudar seu negócio

4. Publique no melhor horário

Faça uma pesquisa e analise os horários em que seu público tende a interagir nas suas publicações, e faça de tudo para priorizar as postagens nestes horários. Assim, você conseguirá potencializar o engajamento no Instagram

Para chegar direcionar melhor sua escolha de horários, use os relatórios estatísticos do Instagram ou o dashboard de ferramenta de gestão, por exemplo. Essa, geralmente, oferece dados mais completos. 

Além disso, para ter certeza que irá seguir o cronograma, as ferramentas de automação no Instagram permitem o agendamento das publicações. Isso facilita muito quando se trata de seguir os horários corretamente.

Leia mais: Melhor horário para postar no Instagram: você precisa saber!

5. Interaja com seus seguidores

Parece óbvio, mas muitas empresas ainda pecam no quesito relacionamento com o cliente, e neste caso se as pessoas estão interagindo seja recíproco e sempre responda quem interage com seu conteúdo, nem que seja para dar apenas um gostei nos comentários. Eles esperam e valorizam essa postura. 

Essa parte do relacionamento deve ser estabelecido da melhor forma possível, inclusive para dar mais credibilidade ao seu negócio. Sabemos que ter muitos seguidores pode demandar mais tempo para estabelecer essa interação, usar uma ferramenta de automação resolve essa demanda. 

Uma ferramenta de automação pode ajudar na gestão do seu Instagram. Ela atrai mais seguidores e interage seguindo e curtindo publicações do seu público. Além disso, a ferramenta possui funções para cadastrar uma mensagem direta automática, que pode ser disparada para quem seguir a sua página ou em resposta automática.

6. Poste com frequência

veja Como aumentar o engajamento no Instagram

Se uma pessoa segue seu perfil é porque ela deseja vê as suas publicações, e ficar por dentro das novidades do negócio. Um conselho de amigo, se a sua empresa fizer publicações esporádicas, além de não acrescentar ao público, diminuirá significativamente o seu engajamento. 

Caso você não tenha o costume de postar constantemente, os seus seguidores começam a esquecer do seu perfil e interagem menos. Isso pode resultar até na baixa exibição das suas poucas publicações aos feeds dos seus seguidores. 

Em contrapartida, nada de sobrecarregar nas postagens porque pode se tornar um baita incômodo para os seus seguidores. Mantenha o equilíbrio para conseguir aumentar o engajamento no instagram.

 Separamos para você: Aproveite esta oportunidade: saiba como aplicar o marketing no Instagram 

Essas são as nossas dicas para aumentar seu engajamento no instagram. Para ter acesso a mais conteúdos como este, basta continuar nos acompanhando, e não deixe de assinar nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos.

Até a próxima!

Autor

Mariana Chaves

Produtora de Conteúdo especialista nas palavras que te elevam e levam ao foco do negócio.

Linkedinhttps://www.webpeak.com.brcontato@webpeak.com.br

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